segunda-feira, 21 de julho de 2014

0 PECADO - O grande mal da humanidade



PECADO – sua influência, seus efeitos na nossa vida e suas consequências nesta e na outra vida.

Texto áureo: Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. 1 João 3:4

Definição de pecado no Velho Testamento
No Velho Testamento podemos encontrar as seguintes palavras normalmente encontradas com o sentido de pecado:
hatah – significa basicamente errar, tornar-se culpado;
heth’ – erro, malogro;
awon – iniquidade;
pesha – transgressão, infração;

Conceito no Novo Testamento
No Novo Testamento podemos ressaltar as seguintes palavras:
hamartano: não acertar o alvo, atingir alvo errado;

hamartia: transgressão, pecado. Normalmente visto como atos específicos.

O pecado é uma das maiores mazelas que já atingiu a humanidade e causa efeitos danosos desde a fundação do mundo até os dias de hoje.

Fala-se muito em “vírus”, mas o pior de todos os vírus que a humanidade tem enfrentado ao longo de toda a sua existência chama-se “pecado”. Observando a história da humanidade chegamos a conclusão que essa enfrentou várias epidemias de vírus mortais, poderíamos citar aqui apenas algumas a titulo de ilustração:

. Peste Negra (50 milhões de mortos (Europa e Ásia) - 1333 a 1351)

. Colera (Centenas de milhares de mortos - 1817 a 1824)

. Tuberculose (1 bilhão de mortos - 1850 a 1950)

. Varíola (300 milhões de mortos - 1896 a 1980)

. Gripe espanhola (20 milhões de mortos - 1918 a 1919)

. Tifo (3 milhões de mortos (Europa Oriental e Rússia) - 1918 a 1922)

. Febre amarela (30 000 mortos (Etiópia) - 1960 a 1962)

. Sarampo (6 milhões de mortos por ano - Até 1963)

. Malária (3 milhões de mortos por ano - Desde 1980)

. AIDS (22 milhões de mortos - Desde 1981)

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundação Oswaldo Cruz

Mas dentre esses males que assolaram a humanidade o pior deles chama-se “pecado”. O pecado tem destruído bilhões e bilhões de pessoas desde que Deus criou o mundo (criacionismo bíblico) e Adão e Eva pecaram, desobedecendo assim a ordem direta de Deus (Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17).

Até mesmo os números que citamos da OMS são o resultado indireto do pecado no mundo, pois o profeta Jeremias diz que o pecado é a causa mãe de todas as mazelas que assolam a humanidade (De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3:39).

Porém mesmo sabendo de tudo isto o ser humano continua na sua luta frenética em amar o pecado e odiar a santidade; buscar as coisas que desagradam a Deus e amar aquilo que aborrece a santidade e pureza do Todo Poderoso, mesmo sabendo que todos os que vivem em pecado serão banidos da face da terra como palha e posteriormente sofrerão os horrores da segunda morte no lago de fogo e enxofre (Isaías 1.28; Salmos 37.38; Provérbios 13.21; Amós 3.14; Isaías 13.9; Apocalipse 21.8).

A influência e efeitos do pecado no mundo

Influência - s.f. Ação de uma pessoa ou de uma coisa sobre outra: ter grande influência sobre uma criança; influência do clima sobre o temperamento. / Ascendência, autoridade, crédito, prestígio, preponderância.  (Dicionário Aurélio)

O pecado tem influenciando o mundo negativamente desde que aconteceu a grande tragédia cósmica no jardim do Éden (Gênesis 3). A partir de então nunca mais o mundo foi o mesmo, pois a grande praga (pecado) mudou a maneira de o homem pensar, falar e agir em relação a Deus e ao seu semelhante. Haja vista as grandes e pequenas tragédias cometidas pelo homem e muitas delas puramente para satisfazer os desejos egoístas e perversos do ser humano:

. Primeira Guerra Mundial - Calcula-se em 9 milhões o número de mortos e em 30 milhões o número de feridos ao final da Primeira Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial - Número de mortos durante a II Guerra 

URSS 17 000 000 (milhões) 

Alemanha 5 500 000 (milhões) 

Polônia 4 000 000 (milhões) 

China 2 200 000 (milhões) 

Iugoslávia 1 600 000 (milhões) 

Japão 1 500 000 (milhões) 

França 535 000 (mil) 

Itália 450 000 (mil) 

Grã-Bretanha 396 000 (mil) 

EUA 292 000 (disparado junto com a Rússia os que fizeram diferença para acabar com o eixo do mal. e finalizar a guerra. 

vale ressaltar, que o Brasil, mandou 25.000 mil soldados e representaram muito bem... 

Apesar de entrarem em conflito com forças nazistas de segunda linha, o desempenho da FEB e da FAB foi considerado satisfatório, com a perda de 943 homens.
Isso somente para citar as grandes tragédias da humanidade e que foram desencadeadas pela ambição e cobiça humana, ou seja, pela influência indireta do pecado agindo no coração do homem.
Porque o pecado é tão danoso?

1.    Porque ele não somente macula a nossa vida, mas principalmente ofende a santidade de Deus.

Deus não criou o ser humano para viver em pecado, mas o criou para a santidade e adoração ao seu santo e glorioso nome, pois para isto o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Uma vez deixando o plano original de Deus que é a pureza e santidade ofendemos a Deus na sua santidade e deixamos de seguir o plano original de Deus, ou seja, erramos o alvo.

2.    Porque sendo Deus santo o justo ele não pode tolerar o pecado sem que precise fazer justiça e punir o pecador.

Não podemos viver uma vida de pecados e esperar que venham bênçãos sobre nossa vida, isso simplesmente é impossível, pois sendo Deus santo e justo é obrigado a punir severamente o pecador, caso este não se arrependa.

3.    Porque o pecado atrai maldições sobre a nossa vida, uma vez que o próprio pecado é uma “maldição”.

Não podemos esperar que vivendo na maldição do pecado pudéssemos ser abençoados, isso é uma incompatibilidade tremenda. Nada mais absurdo do que viver chafurdando no pecado e imaginar que devemos esperar bênçãos. O pecado em si é uma maldição e qualquer que nele mergulha estará inevitavelmente sujeito a sucessivas maldições.

Consequências do pecado nesta vida

1.    . Olhos Abertos Para o Mal.

2.     Alienação.

3.    Soberba

4.    Concupiscência

5.    Vergonha

6.    Medo.

7.    Loucura

8.    Desculpas frívolas // Evasivas

Na outra vida:

1.    Banimento da face do Senhor

2.    Condenação no julgamento eterno

3.    Afastamento total e definitivo de Deus

4.    Morte Eterna (lago que arde com fogo e enxofre)

5.    Sofrimento infindável no lago de fogo.

CONCLUSÃO – Observando com cuidado o pecado, seus danos e suas consequências à vida humana, vale a pergunta: Vale a pena continuar pecando desenfreadamente? Não estou dizendo aqui que devemos ser seres perfeitos, pois essa é uma característica única e exclusiva de Deus, mas que devemos caminhar em direção a essa “perfeição”, deixando gradativamente de pecar à medida que tomamos a nossa cruz e recusamos participar dos pecados dos ímpios e preferimos agradar a Deus
.
   Lógico que ninguém disse que seria fácil. Por isso Jesus nos concedeu o Espírito Santo para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. E não somente para convencer, mas para ajudar a Igreja a caminhar na terra com discernimento do pecado e busca pela santidade na vida em todas as áreas.

   Que possamos colocar em prática as palavras de Deus através do apóstolo Pedro que diz: “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

João Augusto de Oliveira

.






0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins