Reflexão – A Língua
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. Tiago 1:2
A Língua - A língua é o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga. (FONTE: Wikipédia).
De grande importância, mas também às vezes de grande tragédia tem sido esse órgão muscular na vida de algumas pessoas. Às vezes fico pensando – de forma radical, reconheço – que têm algumas pessoas que deveriam simplesmente nascer sem língua.
Porque não sabem a utilizar de forma sábia, o que acaba causando transtorno e muitas vezes até tragédias;
Quantos não já sofreram vítimas de uma calúnia orquestrada por pessoas que não sabem refrear a bendita língua;
A Bíblia diz que ela é tão terrível que inflama todo o curso da natureza, sendo ela própria inflamada pelo inferno (Tg 3.6).
E você sabe utilizar esse órgão da fala? Ou tem se desbocado em fofocas a falar da vida dos outros? Não se engane, pois conforme lemos no versículo base dessa reflexão: ...Se alguém cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
Não adianta pregar bem, cantar bem, orar bastante ou ser um estudante assíduo da Bíblia Sagrada se você não aprender a refrear a sua língua a sua religião é vã... Não sou eu que estou dizendo isso, é a Bíblia.
Não existe coisa pior do que uma pessoa que não sabe o momento de falar e de ficar em silêncio... Você já passou por uma situação semelhante? Você vai fazer uma visita a um irmão que está com um problema e aquela pessoa que vai contigo, que deveria ficar calada simplesmente não para de falar, e pior fala tanta bobagem que acaba piorando a situação.
Por isso o autor de Provérbios diz: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25:11.
Mas tem pessoas que não sabem que a Bíblia diz existe tempo de falar e tempo de estar calado ouvindo... Eclesiastes 3.1... Qual é o tempo que você está? O de falar ou o de ficar calado?
Peça a Deus que lhe ensine a colocar um freio em sua língua e assim evitar situações constrangedoras a si mesmo ou a outrem... É tão triste a situação de pessoas que falam da vida alheia que nem sabem que estão tomando uma atitude que Deus simplesmente abomina:
Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina,
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios 6.16-19).
Percebeu qual é a última? O que semeia contenda entre irmão... ou em outras palavras. Aquele que anda de casa em casa fazendo fofocas... Qual tem sido a sua atitude?
Shalom Adhonay,
João Augusto de Oliveira.
0 comentários:
Postar um comentário