sábado, 1 de outubro de 2011

0 Educação - Será que dói?





Sempre pensei que a educação é o princípio básico da vida, ou de uma vida de qualidade.
Pra mim, particularmente acho que não tem coisa mais horrível do que conviver com uma pessoa mal educada, que não respeita os outros e que não sabe reconhecer o seu lugar. Sabe aquele tipo de gente inconveniente? Que fala o que não deveria e que fala na hora errada e principalmente se intromete a vida alheia? Misericórdia!
Outra coisa que sempre pensei é que “escola transmite conhecimento, mas educação se aprende em casa”. Posso estar enganado, mas este é o meu conceito. Conheço tantas pessoas que são estudadas e tem duas ou três faculdades, no entanto, são estúpidas e mal educadas. Como também conheço gente que nem sabe ler ou escrever, porém é uma pessoa educadíssima.
Neste caminho da educação existem quatro palavras que pra mim elas são “palavrinhas mágicas”. Elas podem ajudar as pessoas a chegar longe, porém a ausência delas pode barrar (e já o fez muito) a várias pessoas. Quais são essas palavrinhas?
1.      Com licença – Como é difícil nós às vezes pedirmos “com licença” em muitas situações na vida.  Estamos num mercado fazendo compras e de repente aquele “desligado” deixa o seu carrinho estacionado na nossa frente, já pensou? É uma boa hora pra usarmos essa palavrinha que pode produzir milagres.

2.      Por favor – Mesmo quando peço alguma coisa aos meus filhos eu faço de questão de acrescentar, “por favor”. Acho isso muito importante e que quebra barreiras. Quantos incômodos não seriam evitados se as pessoas aprendessem a sempre dizer: “Por favor, faça isso ou aquilo pra mim”.

3.      Obrigado – Você conhece coisa mais desagradável do que uma pessoa mal agradecida? Aquela pessoa que você faz favores que não é sua obrigação e depois ela simplesmente vira as costas e vai embora? Ó! Como um “obrigado” cairia bem.

4.      Desculpa – Parece que para alguns pedir desculpas é sinal de fraqueza. Pra mim acho um sinal de grandeza de espírito e demonstra uma alma educada. Precisamos nos desculpar várias vezes ao dia e o fazemos? Já percebeu que inimizades às vezes começam com a simples ausência da palavra “queira me desculpar” quando ofendemos ou ferimos alguém?
Pois é. Ser educado não dói. Da próxima vez que você precisar usar uma dessas quatro palavras mágicas, o faça e não se envergonhe.
Boa sorte na sua caminhada rumo a um mundo melhor onde a educação é a viga mestra da sociedade.
      João Augusto de Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins