Assim como nós comentamos na nossa reflexão anterior, Deus é o grande “EU SOU” e esta é uma verdade irrevogável. Porém, analisando um pouco mais as Escrituras Sagradas nós também encontramos outro ser que “é” esse ser é o “homem”.
Mas quando a Bíblia diz que o homem “é”, a Bíblia o coloca no seu devido lugar, ou seja, ela não deixa brechas para arrogância, soberba e auto exaltação. A Bíblia é bem clara quando diz que Deus é: O Senhor, o Eterno, o Imutável, o Excelso, o Santo, etc. Da mesma forma a Bíblia diz que o homem é.
Você pode me perguntar: A Bíblia diz que o homem é o quê?
· A Bíblia diz que o homem é pó (“... porquanto és pó...”, Gn 3.19 ; lembra-se que somos pó, Sl 103.14).
O engraçado é que alguns parecem não entender isso e querem ser aquilo que não são. Tem gente (até nas Igrejas) que se acham alguma coisa, mas a Bíblia é incisiva e não deixam dúvidas “nós somos pó”. Reconheça o seu lugar e pare de humilhar os outros, pois no fim das contas você é igual a qualquer ser humano. Então porque o orgulho?
· A Bíblia diz que somos imundos (“Mas todos nós somos como o imundo...”, Isaías 64.6).
Diante da santidade e da pureza daquele que está assentado no trono quem somos nós? Isaías responde: somos imundos. Aleluia! Então porque apontar o dedo para os outros e se achar mais santo do que alguém, se para Deus todos somos vistos da mesma maneira?
Alguém pensa que é salvo e chamado santo é por causa as sua justiça própria, é não meu filho. Você foi salvo, justificado e é chamado santo única e exclusivamente pela misericórdia de Deus através do “sacrifício de Jesus no calvário”. Então o porquê da arrogância espiritual?
· Diz a Biblia que somos pobres e necessitados (“Mas eu sou pobre e necessitado...”, Sl 40.17).
Você é o quê? Pobre e carente ou exaltado? Acha que você é o tal? Cuidado! Laodicéia dizia: “... rico sou e de nada tenho falta...”Ap 3.17a, no entanto Jesus diz a ela: “...E não sabes que és um desgraçado, miserável, pobre cego e nu...”Ap 3.17b.
Não é a toa que o Pedro no Novo Testamento diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”1 Pedro 5:
Vosso conservo em Cristo,
João Augusto de Oliveira
Paz Do Senhor que Deus continue a lhe usar para falar conosco com reflexões tão profunda e maravilhosa como essa. Abraços fraternal.
ResponderExcluirPr. Ivan
Meu querido Pr. Ivan muito obrigado pelas suas palavras de alento.
ResponderExcluirQue Deus continue a te usar também maravilhosamente!
Muito boa mensagem papi I loved this message!
ResponderExcluir