quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1 A simplicidade de Cristo


A palavra simplicidade tem o significado: Qualidade daquilo que é simples, que não é composto: simplicidade dos elementos.
Ausência de complicação: simplicidade de raciocínio.Naturalidade, desafetação: falar e escrever com simplicidade, candura, pureza, sinceridade.Falta de luxo, de pompa, de sofisticação. (Dicionário On-Line).

Uma das coisas que sempre me chamaram a atenção em Cristo foi a sua simplicidade.

Quando lemos a carta de Paulo aos Filipenses, especificamente o capítulo 2º, uma coisa nos chama a atenção.  Jesus que é Deus vivia no céu de glória, ladeado de anjos o adorando, em companhia das outras duas pessoas da Trindade divina – o Pai e o Espírito Santo, Ele desceu a esta terra em forma humana.

Meu Deus eu penso, analiso, estudo, pondero, medito e não consigo entender como pôde “Deus descer ao ponto de se tornar homem”. O pior é que tem homens que cresceram tanto que parece que querem ser Deus.

Mas mesmo sendo Deus, Paulo diz que ele se esvaziou de tudo e se fez semelhante aos homens, inclusive na sua simplicidade. Jesus era simples, apesar de ser Deus. E como é gostosa a companhia de uma pessoa que é simples, humilde, singela. Aquela pessoa que mesmo tendo parece que não tem nada para ser semelhante àqueles que ele quer atrair a si.

Ó Meu Deus! Que diferença de Jesus e muitos que hoje se dizem seguidores, profetas, pregadores, cantores, etc. Jesus comia com os pecadores, dormia em casas simples de pessoas humildes, pedia água a uma samaritana, etc. Isso sem falar nos seus ensinamentos e pregações.

 Você já meditou na simplicidade e profundidade dos ensinos de Jesus? Ele pregava usando figuras conhecidas do povo que o seguia para que se fizesse entender. Ele falava de peixes, campos, festas de casamento, etc.

Tem muitos pregadores hoje que usam uma linguagem tão técnica, tão rebuscada, tão difícil que quase ninguém os entende.  Não quero dizer que todos nós devemos ser uma cópia exata de Jesus, mas sejamos francos... Ele é o nosso exemplo em tudo (João 13.15).

Não consigo entender com quem aprenderam essas pessoas orgulhosas, metidas e arrogantes que existem por ai, principalmente algumas estrelas da pregação e do louvor, que parece que têm um rei na barriga e não querem contato com gente simples. Parece que esquecem que o Rei dos reis e Senhor dos senhores abdicou o controle do universo para conviver no meio de pessoas simples e complicadas.

Ó Deus! Dá-nos simplicidade e singeleza de coração como tinha o nosso maior exemplo – Jesus de Nazaré o Pai da eternidade e príncipe da paz.

       João Augusto de Oliveira



1 comentários:

  1. Concordo inteiramente com o texto, muito se acham demais e esquecem quem é o verdadeiro REI.

    Ó Deus! Dá-nos simplicidade e singeleza de coração como tinha o nosso maior exemplo – Jesus de Nazaré o Pai da eternidade e príncipe da paz.

    Amém.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins