terça-feira, 21 de junho de 2011

0 Assembléia de Deus – Cem anos em terras brasileiras


Assembléia de Deus – Cem anos em terras brasileiras

Faz aproximadamente dezesseis anos que aceitei a Jesus como meu Salvador numa Igreja Evangélica Assembléia de Deus em uma pequena e pacata cidade do agreste pernambucano de nome Iati.
Como assembleiano a quase duas décadas, posso dizer que tenho me adaptado a Assembléia de Deus. Diria que ela tem atendido às minhas expectativas; claro que dizendo isto, não quero dizer que ele seja uma Igreja perfeita. Afinal de contas não existe “Igreja Perfeita”. Ou será que alguém pode me mostrar uma?

A própria história da Igreja de Cristo (incluindo todos os ministérios realmente cristãos nesses quase dois mil anos de cristianismo) é a história da misericórdia de Deus em meio aos erros e fracassos humanos. 

Então, a minha querida Assembléia de Deus faz parte desta história maravilhosa. Conforme diz a Bíblia: “As misericórdias do Senhor, são a causa de não sermos consumidos”... Lm 3.20.

Quero então de público parabenizar a Assembléia de Deus pelos seus cem anos de fundação em terras brasileiras. Afinal de contas pra se chegar a cem anos de existência e isso a todo vapor, é preciso ser uma obra arquitetada pelo próprio Deus, senão ela fracassa diante dos obstáculos.

Também relembro com amor fraternal os nossos pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, que deixaram o seu solo pátrio e em obediência a ordem do Senhor, vieram ao Brasil – mais especificamente para Belém do Pará – de onde espalharam a chama “pentecostal” por toda a nossa nação. 

Somos hoje uma Igreja expressiva. Tanto em número de membros, como em número de templos e salões de culto espalhados pelos rincões do Brasil. Temos hoje um número de pastores consideráveis tomando conta de seus rebanhos, como também estamos vendo o crescimento vertiginoso do ensino teológico em nossa querida Igreja.

Daqui a alguns meses, se a providência divina assim o permitir estaremos realizando aqui em São Paulo – Brasil, a nossa festa de comemoração pela passagem do centenário de nossa Igreja. Conforme falei de princípio, a Igreja Assembléia de Deus tem atendido (“) as minhas expectativas. Sei que não somos perfeitos, mas estamos com todos os demais cristãos, buscando chegar lá.

Sei que neste culto festivo não terei oportunidade de chegar nem perto da tribuna para falar uma palavra que está no meu coração. QUEM SOU EU? Um mero cooperador, não teria nem a ousadia de pensar em falar ao nosso povo durante essa festa tão expressiva e fraterna. Temos os nossos pastores, evangelistas, missionários, teólogos, etc. Que estão muito mais capacitados a falar do que esse mero servo que vos fala.

Porém se eu pudesse (digo se pudesse) falar eu com certeza falaria acerca de pelos menos seis coisas, que considero de relevante valor para continuarmos marchando por mais cem anos, ou até a VOLTA DE JESUS PARA NOS ARREBATAR.

Acerca do quê eu falaria a nossa amada Igreja?
 - Primeiro – Falaria acerca da pregação da Palavra – Que nossos pastores e pregadores assembleianos não esqueçam que foi a pregação da palavra de Cristo, o instrumento que Deus usou para dar corpo a nossa Igreja e trazê-la a este momento brilhante. Em nenhum momento de nossas vidas troquemos a pregação genuína do Evangelho cristocêntrico pelos modismos atuais, pelos entretenimentos ou pelas músicas disfarçadas de louvor que entraram em nosso meio.

- Segundo – Falaria acerca da santidade – Não existe um requisito mais importante para a sobrevivência da igreja como povo de Deus do que a santificação. A própria palavra o diz: santo é aquele que é separado do pecado e consagrado a servir somente a Deus. Essa é a mensagem das Escrituras: Deus nos salvou em Cristo justamente para sermos um povo santo, zeloso, de boas obras... Que nunca nos esqueçamos disto sob pena de sermos deixados para trás quando Jesus vier buscar a sua Igreja.

- Terceiro – Falaria acerca do crescimento x inchaço – Não devemos em tempo algum confundir crescimento com inchaço. Temos crescido (conforme já disse) expressivamente, mas não nos acomodemos e imaginemos que já chegamos lá. Não adianta somente crescer em número de membros se esse crescimento não for acompanhado de qualidade de vida espiritual e moral. Crescer sim, mas em quantidade e qualidade. Crescimento verdadeiro é aquele que a Igreja realiza mudanças expressivas na sociedade a medida que cresce. Isto tem realmente acontecido em nossa nação? 

- Quarto – Falaria acerca da evangelização – Muitos por verem esse crescimento acham que a obra já está completa – digo – não está. A ceara é grande... Temos ainda muito trabalho a realizar. Existem ainda milhares, milhões que não conhecem a salvação em Cristo Jesus. Despertemos enquanto é dia e façamos a obra do Senhor. Pois se temos realmente a ele como Senhor de nossa vida, não nos esqueçamos da sua ordem: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO D A TODA CRIATURA.

- Quinto – Falaria acerca da valorização do ser humano –Jesus sempre valorizou as pessoas isso é um fato. Tanto que foi pelas pessoas que ele morreu na cruz. Mas diferente de Jesus, muitos estão supervalorizando suas catedrais, suas faculdades, seus títulos, seus dízimos e desvalorizando o ser humano. Cuidado para não sermos reprovados por aquele que morreu pelos nossos pecados. Tenho observado ultimamente uma ênfase tão exagerada na “doutrina do dízimo” que parece que o grande interesse de alguns é apenas no “dinheiro do povo”. Não, não sou contra o dízimo. Sou contra a valorização do dinheiro em detrimento das pessoas. O dinheiro é importante? Claro! Mas as pessoas valem mais do que o seu dinheiro. É tempo dos pastores (salvo exceções) deixarem de arrancar apenas a lã das ovelhas e passarem a cuidar delas e sarar suas feridas.

- Por fim falaria acerca da Volta de Cristo – Nossa esperança é sua vinda, diz o Hino 300 da nossa Harpa Cristã (hinário oficial das A.D.). Uma das doutrinas mais empolgantes e também uma das mais negligenciadas nesses últimos dias é exatamente essa: O ARREBATAMENTO DA IGREJA E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO. Que estejamos prontos, com as nossas candeias acesas e tendo reserva de azeite em nossas vasilhas; Para não sermos apanhados de surpresa assim com foram as virgens loucas. CUIDADO! Você que está pensando que está tudo bem... Jesus está voltando. Você está pronto para subir com ele? Ou teme que seja deixado para trás quando ele vier. DESPERTA IGREJA QUE O TEU REI ESTÁ VOLTANDO! ALELUIA!

                 Que a paz de Deus que excede todo entendimento esteja nos vossos corações.

                 Em Cristo,

                               João Augusto de Oliveira.



0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins