PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
LIÇÃO Nº 8 –
A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE
O cristão almeja morar no céu.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do
estudos a respeito da carta de Paulo aos filipenses, estudaremos hoje a
continuidade do capítulo terceiro, onde o apóstolo revela que sua aspiração é
morar no céu.
- Nos dias em que
vivemos, muitos dos que cristãos se dizem ser não têm mais esta aspiração do
apóstolo Paulo, preferindo as coisas desta vida.
I – O ALVO DO
APÓSTOLO PAULO: A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
- Prosseguindo o
estudo da carta de Paulo aos filipenses, mais precisamente o estudo de seu
capítulo terceiro, depois de ter dado aos crentes de Filipos uma série de
conselhos extremamente atuais concernentes ao critério de vida que deve nortear
todo aquele que se diz servo de Cristo Jesus, o apóstolo passa a “abrir seu
coração” aos filipenses, revelando qual era o seu objetivo de vida, a sua razão
de viver.
- Depois de ter
dito que a justiça que vem pela fé é a que deve ser buscada por todos os servos
de Cristo Jesus, pois é a justiça que vem de Deus, mostrando-nos, com isso, uma
vez mais o ensino que já deixara claro na epístola aos romanos, de que a
justificação do crente vem pela fé, que é um dom de Deus (Ef.2:8), Paulo mostra
aos filipenses que esta justiça leva-nos a sofrer injustiças neste mundo, visto
que devemos participar das aflições de Cristo, para que sejamos capazes de
participar da Sua glória (Rm.8:17).
- A justificação
que vem pela fé é absolutamente necessária para termos o início de uma vida
cristã, mas Paulo deixa claro que é insuficiente para que venhamos a ter uma
vida cristã autêntica e genuína.
- Quando
cremos em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, ingressamos
no corpo de Cristo, isto é, na Sua Igreja, daí porque o apóstolo ter dito que a
justiça que vem pela fé nos faz “achados n’Ele” (Fp.3:9).
- No entanto, uma
vez “achado n’Ele”, faz-se mister “conhecê-l’O e à virtude da Sua
ressurreição”, ou seja, é necessário que o cristão, uma vez achado em
Jesus, pertencente à Sua Igreja, desenvolva uma intimidade com o Senhor Jesus,
pois é isto que significa “conhecimento” no sentido hebraico do termo, ou seja,
que se aproxime cada vez mais do Senhor, buscando uma vida de santificação,
para que possa saber sempre qual é a vontade divina para a sua vida.
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