quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

0 O desejo de Deus para as nossas vidas - SANTIDADE E UNÇÃO


Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.  Eclesiastes 9:8

Neste versículo encontramos duas observações importantíssimas para as nossas vidas enquanto vivemos nesta terra; observações estas que, sendo praticadas por nós nos garantirão uma vida de paz, alegria e prosperidade.

Alvas as vestes – vestes alvas (brancas) falam-nos de “pureza, santidade e retidão”. Enquanto que vestes sujas falam-nos de pecado, falta diante de Deus e iniquidade.

É bastante importante que andemos com as nossas vestes brancas nesta terra diante de Deus e também dos homens. Não estou falando de vestes materiais; mas sim das espirituais que recebemos do Senhor no dia e que o aceitamos com nosso único e suficiente Salvador e Senhor.

Essas vestes precisam estar livres de toda mancha de pecado (Apocalipse 7.14b), pois o sangue de Cristo, o melhor de todos os alvejantes espirituais é suficiente para garantir que nossas vestes estejam brancas e resplandecentes como a neve.

Você já viu uma noiva entrar de branco na Igreja? Se bem que isso não está mais acontecendo em muitos lugares... mas deixa pra lá. Como é o vestido dela? Branco e sem manchas, não é? Você já imaginou uma mancha no vestido de uma noiva, ainda que por menor que seja?

E como entraremos ao banquete nos céus com as nossas roupas manchadas pelo pecado, se não nos purificarmos enquanto estamos aqui na terra?

Têm pessoas que alegam que quem santifica o cristão é Deus. Bem isso é verdade, mas devemos nos lembrar de que, pelo fato de Deus nos santificar, isso não nos isenta da nossa responsabilidade. 

Devemos fazer a nossa parte, nos separando do pecado e de toda a impureza e Deus fará a parte dEle (Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7).

Óleo sobre a cabeça – Esse óleo sobre a cabeça fala-nos da “unção, do derramar do Espírito” sobre a cabeça do crente.

Perceba que existe uma interligação desse versículo; a parte a completa “a” completa a “b” e a “b” não pode acontecer sem que a “a” aconteça primeiro, senão vejamos: Sejam alvas as vestes 
(SANTIDADE); não falte o óleo sobre a cabeça (UNÇÃO DO ESPIRITO).
 Veja que primeiro o crente se santifica; depois vem sobre ele a unção do Espírito. Não existe “unção sem santidade”; para que aconteça a manifestação da unção e do poder de Deus na vida do crente, se faz necessário que ele primeiro “viva uma vida de santidade”.

a)      O óleo sobre a cabeça fala da unção do Espírito Santo na vida crente - Imagine um pregador, professor ou profeta que não tem unção? Quantos cultos seriam diferentes e quantas igrejas seriam uma maravilha, se seus pastores e pregadores buscassem mais a unção do Espírito Santo ai invés de apenas vomitar sobre o povo “letras”.

b)      O óleo sobre a cabeça aponta para a direção do Espírito Santo na vida do crente – O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz que “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” Romanos 8:14. Quando e Espírito Santo nos unge com esse óleo, estamos capacitados a ouvir a sua voz em todas as decisões das nossas vidas. O crente que verdadeiramente é guiado pelo Espírito, ele não faz nada na sua vida sem pedir antes a sua direção. Você é um crente guiado pelo Espírito de Deus?

c)      Óleo sobre a cabeça. Esse era uma espécie de óleo perfumado usado em ocasiões de festas. Significa que precisamos ter sobre nossas vidas o bom perfume de Jesus Cristo em nós. Levar aonde for um ambiente agradável, introduzirmos o perfume da presença de Cristo em todos os lugares por onde passarmos.

d)      Óleo sobre a cabeça. Fala de autoridade e submissão espiritual (Sl 23:5"Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice" ).

e)      Óleo sobre a cabeça. Fala de direção, de comando e de liderança. Não podemos liderar com sucesso se não tivermos ajuda e direção do Espírito santo. Não podemos exercer o sacerdócio seja familiar ou ministerial com êxito, se não estivermos cheios do Espírito santo.

f)       Óleo sobre a cabeça. Fala de mudança da mente e de renovação da fé. Isto é, uma capacitação para romper com os laços da morte e da derrota (Sl 92:10 "Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo" ).

g)      Óleo sobre a cabeça. Representa a nossa legitimidade diante do mundo e diante dos demônios. Todos os ungidos eram respeitados pelos outros. Tanto pelo povo comum, como por outros reis.

Que Deus nos unja em todo o tempo com o óleo da unção e o sangue da purificação de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,

João Augusto de Oliveira







0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins