sexta-feira, 25 de novembro de 2011

0 O bombeiro e o incendiário




Como crente “pentecostal” que sou, pois que acredito na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos Dons Espirituais. Acredito que a Igreja está dividida em duas classes de pessoas: “Bombeiro e incendiário”.

Não estou aqui (pelo menos não no momento) para discutir o cessacionismo (doutrina que prega que os Dons e o Batismo com o Espírito Santo cessaram no período apostólico), mas para apresentar um ponto de vista “Pentecostal Clássico”.

Pois bem, conforme vinha dizendo, acredito que existem na igreja estes dois tipos de pessoas, senão vejamos:

. Qual a função do bombeiro? É notório, ele tem a função de apagar “fogo”, dentre outras mas quero me ater a esta.

Quando participo de cultos de adoração, que vejo a verdadeira adoração tão distante do padrão bíblico-teológico exposto nas Escrituras Sagradas, logo me deparo com um bombeiro tentando apagar o verdadeiro fogo do Espírito e colocar fogo estranho em seu lugar.

Quando vejo pessoas alheias ao culto, algumas atendendo os seus celulares e outras até conversando em voz audível, o que me vem à mente é a figura do bombeiro com a sua mangueira esguichando água na tentativa de alcançar a origem do fogo e assim extingui-lo.

Quando vejo pessoas que simplesmente vivem na inércia intelectual, ou seja, não leem nada, não estudam nada e nesse nada incluímos principalmente a Bíblia Sagrada, mas vivem a mercê de pessoas inescrupulosas que vomitando suas heresias e eisegesis poluem a mente dos incautos com falsos ensinos e interpretações absurdas. 
Quando vejo alguém agindo assim, parece que estou vendo o telefone 193 (número oficial do corpo de bombeiros – São Paulo/ Brasil) tocando e avisando que tem um incêndio em andamento para ser apagado.

Agora finalmente, quando vejo crentes que estudam a Bíblia com dedicação e afinco no afã de entender as verdades profundas da Palavra de Deus, acredito firmemente que estou diante de um “incendiário espiritual”, daqueles que não aceitam nas suas vidas nada menos do que a Glória do Senhor.

Quando vejo pessoas que durante os cultos estão a meditar nos louvores, na mensagem pregada no altar; não posso pensar outra coisa senão “eis ai um incendiário”, alguém que quer ser avivado a qualquer preço.

Quando vejo um cantor ou um pregador, cantando e pregando uma mensagem bíblica e cristocêntrica (apesar de serem raras) estou diante de tochas e labaredas acesas por Deus para trazer poder do alto á sua Igreja.

Cabe a cada um de nós decidir o que somos: se somos bombeiros tentando apagar o fogo da Igreja do Senhor com a nossa apatia, e descaso ou se somos “incendiários espirituais” cheios de fogo do céu, para espalhar brasas entre os santos.

O que você tem sido? Bombeiro ou incendiário? E principalmente o que você vai ser a partir de agora?
 Compete a cada um de nós a tarefa de evangelizar o mundo e lançar fogo purificador e santificador neste mundo corrompido pelo pecado.

Vosso conservo em Cristo,

                    João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins