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DA ESCOLA DOMINICAL - PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS
E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA:
JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS
- EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA
DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
Elias foi levantado por Deus para combater a apostasia espiritual de Israel.
INTRODUÇÃO
-
Na sequência do estudo deste trimestre, começaremos o estudo da vida e do ministério de Elias, o grande profeta
levantado por Deus no reino de Israel (o reino do norte, o reino das dez
tribos), num momento de grave crise espiritual.
- Elias foi levantado por Deus para combater a apostasia
espiritual de Israel, que alcançara seu ápice no reinado de Acabe.
I
– O SURGIMENTO DO PROFETA ELIAS
-
Após termos visto o contexto histórico-espiritual em que o Senhor levantou os
dois profetas que estudaremos neste trimestre, Elias e Eliseu, passaremos ao
início do segundo bloco, que trata do primeiro deles, ou seja, de Elias.
- Quando tudo parecia perdido para o povo de Israel, quando tudo
parecia que Israel havia abandonado de vez o seu Deus, o Senhor levanta o profeta
Elias para combater este estado de coisas.
-
Nesta lição, analisaremos, ainda que se forma sucinta, a vida e o ministério do
profeta, algo que será pormenorizado ao longo das próximas lições. Por isso,
não estranhem os amados irmãos se passarmos ao largo de algumas circunstâncias
da biografia do profeta, pois serão temas que serão minudentemente estudados
nas lições vindouras.
- Elias é daquelas personagens da Bíblia de que nada ou quase nada
sabemos antes do início do seu ministério, circunstância que
demonstra claramente que a Palavra de Deus tem o intuito de revelar aquilo que
é pertinente à salvação do homem, sendo, obviamente, uma obra literária,
histórica e científica, mas que não tem estes vieses como prioritários, sendo,
pois, um grande equívoco querer reduzir o texto sagrado a estes aspectos.
-
Elias surge nas páginas sagradas em I Rs.17:1 e de forma repentina, sem
qualquer explicação, nem mesmo da sua genealogia, como é costumeiro fazer-se
quando se trata, pelo menos, de personagens da história de Israel. É
apresentado apenas como “Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade”.Seu nome, que, em hebraico é ‘Elijah” (אליח)(“Elias” é a
forma grega do nome – “Ηλιου”), significa “Javé é Deus” e sintetiza, de forma
sublime, todo o seu ministério profético: demonstrar ao povo do reino de Israel
que o seu Deus é Javé, o mesmo “Eu sou o que sou” que havia Se revelado a
Moisés no monte Horebe.
-
Da forma abrupta como Elias é apresentado no texto sagrado, ficamos a saber tão
somente que o profeta é natural de Tisbe, sendo dos moradores
de Gileade. Esta informação, além de escassa, traz uma série de problemas aos
estudiosos da Bíblia, visto que a única menção que se faz desta cidade é no
livro apócrifo de Tobias, onde é dito que se tratava de uma cidade que se
situava na tribo de Naftali, na região da Galileia, enquanto que o texto
sagrado diz que Elias era “dos moradores de Gileade”, ou seja, alguém que
morava na região daquém do Jordão, pertencente à meia-tribo de Manassés e à
tribo de Gade (Js.13:24,25,30,31). Assim, ficamos sem saber se Elias morava em
Gileade, tendo sido natural de Tisbe de Naftali ou se era de uma cidade chamada
Tisbe que ficasse do outro lado do Jordão, na região de Gade ou da meia-tribo
de Manassés. Flávio Josefo, o grande historiador judeu, parece concordar com a
ideia de que se tratava de uma cidade de Gileade que se chamava Tisbe, enquanto
que a Septuaginta chama a cidade de “Tisbe da Galileia”, acolhendo a outra
versão.
OBS:
Eis o texto de Tobias 1:2, na Edição Pastoral: “No tempo de Salmanasar, rei da
Assíria, Tobit foi exilado de Tisbé, que fica ao sul de Cedes, em Neftali, na
Galileia do norte, acima de Hasor, a ocidente, ao norte de Sefat.” Reproduzimos
aqui, também, parte do texto de Flávio Josefo, nas Antiguidades Judaicas:
“Havia agora um profeta do Deus Misericordioso, de Tisbe, uma cidade de
Gileade, que veio a Acabe…” (JOSEFO, Antiguidades Judaicas 8:319. Disponível
em: http://www.perseus.tufts.edu/cgi-bin/ptext
doc=Perseus%3Atext%3A1999.01.0146;query=whiston%20chapter%3D%23115;layout=;loc=8.363Acesso em: 31 maio 2007) (tradução nossa de
texto em inglês).
-
Além do local de onde vem Elias, e que já dá margem a controvérsias, sobre
Elias ficamos apenas a saber que se tratava de pessoa que tinha um traje característico, diferente daqueles
usados pelas pessoas de seu tempo, tanto que bastava a descrição desta
vestimenta para identificá-lo, a saber: “…um homem vestido de pelos e com os
lombos cingidos de um cinto de couro…” (cf. II Rs.1:8). Isto nos dá a entender
que Elias deveria ter uma vida mais ou menos retirada da comunidade, uma
espécie de “eremita” no deserto, o que, aliás, inspirou algumas ordens religiosas
cristãs, notadamente a ordem dos “carmelitas”, que se inspiraram em Elias para
construir a sua vida monástica.
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