TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE
LIÇÃO 02 – O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO - 3º TRIMESTRE 2014
(Tg 1.2-4, 12-15)
INTRODUÇÃO
Veremos nesta lição as definições das palavras provação e tentação, analisaremos as diferenças entre ambas e estudaremos os canais que “provocam” tanto uma como a outra. Perceberemos também, que em português utilizamos duas palavras diferentes: “provação e tentação”, mas no original grego o termo é o mesmo. Por fim, concluiremos vendo o que a Bíblia nos diz para suportarmos as provações e também como vencermos as tentações que nos sobrevém.
I – DEFINIÇÕES DAS PALAVRAS TENTAÇÃO E PROVAÇÃO
Os termos empregados na Bíblia para tentação e provação são no hebraico “massah” e no grego “peirasmos” que significam respectivamente: “prova, provação, teste da fé, juízo”. Já o verbo correspondente,“peirazein” étraduzido por “tentação dirigida para um fim proveitoso”,em alusão as tentações com propósitos e efeitos benéficos (Lc 4.1-11). A expressão pode estar também relacionada ao conflito moral, isto é, a uma incitação aos desejos da carne, ou seja, o ato de pecar (VINE, 2002, p.1014 – grifo e acréscimo nosso). A idéia não é nos seduzir para que peca, mas sim para nos fortalecer, nos purificar e nos provar. (BARCLAY, sd. p. 52). Assim, apalavra “peirasmos”tem dois significados em Tiago que são: "adversidades externas, provações, processo de testar, provar", no versículo 2. Já nos versículos 13 e 14 ela significa "impulso íntimo para o mal, tentação" (MOODY, sd, p. 5).Logo,A palavra pode ter conotação tanto positiva quanto negativa, dependendo do contexto (ver Sl 95.8; Mt 6.13; Lc 8.13; 11.4; Gl 4.14; Ap. 3.10)
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