terça-feira, 6 de setembro de 2011

0 Sete de Setembro - Dia da Independência - Somos mesmo livres?

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8.34-36).

Amanhã é feriadão, 07 de Setembro, que beleza ficar em casa com a família, descansar, fazer aquele churrasco, aquele almoço; que coisa boa.

Mas será que muitos sabem o que representa este feriado de 07 de Setembro? Bom, para quem não sabe então me deixa contar um pouquinho da história:

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”

O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. (http://www.suapesquisa.com/independencia/ )

Tá vendo! Esta é a história por trás do feriadão de sete de setembro. A COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA! E graças a Deus pela nossa independência, pois com ela o brasileiro pôde trabalhar para si mesmo e não mais para a coroa portuguesa (bem, pelo menos teoricamente).

Mas a minha pergunta ao Brasil neste “Sete de Setembro” é: O Brasil é mesmo um país livre? Claro que é! Exclamarão alguns. 
Bem, deixem-me apresentar os fatos e veremos se somos mesmo um país livre:

.. Taxa de fumantes cai no Brasil de 16,2% para 15,0% nos últimos quatro anos, mas ainda é preocupante a situação (http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/2/taxa-de-fumantes-cai-no-brasil-mas-15-da-popula-o-ainda-mant-m-v-cio_17572.html)


. É sério o problema da prostituição infanto juvenil no Brasil. E ninguém faz nada... Só teoriza (http://www.ancomarcio.com/site/publicacao.php?id=24355)

Isso sem falar na nossa política falida, vendida sob a égide de leis antiéticas e anticristãs; nas escolas públicas que viraram centros de marginalidade e venda de drogas, etc., etc., etc.

Somos mesmo um país livre? Pense bem antes de responder. Se possível, faça uma consulta com calma aos sites que citei, depois responda.

Já dizia o Senhor Jesus há quase dois mil anos atrás: “Todo aquele que comete pecado, é servo (escravo) do pecado”.

Amados irmãos. Há ainda muito trabalho no Brasil para a Igreja realizar. “Trabalhemos enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4).

      Em Cristo,

                            João Augusto de Oliveira








0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins