sábado, 31 de agosto de 2013

1 O cristão e a música secular (mundana)

 
 
 

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

Dia desses certo irmão me perguntou se era errado a um cristão ouvir música secular. Também confessou-me que costumava ouvir em sua casa e também em seu aparelho de telefone celular, essas músicas.

Vou responder-lhes essa pergunta da mesma forma que respondi a esse irmão. Eu sei que não é muito didático responder perguntas com outras perguntas, mas dessa feita usarei o método socrático (de Sócrates) de dar respostas.

Há quase dois mil anos atrás o apóstolo Paulo escrevia uma missiva aos crentes de Corinto, na qual falava acerca do cristão e de suas supostas proibições. Vejam os senhores o teor das palavras de Paulo quando diz que “...todas as coisas me são lícitas (liberadas), mas nem todas as coisas edificam”.

Eu lhes pergunto: Quais são os benefícios que a música secular traz ao cristão? Que tipo de edificação recebemos ao ouvir músicas seculares?

O que tenho encontrado é que a música secular na sua grande maioria transmite-nos mensagens negativas e muitas delas até destrutivas, senão vejamos:

Você já parou para pensar na porcentagem de apologia ao crime, apologia à prostituição, anarquia, desrespeito aos pais e as autoridades constituídas, satanismo, ateísmo, suicídio, etc. inseridos nas músicas seculares? Se você for reciclar a música mundana, de forma a tirar dela o que é positivo e o que é apenas conteúdo neutro, acredito que sobrará menos de 10%. Citarei para os senhores apenas alguns esparsos exemplos, no afã de solidificar o que estou lhes dizendo.

·         Rolling Stones - A primeira banda a abordar o tema satanismo em suas letras com a música Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Demônio) e o disco entitulado Their Satanics Majesties Request (Serviço de Sua Majestade Satânica). Além disso em diversos discos colocaram referências a satanismo ou vodoo, como nos álbuns Goats Head Soup (gravuras do encarte) e no álbum Voodo Lounge. Fonte: Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html#ixzz2dZRbUBs6

·         Beatles - Em seus últimos discos abordaram religiões orientais com frequência além de terem abusado do experimentalismo com drogas. John Lennon foi um estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley. Crowley é uma das figuras presentes na capa do álbum Sgt Peppers. Fonte: Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html#ixzz2dZRkrEWv

·         Black Sabbath - A primeira banda a adotar abertamente uma temática e visual satânicos. O nome Black Sabbath é uma referência a encontros de feiticeiras. Seus álbuns são algumas vezes adornados com cruzes e demônios. Além disso muitas letras falam de Satan, como NIB e War Pigs Fonte: Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html#ixzz2dZRr1041

·         Ozzy Osbourne - Ex-vocalista do Black Sabbath. Embora não tenha abordado profundamente em suas letras a temática satanista, desenvolveu um visual demoníaco, com maquiagem pesada e mesmo lentes de contato vermelha. A música Suicide Solution foi acusada de gerar suicidios de jovens. Fonte: Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal http://whiplash.net/materias/curiosidades/000116-robertjohnson.html#ixzz2dZRwAV00

Esses são apenas alguns exemplos para que os senhores tenham a curiosidade de pesquisar um pouco mais acerca do assunto. Isso sem falar em músicas ateístas de John Lennon (IMAGINE), músicas que incentivam o adultério, a traição, músicas que expõem as partes íntimas das mulheres, etc.

Não estou aqui para dizer que isso ou aquilo é errado. Quero apenas lhes oferecer as ferramentas para que você pense e decida por conta própria que caminho deve seguir (Deuteronômio 30.19).

Bom Final de semana a todos,

                 João Augusto de Oliveira


1 comentários:

  1. Paz do Senhor, bela postagem muito edificadora. Que Deus continue te abençoando.
    Convido você a nos visitar e se possível nos seguir no http://luzevida123.blogspot.com.br/ Obrigado e Deus abençoe

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins