quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

0 1º Trim. 2013 - Lição 1 - A apostasia no reino de Israel I



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
                                               Pela graça e misericórdia do Senhor, estamos dando início a mais um ano letivo da Escola Bíblica Dominical.
                                               Agradecemos ao Senhor por mais esta rica oportunidade, que nos permite, num mundo cada vez mais hostil ao Evangelho, ainda termos liberdade de culto e de crença para podermos estudar a Palavra de Deus, prosseguindo, assim, a nossa jornada rumo à cidade celestial.
                                               Neste novo ano, iniciaremos a Escola Bíblica Dominical com um “trimestre temático”, como temos denominado os trimestres em que estudamos um determinando assunto das Escrituras e não um livro da Bíblia.
                                               A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) escolheu como assunto deste trimestre o estudo dos profetas Elias e Eliseu, estes dois grandes gigantes espirituais que o Senhor levantou num período de extrema crise espiritual no reino de Israel (o reino do norte).
                                               Ambos os profetas têm uma importância singular não só na história de Israel, mas para a própria Igreja, pois são duas personagens que nos revelam que o Senhor, mesmo em meio à apostasia espiritual do Seu povo, está disposto a não só restaurar espiritualmente a Sua nação, como também demonstrar prodígios e maravilhas, a fim de reafirmar o Seu poder, confirmando, assim, com sinais, a Sua Palavra, que sempre caminha no sentido de trazer o povo de volta à comunhão com Ele.
                                               Os ministérios de Elias e de Eliseu, a exemplo do que ocorrera com Moisés, dão a exata dimensão do que representa servir a Deus: ter uma vida consoante a vontade de Deus, consubstanciada na Sua Palavra (naquele tempo, a lei), mas, também, ter uma vida que demonstre o poder de Deus sobre todas as coisas.
                                               Conhecer a Deus, ou seja, ter intimidade com Ele, desfrutar da Sua comunhão é, portanto, ter consciência desta dupla dimensão divina, qual seja, a de ser Ele a Verdade, Aquele que nos diz o que é certo e o que é errado, como se deve viver, como também Aquele que mostra todo o poder, Aquele que pode realizar sinais e prodígios para confirmar a veracidade da Sua Palavra.
                                               Esta dupla dimensão divina foi, posteriormente, reafirmada pelo Senhor Jesus, que, respondendo aos saduceus, certa feita, afirmou que aqueles religiosos erravam porque não conheciam as Escrituras nem o poder de Deus (Mt.22:29). Assim, quem não conhece seja a Palavra, seja o poder de Deus, erra nesta vida, deixando, portanto, de ter comunhão com o Senhor.
                                               Estudar as vidas de Elias e de Eliseu, portanto, abre-nos esta oportunidade de, através destas biografias, notarmos a importância de termos consciência e desfrutarmos desta dupla dimensão da revelação divina, o que nos leva a pregar o “Evangelho pleno”, também chamado de “Evangelho completo”, que é um Evangelho de conhecimento das Escrituras e do poder de Deus.
                                               Por isso mesmo, o subtítulo deste trimestre é “um ministério de poder para a Igreja”, subtítulo que, a princípio, poderia causar espécie, já que iremos analisar a vida de dois profetas de Israel, dois profetas do Antigo Testamento.
                                               Contudo, como nos diz o apóstolo Paulo, “…tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm.15:4). As vidas de Elias e Eliseu são uma demonstração do Senhor de que, mesmo em meio a um período de grande apostasia espiritual, podemos, sim, continuar fiéis a Deus e ser conhecedores das Escrituras e do Seu poder, triunfando sobre o pecado e o mal e levando muitos a se decidirem pelo Senhor Jesus.
                                               Assim como Elias e Eliseu, a Igreja, nos dias hodiernos, vive em meio a uma grande apostasia espiritual, vive em meio a um período em que os que se dizem povo de Deus estão cada vez mais distantes do Senhor, estão cada vez mais misturados com os incrédulos, estão cada vez mais elegendo outros deuses a quem estão a servir.
                                               Diante deste quadro desanimador, resta àqueles que ainda se mantêm fiéis seguir os exemplos de Elias e de Eliseu que, contra tudo e contra todos, resolveram ficar à disposição do Senhor, foram cheios do Espírito Santo e realizaram ministérios que se sobressaíram e que servem de referência até os dias de hoje.
                                               Elias e Eliseu, em meio a tanto desvio espiritual, puseram-se à disposição do Senhor que, através deles, não só trouxe a mensagem de arrependimento para o povo, mas também realizou sinais, prodígios e maravilhas, mostrando que é Aquele que tem todo o poder nos céus e na terra.
                                               De igual maneira, é isto que o Senhor Jesus espera de cada um de nós, visto que nos prometeu o revestimento de poder para que fôssemos Suas testemunhas tanto em Jerusalém como na Judeia e Samaria e até os confins da terra (Lc.24:46-49; At.1:8).
                                               É, aliás, este o significado da capa da revista deste trimestre, que nos mostra uma cruz ao fundo, bem como uma pomba voando e abaixo dela uma chama de fogo.
                                               A ilustração mostra-nos, com absoluta clareza, que, a partir do sacrifício vicário de Cristo na cruz do Calvário, abriu-se a porta para que não só a Palavra de Deus seja pregada, trazendo salvação a todos os homens, mas que tal Palavra seja confirmada com sinais e maravilhas.
                                               Jesus, pela morte na cruz do Calvário, alcançou a nossa salvação, e tanto Seu sacrifício foi aceito que Ele ressuscitou e foi glorificado, permitindo-se, então, que o Espírito Santo fosse dado a todo o povo de Deus (Jo.7:39), para que sejam testemunhas desta salvação a todos os povos.
                                               Esta concessão do Espírito Santo ao povo de Deus faz com que não só o Evangelho possa ser pregado com autoridade, de modo a que os homens sejam convencidos do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:7-10), como também que o povo de Deus realize sinais, prodígios e maravilhas, confirmando a Palavra que é pregada (Mc.16:20).
                                               O nosso ministério, ou seja, o nosso serviço a Deus, o nosso servir a Deus deve, portanto, ter estes dois componentes indispensáveis: a pregação do Evangelho e a realização de sinais e maravilhas que confirmem a Palavra pregada.
                                               É isto que vemos nos ministérios de Elias e de Eliseu, é isto que vemos no ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é isto que é necessário vermos em nossos ministérios.
                                               Temos a absoluta necessidade de conhecermos as Escrituras e o poder de Deus, para que cumpramos aquilo que o Senhor requer de cada um de nós.
                                               Após uma lição introdutória, em que analisaremos o “pano de fundo” dos ministérios de Elias e de Eliseu, qual seja, a terrível apostasia que atingia Israel no período destes dois homens de Deus, teremos dois blocos de lições, cada um relacionado a um dos profetas que iremos estudar.
                                               O primeiro bloco, referente ao profeta Elias, ocupa a maior parte do trimestre, das lições 2 a 9, quando estudaremos a pessoa do profeta (lição 2), a longa seca sobre Israel (lição 3), o confronto entre Elias e os profetas de Baal (lição 4), a depressão que atingiu Elias (lição 5), o episódio da viúva de Sarepta (lição 6), o caso da vinha da Nabote (lição 7), o legado de Elias (lição 8) e o significado da aparição de Elias no Monte da Transfiguração (lição 9).
                                               O segundo bloco, referente ao profeta Eliseu, ocupará as lições 10 a 13, quando estudaremos o tema “há um milagre na sua casa” (lição 10), os milagres de Eliseu (lição 11), Eliseu e a escola dos profetas (lição 12) e, por fim, a morte de Eliseu (lição 13).
                                               O comentarista deste trimestre é o pastor José Gonçalves, pastor das Assembleias de Deus em Água Branca/PI, teólogo, autor do blog que tem o seu nome (http://prjosegoncalves.blogspot.com.br/) e que tem comentado as lições bíblicas nos últimos anos.
                                               Que o estudo deste trimestre possa nos conscientizar de que precisamos ser reais testemunhas do Senhor Jesus no meio de um mundo hostil ao Evangelho, mas que ainda precisa conhecer as Escrituras e o poder de Deus.
B) LIÇÃO Nº 1 – A APOSTASIA NO REINO DE ISRAEL
                                               Nos dias de Elias e Eliseu, a situação espiritual de Israel era terrível, pois o povo estava a irritar o próprio Deus.
INTRODUÇÃO
- Iniciamos o estudo dos ministérios dos profetas Elias e Eliseu, que viveram numa época de terrível crise espiritual no povo de Israel.
A situação espiritual de Israel nos dias de Elias e de Eliseu era tão terrível, que o Senhor Se disse irritado com o comportamento dos israelitas (I Rs.16:33).




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins