terça-feira, 16 de julho de 2013

0 3º Trim. 2013 - Lição 3 - O comportamento dos salvos em Cristo



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                             
ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO
                                               Paulo, no seu cuidado com os filipenses, mostra-nos como deve ser a conduta do cristão autêntico
.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da carta de Paulo aos filipenses, verificaremos hoje como Paulo entendia dever se comportarem os servos de Jesus Cristo.
A vida cristã caracteriza-se por uma conduta diferente daquela de quem não tem a salvação em Cristo Jesus.
I – O CRISTÃO DEVE TER UM COMPORTAMENTO DIGNO CONFORME O EVANGELHO DE CRISTO
- Na continuidade de sua carta aos filipenses, o apóstolo Paulo, ciente de que permaneceria mais um tempo sobre a face da Terra, tinha um só propósito: o de que sua permanência servisse para proveito daqueles crentes e para o gozo da sua fé (Fp.1:25).
- O apóstolo tinha plena consciência de que seu viver era única e exclusivamente para fazer a vontade de Deus, não mais vivia para si mas para Deus (Gl.2:20). Em sendo assim, o prolongamento da sua vida nada mais podia representar senão de que deveria continuar o seu trabalho para conduzir os homens ao conhecimento do Evangelho e, uma vez obtida a salvação destas pessoas, fazer com que elas prosseguissem na jornada da fé até o fim, até a morte.
Paulo sabia que os crentes, assim como ele, deveriam desejar estar com Cristo, deveriam viver a vida na fé do Filho de Deus e, para tanto, sem deixar perder um só segundo, iniciou o cumprimento deste propósito na própria epístola, fazendo com que os crentes tivessem um comportamento que os fizesse assim como ele, ou seja, como alguém que tinha convicção de que se encontraria com o Senhor Jesus após a peregrinação terrena.
- Não é por outro motivo, portanto, que o apóstolo, logo após dizer que permaneceria na Terra para proveito e gozo da fé daqueles crentes, ter dito que a finalidade disto é que a glória dos filipenses abundasse por ele em Cristo Jesus pela sua ida até eles (Fp.1:26).
Os filipenses não deveriam se alegrar apenas pela chegada de Paulo até Filipos, pelo livramento que o Senhor lhe daria, mas, muito mais do que isto, o desejo do apóstolo é que esta alegria se desse em Cristo Jesus.Pauloqueria apenas ser o motivo da alegria, mas tal alegria deveria se dar em Cristo.
- Temos aqui, portanto, uma expressão muito presente nas epístolas de Paulo e que é muito importante para entendermos o que o apóstolo entende ser a tônica da vida cristã. É a expressão “estar em Cristo Jesus”. O apóstolo, inclusive, define o cristão como aquele que está em Cristo, pois “ se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo” (II Co.5:17).
- Tal expressão aparece em o Novo Testamento quando que somente nos escritos de Paulo, a demonstrar, como afirma o teólogo escocês James D.G. Dunn (1939- ), que se trata de “…um traço característico e distintivo da teologia de Paulo (A teologia do apóstolo Paulo. Trad. de Edwino Royer, p.455).


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins