Uma pesquisa recente da revista U.S. News & World
Report descobriu que 61 por cento dos americanos acreditam que Jesus Cristo vai
voltar a terra, e 44 por cento acreditam no Arrebatamento da Igreja.
O que é o
Arrebatamento? Com tamanha certeza popular, por que há tanta confusão
interpretativa a respeito desses acontecimentos? A doutrina do Arrebatamento
pré-tribulacional é um ensino bíblico importante não apenas por oferecer
percepções interessantes sobre o futuro, mas também porque oferece aos crentes
motivação para a vida contemporânea.
O Arrebatamento pré-tribulacional ensina que, antes do
período de sete anos conhecido como Tribulação, todos os membros do corpo de
Cristo (tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados nos ares para o
encontro com Jesus Cristo e depois serão levados ao céu. O ensino do
Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa
passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por
ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles.
No versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega
harpazo, que significa "dominar por meio de força" ou
"capturar".
Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de
várias maneiras diferentes. Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o
sentido de "roubar", "arrastar" ou "carregar para
longe" (Mateus 12.29; João 10.12). Também pode ser usada com o sentido de
"levar embora com uso de força" (João 6.15; 10.28-29; Atos 23.10;
Judas 23). No entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais
significativo. Diz respeito ao Espírito Santo levando alguém de um lugar para
outro. Encontramos esse uso em quatro ocorrências (Atos 8.39; 2 Coríntios 12.2,
4; 1 Tessalonicenses 4.17; Apocalipse 12.5).
Esse último uso é
ilustrado em Atos 8.39, quando Filipe, ao completar o batismo do oficial
etíope, é "arrebatado" e divinamente transportado do deserto até a
cidade costeira de Azoto. De modo semelhante, a Igreja será, num momento,
levada da terra ao céu. Não se deve estranhar, portanto, que um autor
contemporâneo tenha chamado esse evento peculiar de "O Grande Sequestro".[...]
Por que a doutrina da iminência é significativa para o Arrebatamento? O ensino
neo-testamentário de que Cristo poderia voltar a qualquer momento e arrebatar a
Sua Igreja sem sinais ou advertências prévios (i.e. iminência) é um argumento
tão poderoso em favor do pré-tribulacionismo que se tornou uma das doutrinas
mais ferozmente atacadas pelos oponentes da posição pré-tribulacionista.
Eles percebem que, se o Novo Testamento de fato ensinar a
iminência, um arrebatamento pré-tribulacional estará praticamente assegurado.
Definição de Iminência Qual é a definição bíblica de iminência? O Dr. Renald
Showers define e descreve iminência da seguinte maneira: 1) Um acontecimento
iminente é aquele que está sempre "pairando acima de alguém,
constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua
ocorrência" (The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66). Assim, a iminência
traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento.
Outras coisas podem
acontecer antes do evento iminente, mas nada precisa acontecer antes que ele
aconteça. Se alguma coisa precisa acontecer antes de determinado evento
ocorrer, tal evento não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de que
algo ocorra antes destrói o conceito de iminência.
2) Uma vez que é impossível saber exatamente quando
ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado
período de tempo antes que tal evento iminente ocorra. À luz disso, é preciso
estar sempre preparado para que ele aconteça a qualquer momento.
3) Não se pode legitimamente estabelecer direta ou
implicitamente uma data para sua ocorrência. Assim que alguém marca uma data
para um evento iminente, destrói o conceito de iminência, porque ao fazer isso
afirma que um determinado intervalo de tempo deve transcorrer antes que tal
evento ocorra. Uma data específica para um evento é contrária ao conceito de
que tal evento possa ocorrer a qualquer momento.
4) É impossível dizer legitimamente que um evento iminente
vai acontecer em breve. A expressão "em breve" implica que tal evento
precisa ocorrer "dentro de um tempo pequeno (depois de um ponto específico
designado ou implícito)". Em termos de contraste, um evento iminente pode
ocorrer dentro de um pequeno intervalo de tempo, mas não precisa fazê-lo para
ser iminente. Espero que você perceba, agora, que "iminente" não é
igual a "em breve".
O fato de que Jesus
Cristo pode voltar a qualquer momento, mesmo que não necessariamente em breve,
e sem a necessidade de qualquer sinal anterior à Sua vinda, requer o tipo de
iminência ensinado pela posição pré-tribulacionista e é um forte apoio ao
pré-tribulacionismo. Que passagens do Novo Testamento ensinam essa verdade? Os
versículos que afirmam a volta de Cristo a qualquer momento, sem aviso prévio,
e aqueles que instruem os crentes a esperar e aguardar a vinda do Senhor
ensinam a doutrina da iminência.
Observem-se as seguintes passagens do Novo Testamento: • 1
Coríntios 1.7 – "...aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus
Cristo". • 1 Coríntios 16.22 – "Maranata!" • Filipenses 3.20 –
"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador,
o Senhor Jesus Cristo". • Filipenses 4.5 – "Perto está o
Senhor". • 1 Tessalonicenses 1.10 – "e para aguardardes dos céus o
Seu Filho...". • 1 Tessalonicenses 4.15-18 – "Ora, ainda vos
declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda
do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo,
dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada à trombeta de
Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois
nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre
nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o
Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras". • 1
Tessalonicenses 5.6 – "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário,
vigiemos e sejamos sóbrios". • 1 Timóteo 6.14 – "que guardes o
mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus
Cristo". • Tito 2.13 – "aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus". •
Hebreus 9.28 – "assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para
sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos
que o aguardam para a salvação". • Tiago 5.7-9 – "Sede, pois, irmãos,
pacientes, até a vinda do Senhor... pois a vinda do Senhor está próxima... Eis
que o Juiz está às portas". • 1 Pedro 1.13 – "Por isso,... sede
sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação
de Jesus Cristo". • Judas 21 – "guardai-vos no amor de Deus,
esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida
eterna". • Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20 – "Eis que venho sem
demora!" • Apocalipse 22.17, 20 – "O Espírito e a Noiva dizem: Vem.
Aquele que ouve diga: Vem. Aquele que dá testemunho destas cousas diz:
Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!" Ao considerarmos as
passagens mencionadas acima, observamos que Cristo pode voltar a qualquer
momento, que o Arrebatamento é de fato iminente.
Somente o pré-tribulacionismo pode dar um sentido pleno,
literal, a tal acontecimento iminente. Outras posições sobre o Arrebatamento
precisam redefinir iminência de maneira mais elástica do que indica o Novo
Testamento. O Dr. John Walvoord declara: "A
exortação a que aguardemos a 'manifestação da glória' de Cristo para os Seus
(Tito 2.13) perde seu significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes.
Fosse esse o caso, os crentes deveriam observar os sinais."
Se a posição
pré-tribulacionista sobre a iminência não for aceita, então haverá sentido em
procurar identificar os eventos relacionados à Tribulação (i.e., o Anticristo,
as duas testemunhas, etc.) e não em esperar o próprio Cristo. O Novo
Testamento, todavia, como demonstrado acima, uniformemente instrui a Igreja a
olhar para a volta de Cristo, ao passo que os santos da Tribulação são
exortados a observar os sinais.
A exortação
neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela volta de Cristo (João
14.1; 1 Tessalonicenses 4.18) não mais teria sentido se os crentes tivessem, primeiro,
que passar por qualquer porção da Tribulação. Em vez disso, o consolo teria que
esperar a passagem pelos eventos da Tribulação. Não! A Igreja recebeu uma
"bendita esperança", em parte porque a volta do Senhor é, de fato,
iminente. A Igreja primitiva tinha uma saudação especial que os crentes só
usavam entre si, conforme registrado em 1 Coríntios 16.22: a palavra
"Maranata!" Esta palavra é constituída de três termos aramaicos: Mar
("Senhor"), ana ("nosso"), e tha ("vem"),
significando, assim, "Vem, nosso Senhor!" Como outras passagens do
Novo Testamento, "Maranata" só faz sentido se uma vinda iminente, ou
seja, a qualquer momento, for pressuposta.
Isso também serve
de apoio à posição pré-tribulacionista. Não foi à toa que os antigos cristãos
cunharam essa saudação peculiar que reflete uma ansiosa expectativa pelo
cumprimento dessa bendita esperança como uma presença real em suas vidas
cotidianas. A vida da Igreja em nossos dias só teria a melhorar se
"Maranata" voltasse a ser uma saudação sincera nos lábios de crentes
que vivem com esta expectativa. Maranata!
(Thomas Ice
eTimothy Demy - http://www.chamada.com.br)
Jeffrey L. Sheler, "The
Christmas Covenant". U.S. News & World Report, 19 de dezembro de 1994, pp.
62, 64.
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento,
"harpazo", editado por Colin Brown. Vida Nova, São Paulo, 1982.
Volume 1, p. 239-243.
Ibid., pp. 127-128.
Walvoord, The Rapture Question, p.
273.
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