sexta-feira, 6 de abril de 2012

1 O que está acontecendo com a Igreja de Cristo


O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. Jeremias 28:9

De uns anos para cá (ou décadas) as coisas vêm mudando e muito na Igreja de Cristo. Quando falo “Igreja de Cristo”, é bom que se façam primeiramente duas observações:

. Não estou atacando a Noiva do Cordeiro – O que pretendo é  abrir os nossos olhos acerca de coisas absurdas que vêm ocorrendo em nosso meio e tem passado despercebido de alguns e contado com a conivência de outros.

. Como profeta de Deus - não espero ser agradável nem popular em minhas postagens (assim como também não sou em minhas pregações), pois que aprendi que o profeta agrada é a Deus e não ao povo.

Nos tempos do profeta Jeremias havia também alguns “profetas” que falavam de paz, prosperidade e vitórias, mesmo o povo vivendo em desobediência contra Deus, ao que o profeta Jeremias respondeu: “O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou”. Jeremias 28:9

Passaram-se os anos, mas as coisas parece que não mudaram muito desde a época de Jeremias até os nossos dias. Pois a Igreja que foi fundada por Jesus e inaugurada em Pentecostes, têm vivido atualmente uma de suas piores crises. Crise esta de identidade, ética, teológica, eclesiástica, etc. É tempo de os profetas deixarem a bajulação e a frouxidão de lado, e falarem a verdade e pregarem “todo o conselho de Deus” (Atos 20.27), antes que seja tarde demais.

Houve um tempo em que a pureza e a santidade – faziam parte intrínseca da vida cotidiana da Igreja. Mas com o advento do iluminismo (1650 a 1700), do humanismo (séculos XV e XVI) e do modernismo teológico; a Igreja foi gradativamente abandonando o caminho de uma vida de pureza e passou a aceitar práticas que a Bíblia condena veementemente e declara como pecado.

Um grande exemplo disso é a fornicação – Fornicação é o ato de prática sexual entre solteiros sem a consumação do casamento. Já podemos tristemente observar que essa prática tem sido aceita em muitas igrejas (muitas delas históricas e pentecostais) como algo natural. É lamentável ver que há alguns anos os pastores (profetas) ensinavam nossos jovens a viver uma vida de pureza até o casamento; mas muitos destes hoje até passam a mão sobre pecados grosseiros e jogam as sujeiras para debaixo do tapete.

Outro caso triste é a proliferação do divórcio – Hoje em dia já se pode divorciar por qualquer coisa. Quando a Bíblia diz que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2.16) e que o permitiu apenas por causa da dureza do coração dos homens, e isso em casos específicos (Mateus 5.32; Marcos 10.5), essa praga virou moda em nosso meio. 

E o pior é que existem centenas de ministros, pregadores e mestres que estão se divorciando e casando de novo e agem como se nada estivesse acontecendo. Dia desses, chegou ao meu conhecimento o caso de um “irmão” que estava orando para Deus recolher a sua esposa, para que ele pudesse casar com outra. É absurdo, mas é verdade.

A falta de ética moral – Ainda me lembro de um tempo em que ser crente era sinônimo de retidão, de moral e conduta ilibada. As pessoas tinham prazer em fazer negócio com crente, pois crente era pessoa honesta e pagava seus compromissos. Era aquele tipo de gente de uma palavra só – sim, sim e não, não (Mateus 5.37). 

Mas como as coisas estão hoje? Será que preciso falar? O que existe de crente sem moral, sem caráter, passador de cheque sem fundo, caloteiro, namorador, enrolado e enrolando aos outros; só Jesus na causa.

Diante de tudo isso que citei e que poderia citar bem mais, o que me admira são os profetas (pregadores, pastores e professores) que muitas vezes ficam nos púlpitos enchendo linguiça e contando histórias (pra boi dormir), enquanto a Igreja perece!

Sinceramente que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a sair dessa situação caótica. “Que Ele (Deus) levante profetas em nossa nação, que a semelhança de Jeremias tenham a coragem de falar a verdade e de confrontar os falsos profetas, dizendo-lhes na cara:” O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou”. Jeremias 28:9

João Augusto de Oliveira




1 comentários:

  1. Olá pastor. Amei ler este artigo e realmente o que o senhor fala é verdade. Que Deus tenha misericórdia da igreja

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins