segunda-feira, 31 de outubro de 2016

0 Nadabe e Abiú foram carbonizados porque ofereceram Fogo Estranho

Pr. José Antônio Corrêa


Levítico 10.1-20, “1 - Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. 2 - Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. 3 - E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou. 4 - Então, Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, tirai vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. 5 - Chegaram-se, pois, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito. 6 - Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não desgrenheis os cabelos, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande ira sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem o incêndio que o SENHOR suscitou. 7 - Não saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o óleo da unção do SENHOR. E fizeram conforme a palavra de Moisés. 8 - Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: 9 - Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, 10 - para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo 11 - e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por intermédio de Moisés. 12 - Disse Moisés a Arão e aos filhos deste, Eleazar e Itamar, que lhe ficaram: Tomai a oferta de manjares, restante das ofertas queimadas ao SENHOR, e comei-a, sem fermento, junto ao altar, porquanto coisa santíssima é. 13 - Comê-la-eis em lugar santo, porque isto é a tua porção e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do SENHOR; porque assim me foi ordenado. 14 - Também o peito da oferta movida e a coxa da oferta comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos, e tuas filhas, porque foram dados por tua porção e por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel. 15 - A coxa da oferta e o peito da oferta movida trarão com as ofertas queimadas de gordura, para mover por oferta movida perante o SENHOR, o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos, como o SENHOR tem ordenado. 16 - Moisés diligentemente buscou o bode da oferta pelo pecado, e eis que já era queimado; portanto, indignando-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos que de Arão ficaram, disse: 17 - Por que não comestes a oferta pelo pecado no lugar santo? Pois coisa santíssima é; e o SENHOR a deu a vós outros, para levardes a iniquidade da congregação, para fazerdes expiação por eles diante do SENHOR. 18 - Eis que desta oferta não foi trazido o seu sangue para dentro do santuário; certamente, devíeis tê-la comido no santuário, como eu tinha ordenado. 19 - Respondeu Arão a Moisés: Eis que, hoje, meus filhos ofereceram a sua oferta pelo pecado e o seu holocausto perante o SENHOR; e tais coisas me sucederam; se eu, hoje, tivesse comido a oferta pelo pecado, seria isso, porventura, aceito aos olhos do SENHOR? 20 - O que ouvindo Moisés, deu-se por satisfeito”.


INTRODUÇÃO

“Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados” (Êx 29.43). O homem é transformado e santificado através da revelação da glória de Deus. A vontade de Deus é a nossa santificação (1Ts 4.3a). A santificação é a nossa separação do pecado, do mundo e de tudo o que é mau para vivermos exclusivamente para Deus e assim servi-lo. Portanto, se queremos servir a Deus, não podemos fazê-lo de qualquer maneira, pois assim não o agradamos. Quando estamos trabalhando na obra, somos homens sujeitos a falhas e devemos agir com toda prudência diante do Senhor, lembrando-nos que até mesmo os serafins se portavam diante de sua face, cobrindo seus pés e rostos, demonstrando assim a reverência que merecia (Is 6.2). Veremos nesta lição como é importante a nossa santificação e reverência diante do Senhor quando estamos no seu serviço.


I. A IRREVERÊNCIA NO MINISTÉRIO

Em se tratando de Deus, toda reverência que nós mortais lhe mostramos ainda é pouco, por toda a sua santidade e grandeza. Por isso devemos ter todo cuidado em nos apresentar diante Dele. Veremos alguns dos erros cometidos por Nadabe e Abiú.

1. Trouxeram fogo estranho (v. 1). Um dos erros de Nadabe e Abiú foi o de colocar em seus incensários fogo estranho. O certo seria que o fogo usado no tabernáculo fosse o do altar do holocausto, pois era o de Deus, e não estranho. Deus assim o havia instituído e este fogo arderia continuamente sobre o altar, nunca se apagaria (Lv 6.13). Nos dias de hoje também trazemos fogo estranho à presença de Deus através de doutrinas e ensinamentos que vão totalmente de encontro a Palavra de Deus, e que aos olhos de Deus são também “fogo estranho”. Quantas vezes nós que somos hoje o templo de Deus, nos misturamos com coisas que não agradam a Deus, nos contaminamos com o mundo e não fazemos diferença entre o santo e o profano (Lv 10.10). Essa mistura leva a corrupção destrói espiritualmente (Mq 2.10)

2. Não agiram conforme a Palavra de Deus (v.1). Outro erro de Nadabe e Abiú foi o de agir por vontade própria, sem se importar com a vontade de Deus. Não podemos nos apresentar a Deus de qualquer maneira, de acordo com o nosso querer, devemos estar de acordo sua vontade. Não se sabe ao certo, mas há indícios de que Nadabe e Abiú tenha entrado no santuário embriagados, perdendo a sobriedade, e oficiando fora dos parâmetros estabelecidos por Deus. (Lv. 10.9,10)


II. A SANTIDADE DIVINA NO MINISTÉRIO

A palavra “santo” (qodesh) é usada no livro de levítico mais do que em qualquer outro livro da Bíblia. Ser santo é a condição para desfrutarmos da comunhão com Deus, pois sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Deus é santo, e a sua santidade se manifesta na vida daqueles que estão trabalhando na sua obra. Foi assim com Nadabe e Abiú. (Lv. 10.3)

1. Manifestou com fogo (v. 2). O fogo é muitas vezes usado por Deus na Bíblia, ele é também um símbolo do Espírito Santo (At 2.3). Neste texto ele foi usado como fogo consumidor, pois Deus não se agradou das atitudes de Nadabe e Abiú, e por isso usou fogo para os consumir e matar. A Palavra de Deus nos ordena que devemos reter a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, porque o nosso Deus é fogo consumidor (Hb 12.29). Nadabe e Abiú não agiram conforme a sua vontade, por isso Deus manifestou-se com fogo, dando-lhes o castigo merecido.

2. Consumiu Nadabe e Abiú (v. 2). Talvez você ache que o castigo tenha sido muito severo, mas Nadabe e Abiú tinham acabado de ser consagrados ao sacerdócio (Lv 8), presenciam a glória de Deus e já logo no início se descuidaram das instruções divinas, o que fariam então no futuro? Deus tinha que agir, pois eles eram representantes da nação de Israel. Israel precisava aprender que Deus é um ser santo, que o homem, mesmo com autoridade não poderia agir de acordo com a sua própria vontade sem se importar com as ordens do Senhor. Teria que cortar o mal pela raiz para que a jovem nação aprendesse a fazer o seu querer, acima de qualquer coisa. Devemos estar sempre atentos pois constantemente estamos na presença de Deus, e como sacerdotes que somos, devemos estar sempre policiando e vigiando a nós mesmo para agirmos sempre de acordo com a vontade de Deus.


III. A ORDEM PARA O MINISTÉRIO

1. Deveriam considerar a unção recebida (v.6). Arão e seus filhos eram sacerdotes ungidos por Deus e por isso o trabalho de Deus deveria estar em primeiro lugar e mesmo em caso de morte não poderiam interromper e nem deixar o serviço a eles confiado. Mateus capítulo 8 e versículos 21 e 22 deixa bem claro que aquele que é chamado para o ministério tem que muitas vezes se sacrificar, pois quem põe a mão no arado não deve olhar mais para trás (Lc 9.62). Devemos ter confiança no Senhor e aceitar quaisquer que sejam as consequências. Quando Jesus chamou este discípulo (Mt 8.21) ele disse: “Permite-me primeiramente....” para o verdadeiro cristão, Cristo deve ser o primeiro em tudo. A chamada divina para o ministério deve estar acima das relações humanas mais íntimas. No caso de Arão e seus outros filhos deveriam deixar todo o sinal de luto, e demonstrar sua lealdade a Deus. Devemos BUSCAR primeiro o reino de Deus (Mt 6.33a). Talvez você ache que isso seja difícil mas as consolações de Deus para as nossas vidas com certeza são bem maiores que tudo, e Ele nos diz em Dt 31.6, “Sede fortes e corajosos: não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.”

2. Distinguir entre o Santo e o profano (v. 10). Um dos propósitos de Deus é que o homem torne-se santo e conserve esta santidade. “Sereis santos, porque Eu sou Santo” (Lv 11.44b).

Deus queria ensinar o povo a discernir entre o santo e o profano, entre o limpo e o impuro. Em sua comparações usava coisas materiais para que pudéssemos entender as espirituais. Nós somos o templo do Espírito Santo e não devemos nos contaminar com coisas impuras aos olhos de Deus. Não devemos nos contaminar espiritualmente e nem fisicamente. “Retirai-vos, do meio deles, separai-vos diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei” (2Co 6.17) . É por meio da Palavra de Deus que podemos distinguir entre o santo e o profano, pois “O alimento sólido (Palavra de Deus) é para os adultos para aqueles que pela prática, têm as suas faculdades exercidas para discernir não somente o bem mas também o mal” (Hb 5.14). Portanto é dever de todo aquele que serve a Deus, discernir entre o bem e o mal e não se deixar levar por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro (Ef 4.14b)


CONCLUSÃO

Vimos nesta lição o perigo para aqueles que trabalham na obra de Deus e não agem conforme as instruções divinas. Devemos estar sempre prontos a obedecer a Deus em primeiro lugar e estarmos sempre atentos à Palavra de Deus para não nos contaminarmos com coisas impuras, não nos esquecendo que Deus é santo e que ele deseja a nossa santificação a cada dia. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4.3).

1. Como temos nos apresentado diante de Deus?
2. Fazemos diferença entre o Santo e o profano?

3. A santificação é também um dos nossos alvos?


Extraído de: http://revistadominical.sites.uol.com.br/santific6.htm

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins