terça-feira, 22 de julho de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 4 - Gerados pela palavra da verdade


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

  Escrito por  Caramuru Afonso Francisco                                                                                                 

ESBOÇO Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE
                                               O salvo em Cristo Jesus é uma nova criatura.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Tiago, analisaremos hoje o que o irmão do Senhor fala sobre a nova realidade da vida do salvo em Cristo Jesus.
- O salvo em Cristo Jesus é uma nova criatura, gerada pela palavra da verdade.
I – A IGUALDADE EXISTENTE ENTRE OS SERVOS DE DEUS
- Continuando o estudo da epístola universal de Tiago, o Setor de Educação Cristã da Casa Publicadora das Assembleias de Deus reservou para o estudo desta lição dois trechos da epístola; Tg.1:9-11 e Tg.1:16-18.
- Na lição anterior, já abordamos o trecho de Tg.1:9-11, sob o enfoque da humildade, uma vez que este trecho está, realmente, umbilicalmente relacionado com a necessidade de sermos humildes na presença de Deus.
- Conforme já tivemos oportunidade de assinalar naquela lição, as provações têm o efeito de mostrar que todos os homens são iguais, dependem todos de Deus para poder suportar todas as aflições deste mundo e, assim, de forma perseverante, chegar aos céus após a sua peregrinação terrena.
Quando compreendemos nossa dependência de Deus e a absoluta necessidade de estarmos debaixo de Sua potente mão, passamos a não dar prioridade às coisas deste mundo e, por conseguinte, não nos achamos superiores a quem quer que seja, o que tem um efeito imenso em nosso relacionamento com o próximo, visto que passamos a respeitá-lo e a vê-lo como um igual a nós, como alguém que também precisa estar submisso ao Senhor.
- Pois bem, é sob um novo ponto-de-vista que queremos aqui analisar este trecho da epístola, que é retomado pelo nosso comentarista, a saber, o da igualdade que existe entre os homens.
- Vivemos dias em que, aos quatro ventos, se está a defender o princípio ético da igualdade entre os homens. Com efeito, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948 e que é um norteador ético do mundo, diz, com todas as letras, em seu artigo 1º, que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins