domingo, 15 de maio de 2011

2 REFLEXÃO BIBLICA – Sou saudosista, graças a Deus


Segundo a consulta no Aurélio on line, a palavra saudosismo significa “Valorização do passado, saudades do que se foi”. 

Gostaria de dizer que neste sentido eu sou e sempre serei um saudosista. Bem sei que alguns me citarão ditos populares como, por exemplo: “Quem vive de passado é museu e águas passadas não movem moinhos”. E eu concordo. É verdade que não devemos viver em função passado mas lembrar dele para extrair lições para o presente e é neste sentido que sou e conservo o saudosismo.Convido a você para que leia toda a reflexão do início ao fim e depois decida se você é ou não um saudosista, no sentido exposto aqui. 
Sou saudosista, pois tenho saudades daquela época que ser crente (cristão) era sinônimo de integridade, de boa moral e conduta ilibada. 
O que dizer de nossos dias em que existe uma banalização da moral e da conduta cristã? Em vários locais já nem podemos dizer que somos crentes, pois às vezes crente ali é sinônimo de pilantra, caloteiro, etc. 
Tenho saudades daquela época em que ser crente era ser marido de uma só mulher e mulher de um só marido. Será que podemos dizer isso em nossos dias? O adultério assola a Igreja do Senhor e a praga chamada “divórcio” virou moda em muitos lugares. 
Tenho saudades daquela época em que os lares eram uma extensão do culto a Deus. As famílias se reuniam em casa para orar juntos, louvar ao Senhor e aprender a palavra de Deus. Podemos dizer isso em nossa época? Conheço lares que se transformaram em cinema, clube de fofocas e até ringue de brigas familiares. 
Tenho saudades daquela época em que os pregadores pregavam a palavra de Deus de forma cristocêntrica e salvívica. Podemos notar isso hoje em dia? Alguns cultos viraram circo de palhaçadas “espirituais”, onde se exige, profetiza, determina, dá ordens a Deus. Enfim tudo, menos a pregação genuína do Evangelho. 
Tenho saudades daquele tempo que o púlpito era lugar de santo. Não de crente caloteiro, passador de cheque sem fundo, adúltero, etc. Isso sem falar nos políticos que infestaram os púlpitos de muitas Igrejas, manchando com os seus pecados e adultérios o lugar consagrado para os santos de Deus ministrar o culto e pregação da palavra. 
Tenho saudades daquela época em que se louvava a Deus (não tinha essa praga de artista gospel), com hinos espirituais que levavam a Igreja a sentir a gloriosa presença de Deus. Podemos dizer isso hoje? Temos hoje tantos hinos que só servem para entreter, divertir a carne, balançar o esqueleto (não estou falando contra ritmos unicamente, a reflexão é mais profunda), mas não trazem nada de Deus para a Igreja. 
Tenho saudades daquela época em que os pastores pastoreavam a Igreja e não a si mesmos. E hoje? Tem muito Pastor (lógico, que nem todos) que só estão preocupados com a lã da ovelha. Se a ovelha tem o que oferecer ela é honrada, se não, ela é tratada como restolho e assim por diante. 
Tenho saudades daquele tempo que as pessoas tinham valor. Por que em nossos dias o que tem valor são títulos, construção de catedrais, boas somas colocadas no envelope, etc. 
Enfim, poderia citar uma gama de casos que me fazem ser um saudosista, mas findo dizendo que tenho saudades daquela época que os crentes eram santos e tinham o desejo de que Jesus voltasse logo (arrebatamento) para levá-los para os céus. 
Oh meu Deus! Levanta mais saudosistas em nosso Brasil. Para quem sabe um dia ver os nossos sonhos se realizarem. 
Autor: João Augusto de Oliveira. 

2 comentários:

  1. Querido irmão em Cristo, João Augusto.

    Antes que a saudade do passado de uma Igreja cheia do Primeiro Amor, me faça esquecer do presente. Me identifico como a espôsa do Discípulo de Cristo, e assim como o amado irmão, também nós fazemos parte dos remanescentes que não se dobraram a Baal, mantendo nossas lâmpadas acesas com o Óleo do Espírito; amando à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.Vigiando e orando em todo tempo para não sermos pego de surpresa na Vinda do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

    Um ósculo santo da auxiliadora idônea do Discípulo de Cristo, o qual também manda-lhe um abraço.
    Ficaríamos felizes com sua visita em nossos blogs. E se quiser sinta-se a vontade para fazer seu comentário.

    Meu blog.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Blog do meu marido.
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir
  2. a igreja sempre passou por problemas, moral, a moral, mais não era tão explícito, as pessoas tinha pouco conhecimento, tudo que pastor falava os fies aceitava, mesmo no ponto de vista cristã, mais o que e fato a biblia por si explica voces tem medo de perder amamada.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins