quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

1 Rua Azusa (1906) – Prenúncio do avivamento que virá






Introdução – O ano era 1906, mês de abril, dia 06, rua Bonie Brae, 244 na casa da família Richard e Ruth Asberry, em Los Angeles (Califórnia). Nesta data histórica o Espírito Santo desceu com grande poder e um avivamento foi iniciado. Mas não era um avivamento qualquer, e sim um “marcante e poderoso” derramamento de Deus que marcou o século XX, impactou nações e espalhou a chama do Pentecostes para milhares de fiéis.

Início do Avivamento

Sabemos que o ponto inicial desse mover de Deus deu-se na verdade no primeiro dia do século XX; quando numa reunião de oração liderada pelo professor Charles Fox Parham, a irmã Agnes Ozman falou em línguas, inaugurando assim neste século a “era do fogo do Espírito de Deus”. Ela (Ozman) falou em chinês (sobrenaturalmente) durante três dias.

Parham que mantinha sua escola bíblica em Topeka/Kansas e ensinava a nova doutrina (do falar em línguas e do Batismo no Espírito Santo) a centenas de alunos, desta participando também o jovem estudante William J. Seymour (descendente de escravos). Por ser de cor negra, o irmão Seymour não teve autorização para assistir as aulas dentro da sala (devido às leis pesadas de segregação racial americanas), teve então de contentar-se em assisti-las do corredor, num banco improvisado. Contudo, nosso herói não hesitou ou questionou Deus, mas resignadamente aprendia os doces ensinos que o levaram a buscar a plenitude de Deus para si, para membros da sua Igreja e outras centenas que entraram pelas portas do “Santuário de Azusa” nos anos seguintes.

Por indicação de Lucy Farrow que dirigia uma igreja da santidade (holiness), o irmão Seymour tornou-se o pregador da mesma e numa noite histórica ele ministrou um sermão sobre Atos capítulo 02; enfatizando o Batismo no Espírito Santo e o falar Línguas como sinal deste. Mas os irmãos (especialmente uma pastora) não aceitaram a sua pregação. A oposição foi tamanha que Seymour teve que abandonar a ideia de pastorear ou pregar posteriormente naquela denominação.



Contudo, a mão de Deus guiava cada passo de nosso guerreiro. Neste mesmo dia Seymour foi convidado pela família Asberry para iniciar um estudo bíblico em sua casa, na Rua Bonie Brae, 244. Este estudo mostrou-se absolutamente proveitoso, a ponto de a casa encher-se de pessoas sedentas para ouvir a voz do Espírito. 

Quase não cabia pessoas na casa e o pregador teve que fazer os cultos na varanda. Quando num desses cultos, em 06 de abril de 1906, a pedido do irmão Seymour (que ainda não falava em línguas) a irmã Lucy Farrow veio ministrar e naquela noite o poder do Espírito desceu naquele lugar. Enquanto ela ministrava várias pessoas foram batizadas com o Espírito Santo e passaram imediatamente a falar em outras línguas, conforme Atos 2.1-4. Mostrando assim que aquele movimento não era de homens, mas de Deus.

Nosso herói (Seymour) teve que esperar até o dia 09 de abril (três dias depois) para também receber o poder do Alto, depois de passar toda a noite em oração a Deus.

As multidões já não comportavam mais na casa da rua Bonie Brae, 244, a ponto de torna-se necessário alugar um salão onde os cultos pudessem ser realizados. Sob a direção de Deus, Seymour alugou um galpão que havia pertencido a uma igreja Metodista e até então estava abandonado para a criação cavalos. Mas foi justamente ali na Rua Azusa, 312, onde a glória de Deus se fez presente e milhares foi quebrantados e cheios de poder. Aleluia!

Assim como na humilde manjedoura Jesus nasceu, Deus escolhe uma estrebaria abandonada na rua Azusa, 312 como local de fazer renascer o avivamento nos corações de homens e mulheres que se humilharam diante da sua face.



Ali multidões foram alcançadas, almas foram salvas, vidas foram quebradas e refeitas por Deus. Ali mesmo em Azusa, Deus humilhou o homem e exaltou somente a si mesmo; foi lá que o orgulho dos homens e a discriminação racial caiu por terra. O historiador Frank Bertleman presenciou aqueles dias e testemunha dizendo: Ó, a nossa responsabilidade! A maré poderosa da graça e favor de Deus está nos passando agora mesmo, em seu curso dirigido pela oração. Há um rio (de salvação) cujas correntes alegram a cidade de Deus (Salmo 46:4). Está na hora de "juntarmos" e mergulharmos nele, individual e coletivamente.

Ó, igreja de Cristo, desperte-se! Seja batizado com poder. Então voe ao salvamento de outros. E para encontrar com seu Senhor.

Em “O que realmente aconteceu na Rua Azusa” de Bartleman, ele afirma: “De repente, o Espírito caíra sobre a congregação. O próprio Deus daria o chamado do altar. Os homens caíam por toda a casa, como os mortos na batalha, ou correram para o altar em massa para buscar a Deus. A cena muitas vezes se assemelhava a uma floresta de árvores caídas... alguns afirmam ter visto a glória (shekinah) de noite sobre o edifício.

Pode-se dizer literalmente que Deus estava pessoalmente (ainda que em Espírito) operando naquele lugar. A glória era vista quase que de forma visível por muitos que ali frequentaram. Muitas pessoas espirituais testemunham que tremiam e temiam ao aproximar-se da Rua Azusa, 312. Havia algo sagrado demais para ser tratado com irreverência naquele lugar, Aleluia! Era Deus que estava ali. Era o Todo Poderoso que estava presente pessoalmente.

O ambiente havia mudado porque Deus chegou com toda a sua glória. Aleluia!

Conclusão - Quando vejo hoje pessoas vendendo, comendo, fazendo festas e outras diversões puramente carnais dentro dos templos, duas coisas me vêm à mente:

1.    Elas não têm a mínima noção de que estão manchando e maculando a casa de Deus, o lugar que ele escolheu para operar na vida do seu povo e se manifestar;

2.    Deus já não está mais lá há muito tempo e as pessoas nem se deram conta. Pois o meu Deus, o Deus que operou tremendamente na rua Azusa, não pode estar num ambiente tomado por desordem, bagunça e confusão.

Prepare-se, pois o fogo que varreu a Rua Azusa, está prestes a varrer a Igreja novamente. Porém desta vez, não será apenas num País ou Continente, mas na terra toda. Seymour quando, cheio do Espírito Santo, 
profetizou que passados 100 anos Deus derramaria seu poder de novo, desta vez dez vezes mais. Aleluia!!!

Estamos prestes a ver isso e você está preparado? Ou está dormindo o sono profundo dos desavisados?

Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. (Joel 2.28-29).

    Paz a todos.

     Vosso conservo em Cristo,

                                   João Augusto de Oliveira

1 comentários:

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins