quarta-feira, 10 de julho de 2013

0 3º Trim. 2013 - Lição 2 - Esperança em meio à adversidade I




PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                       
ESBOÇO Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE
                                               Paulo é um exemplo para todos os cristãos, pois não perdeu sua esperança mesmo em meio às adversidades desta vida.

INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da carta de Paulo aos filipenses, veremos hoje o estado de espírito do apóstolo – alguém que, mesmo em meio às adversidades da peregrinação terrena, não perdeu a esperança da vida eterna.
- Assim como Paulo, teremos de manter a esperança da vida eterna, mesmo em meio às aflições do tempo presente.
I – PAULO ENTENDIA O “LADO BOM” DE SUA PRISÃO
- Na continuidade do estudo da carta de Paulo aos filipenses, estudaremos hoje a segunda metade do primeiro capítulo, em que o apóstolo, após ter se identificado como “servo do Senhor” e aos seus destinatários como “santos em cristo Jesus”, bem como o relacionamento de “entranhável afeto de Jesus Cristo” que existia entre ele e aquela igreja, passa a descrever o seu estado de espírito aos crentes de Filipos enquanto se encontrava preso em Roma.
- Conforme já vimos na lição anterior, o apóstolo Paulo escreve esta carta porque teve informações, muito provavelmente por meio de Epafrodito, que havia sido mandado pelos filipenses para levar uma ajuda financeira a Paulo na prisão (Fp.2:25), que os crentes de Filipos estavam muito preocupados com a situação do apóstolo e, talvez, mesmo abalados na fé por causa desta situação do apóstolo, que já perdurava algum tempo.
O móvel da escrita da epístola, portanto, como se verifica, era o fato de o apóstolo ter percebido que os filipenses poderiam ter algum prejuízo espiritual em virtude da sua prolongada prisão, pois tendo sido preso em Jerusalém, mandado em seguida para Cesareia, onde ficou mais de dois anos (At.24:27), sendo, só então, mandado para Roma, onde ficou mais dois anos (At.28:30,31), sendo neste período de dois anos que escreveu aos filipenses.
- Os filipenses sabiam que Paulo havia sido chamado pelo Senhor para evangelizar, para pregar o Evangelho entre os gentios e, dentro desta compreensão do chamado do apóstolo, contribuíam, não só com orações mas até financeiramente, neste ministério que, no entanto, parecia estar paralisado por um longo período, de quase quatro anos. Não teria o apóstolo perdido a direção divina? Como o Senhor Jesus poderia permitir ao apóstolo que ficasse preso por tanto tempo? Teria o apóstolo pecado?
- Estes questionamentos eram naturais e poderiam gerar um desânimo e, até mesmo, o início de uma incredulidade entre os filipenses. Os filipenses estavam acostumados a prisões e adversidades do apóstolo. Seu ministério era uma sequência de perseguições e de prisões, a começar do que ocorreu na própria Filipos, mas o fato é que jamais o apóstolo havia ficado preso tanto tempo como estava a ocorrer. Não podemos nos esquecer do que disse o proverbista, qual seja, que a “esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore da vida” (Pv.13:12).



0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins