Darei às minhas duas
testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano
de saco (Apocalipse 11.3)
INTRODUÇÃO –
Sempre ouço de “alguns” leitores da Bíblia a assertiva de que o livro de Apocalipse
é dificílimo de entender, um dos mais difíceis, dizem. Eu não discordo dessa
afirmação, mas completo dizendo que isso não é desculpa para deixarmos de
absorver algumas dádivas oferecidas a nós cristãos, através desse compêndio de
verdades reveladas.
Como o próprio escritor do
livro (o Apóstolo João) nos diz: Apocalipse contêm a revelação de Deus sobre as
coisas que são e as que depois destas devem acontecer. Ou seja, quando lemos
esse livro estamos diante de um “NOTICIÁRIO” antecipado dos céus, mostrando-nos
o que aguarda o nosso mundo e a igreja do Senhor até a consumação dos séculos.
Se você deseja conhecer o
futuro da Igreja do Senhor e da Humanidade em geral, leia a Bíblia,
especialmente Apocalipse. Os futurólogos desse mundo estão errados, as previsões
astrológicas estão enganadas, os planos dos cientistas serão frustrados; pois
somente a verdade que vem de Deus, revelada através do seu Espírito aos
profetas e apóstolos é certa e absoluta.
QUEM SÃO AFINAL DE CONTAS ESSAS DUAS TESTEMUNHAS?
Uma das passagens mais
enigmáticas desse livro é exatamente esse capítulo 11, pois trata de um período
em que a Igreja de Cristo não estará mais aqui na terra.
Certa vez durante uma AULA
DE TEOLOGIA ouvi de um professor que essas duas Testemunhas seriam Elias e
Enoque, pois segundo ele, estes dois profetam não provaram a morte e importa que
todos submetam-se a essa LEI UNIVERSAL (Hebreus 9.27). Após ouvir a sua
exposição tive que discordar; por algumas razões que apresentarei aqui para os
senhores.
Primeiro convêm dizer
algumas coisas antes de prosseguir: A) A teoria desses dois profetas não são as
únicas apresentadas pelos teólogos escatologistas; alguns ainda creem que serão
Elias e Moisés, O Antigo e Novo Testamento ou a Lei e a Graça. Resumindo são
muitas as teorias que tentam responder a essa pergunta que intriga o imaginário
de milhões de pessoas, ao longo desses dois mil anos de cristianismo. B) não
pretendo nesse singelo comentário esgotar um assunto tão vasto e denso, no qual
grandes estudiosos tentaram e falharam.
Diante da palavra de Deus
uma das coisas que podemos e devemos ter é HUMILDADE. Para reconhecer onde
termina aquilo que Deus nos revelou, aquilo que podemos teorizar e as coisas
que Deus guardou apenas para si em mistério (Deuteronômio 29.29), pois ultrapassar
esse limite pode significar a barreira entre a vida e a morte, entre a NOVA
JERUSALÉM e o Hades (1 Coríntios 4.6; Apocalipse 22.18,19).
1.
Não acredito que
essas duas Testemunhas sejam Elias e Enoque porque apesar deles não terem
morrido, os seus traslados da terra são símbolos da Igreja de Cristo, a qual
será arrebatada antes que venha sobre esse mundo a Grande Tribulação.
2.
Uma vez vindo a terra
na figura dessas Testemunhas e morrendo (Apocalipse 11.7) perderão
completamente esse simbolismo.
3.
Se aceitarmos a ideia
desses dois profetas veterotestamentários voltando dos céus para obter corpos
mortais, profetizar e por final morrer; ficamos em débito com uma pergunta que
não quer calar: Por que Deus mandaria dois homens que estão a milênios nos céus
retornar a terra e morrer? Isso faz algum sentido para os senhores?
Bem e se aceitarmos a
hipótese de que sejam Moisés e Elias, pois esses dois foram poderosos nas mãos
de Deus, operando sinais e dominando o fogo dos céus (2 Reis 1.10) para
castigar os seus inimigos?
Uma teoria interessante,
reconheço. Porém mesmo a ela devemos fazer algumas ressalvas:
1.
Moisés morreu
conforme o relato de Josué em Deuteronômio 34.5,6; portanto cogitar a ideia de
que ele voltaria aqui à terra para morrer novamente é totalmente incompatível
com a revelação bíblica.
2.
Aceitar o fato de que
Deus mandaria esses dois homens apenas porque eles foram “poderosos nãos mãos de
Deus” limita o poder do Senhor. Se acreditarmos assim então aceitaremos o fato
que Deus não pode levantar outro homem igual em nossos dias.
O que dizer então da teoria
de que essas Testemunhas são a Lei e a Graça ou o Antigo e Novo Testamentos?
1.
Ficamos totalmente
confusos se assim admitirmos, pois, o relato de Apocalipse 11 é de pessoas
reais vivendo aqui na terra em carne e osso, durante um período que corresponde
aos primeiros três anos e meio da Grande Tribulação e não de personagens
meramente simbólicos (Apocalipse 11.3).
Após essas objeções que não
podem ser ignoradas, resta-nos apenas dizer que no nosso mero ponto de vista
essas Testemunhas não são Elias, Enoque, Moisés, A.T e N.T ou lei e Graça; mas “DOIS PROFETAS” que Deus
levantará durante esse período sombrio para testemunhar e pregar, fazendo
objeção ao governo ímpio do Anticristo (A BESTA) que reinará nesse período de
caos e sofrimento.
A ideia de dois profetas
levantados das nações viventes funda-se na ideia de que o relato das
Testemunhas fala de dois homens não ignorados pelos seus conterrâneos como
estranhos (se fossem profetas antigos) e que exercerão os seus ministérios nas
ruas da grande cidade, onde o senhor deles (JESUS) também foi crucificado, ou
seja em JERUSALÉM (Apocalipse 11.8).
Esses profetas serão
levantados provavelmente dentre os judeus, pois do contrário eles não teriam
liberdade de profetizar em Jerusalém durante esse período de falsa paz,
orquestrada pelo Homem do Pecado (2 Tessalonicenses 2:3).
Tão logo a Igreja seja
arrebatada da terra pelo Senhor Jesus (o que acontecerá em BREVE) Deus
levantará quatro frentes para anunciar o Evangelho do Reino durante a
Tribulação. Como Deus nunca ficou sem testemunho na terra, mesmo nos períodos mais
sombrios da História humana, acredito que nesse período não será diferente.
Quando a igreja desaparecer
do cenário mundial, logo de imediato levanta-se o ANTICRISTO para reinar nesse
mundo. Nesse momento surgirão quatro frentes de batalha para pregar o Evangelho
Eterno e anunciar os flagelos que virão a essa terra: a) Os que não subiram com
Jesus no Arrebatamento (Lucas 17.36); b) Os 144 mil assinalados de todas as
Tribos de Israel (Apocalipse 14); os dois anjos que anunciarão o Evangelho
(Apocalipse 14.6-8); e as duas Testemunhas (Apocalipse 11.3).
CONCLUSÃO – O
mais importante a ser dito aqui é que quando esses eventos ocorrerem a Igreja
Imaculada do Senhor Jesus (você faz parte dela?) não estará mais aqui nesse
mundo. Estaremos nos céus glória participando da coroação dos santos e das
Bodas do Cordeiro.
Portanto, PREPARE-SE! Pois o
Grande dia do Senhor está perto e o Espírito e a Noiva dizem: VEM! E quem tem
sede VENHA e tome de graça das fontes das águas da vida. Pois eu testifico a
todos aqueles que ouvirem essas palavras que CERTAMENTE CEDO VENHO. MARANATA!
Ora vem Senhor Jesus! (Sofonias 1.7; Apocalipse 22.17; Apocalipse 22.20;
22.21).
Que a paz e a graça de Nosso
Senhor Jesus Cristo seja convosco,
João Augusto de OLiveira
Parabéns! Bela postagem e muito esclarecedora. Que o Senhor te abençoe muitíssimo e continue te iluminando! Paz
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