Pr C H Spurgeon
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e
achará pastagem (João 10:9)
A palavra de Deus nos diz que, em meio a grande multidão de seres
humanos, existe um povo especial – um povo escolhido por Deus da raça comum
antes que as estrelas começassem a brilhar; um povo caro ao coração de Deus
antes da fundação do mundo; um povo que foi redimido pelo precioso pelo sangue
de Jesus além e acima da humanidade; um povo que é a propriedade de Cristo, o
rebanho do seu pasto, as ovelhas que comem da sua mão; um povo de quem a
Providência cuida, abrindo um caminho para eles em meio ao emaranhado confuso
da vida; um povo que no fim será trazido, um por um, sem mácula diante do trono
eterno e preparado para o destino excelso que Deus vai revelar no futuro. Em
toda a escritura você lê sobre este povo peculiar e especial. Às vezes ele é
chamado de “semente”, outras vezes de “jardim”, “tesouro” e “rebanho”, como no
capítulo que lemos. O nome comum no novo testamento para ele é “igreja”, “A
igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue”. “Cristo amou a
igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a
purificado por meio da lavagem da água pela palavra”.
A grande questão é: como conseguir ser admitido nessa igreja? Onde
encontrar essa comunidade? Quem são seus membros? Qual é o caminho para
tornar-se participante dos privilégios que ela tem? Jesus Cristo nos diz duas
coisas aqui: como entrar na igreja – o caminho é através Dele, que é a porta.
Segundo, que benefícios recebemos por sermos membros da igreja de Cristo –
seremos salvos, entraremos e sairemos e encontraremos pastagem.
I. Como alguém pode tornar membro desta igreja que é eleita? Redimida e
será salva? A afirmação de Jesus dá uma resposta simples e curta a esta
pergunta.
Cristo nos diz que a única maneira de entrar na igreja é através dele
mesmo. Ele é a porta, a única porta. Não há nenhum outro modo de admissão em
sua igreja a não ser por ele. Que fique entendido, então, de uma vez por todas,
que não podemos entrar na igreja de Cristo pelo batismo. Há dezenas de
milhares, na verdade milhões que foram batizados depois de uma programação
especial, isto é, que foram aspergidos ou imergidos, sem nunca terem sido
admitidos na igreja de Cristo. Por causa da ordenança que lhes foram
ministradas, com seu consentimento ou muitas vezes sem ele, algumas pessoas os
reconhecem como cristãos. Mas deixe-me dizer-lhes que, se não vieram a Cristo
por uma fé genuína, eles não são melhores que pagãos batizados; ainda são
pagãos aspergidos. Você pode manter alguém debaixo de um chuveiro para sempre
sem com isso fazê-lo “membro de Cristo”; você pode arrastá-lo para o fundo do
oceano Atlântico e, se sobreviver a imersão, ele ainda não será um “til”
melhor. A porta não é o batismo, mas Cristo. Se você Crê em Cristo, você é
membro da sua igreja. Se você colocou sua confiança sobre Cristo que é o grande
meio de salvação de Deus, então você tem evidências de que foi escolhido por
Ele antes da fundação do mundo, e esta sua fé o habilita para todos os
privilégios que Deus prometeu aos crentes em sua palavra.
Se Cristo é a porta, conclui-se que ninguém entra na igreja por meio de
nascença. A associação dos amigos tem sido uma das comunidades, mais frutíferas
no mundo, e conservou um bom testemunho nas questões mais importantes por
muitos anos, mas me parece que o grande mal que há nela, que lhe causou muitos
danos, é a admissão de membros por direito de nascimento. Não recebem eles em
sua comunhão os filhos dos seus membros, como se fossem elas pessoas certas
para serem recebidas na igreja visível? Meus irmãos, é um grande privilégio ter
os pais cristãos. Isso pode ser uma grande vantagem, se você fizer uso correto
dela. Há nisso uma grande responsabilidade e, se você fizer mau uso dela, em
vez de ser uma bênção para você pode ser uma maldição temível. Você pode ser um
elo de uma grande linhagem de santos; “se você não nascer de novo, não pode ver
o reino de Deus”. O exemplo mais consagrado, a formação mais espiritual não
pode garantir a conversão e, sem conversão, você pode apostar nisso, você não
pode ser de Cristo. “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças,
de modo algum entrareis no reino dos céus”. Por não praticarmos o batismo de
crianças, não caímos tão facilmente neste erro como outras denominações, mas é
necessário dizer também aqui que você não tem direito aos privilégios do
evangelho devido aos seus pais e mães. Vocês mesmos precisam ter nascido de
novo. Vocês não tem direito à aliança da graça, nem as bênçãos das promessas,
se não vier à Cristo por sua fé pessoal e individual. Nem seu pai ou sua mãe
podem ser a porta para a igreja de Cristo, só o próprio Cristo. Ele disse: “Eu
sou a porta”. Se você tem Cristo, você está em sua igreja. Se você se prender à
Cristo, você será membro dessa comunidade, dos seus eleitos e redimidos. Nunca
por batismo ou por direito de nascença.
Além disso, como Cristo é a porta, é evidente que ninguém se torna membro
da igreja de Cristo simplesmente dizendo que é. Ele pode acabar se revelando um
hipócrita detestável, mas não pode se revelar um cristão genuíno por mera
confissão de fé. Ninguém fica rico neste mundo esbanjando dinheiro ou dizendo
que é abastado. É preciso guardar bem as escrituras das propriedades e guardar
o dinheiro num cofre, senão todo o faz de conta não esconde a pobreza. Você não
pode tornar-se cristão vindo à frente e pedindo para ser admitido na igreja,
declarando que crê e jurando que se arrepende. Não, você precisa se arrepender
de verdade, ou não terá parte nem porção nesta questão. Simplesmente dizer:
“Sim, sim estou disposto a afirmar isto, concordo em dizer aquilo” faz de você
um cristão quanto dizer que um algodão é seda transforma o algodão nisso, ou
fazer ouro de lama mudando o nome desta. Tome cuidado com afirmações falsas
porque elas trazem duas conseqüências perigosas. A pessoa que não está debaixo
da graça está em perigo, mas aquela que afirma tê-la quando não a tem está
duplamente em perigo, porque é menos provável que seja despertado, e está
fazendo de sua conversão um travesseiro para sua cabeça perversa e adormecida,
no qual ele descerá dormindo para o inferno.
Depois, e talvez isto chegue mais ainda ao ponto, ninguém se torna parte
do povo do Senhor ou uma das ovelhas de Cristo por ser admitido em uma igreja
visível. Não deve tentar entrar em uma igreja visível quem não faz parte da
igreja verdadeira. Ele não tem o direito de juntar-se à organização externa se
não se agregou primeiro à organização secreta, através de uma fé viva em
cristo. Quem dá a volta pela porta e pula o muro, entrando na igreja exterior
sem ser crente em Cristo, longe de ser salvo, Cristo vai dizer-lhe: “Você é
ladrão e salteador, porque você subiu por outro lugar, sem passar pela porta”.
Eu creio que agimos corretamente ao submetermos a admissão de membros à voz de
toda a igreja; creio que agimos certo ao examinarmos os candidatos, para ver se
é possível crer em sua profissão de fé e se sabem o que estão fazendo. Porém
nossa avaliação – ela não é mais profunda que a pele. Não podemos sondar o
coração, e o melhor juízo de muitos homens cristãos, por mais honestos e
merecedores de grande respeito que sejam, é uma base muito pobre para alguém se
apoiar. Se você não tem Cristo, seus certificados da igreja são papéis para o
lixo e sua associação com quaisquer pessoas, por mais puras e apostólicas que
possam ser, é só um nome pelo qual viver enquanto você está morto, porque a
única maneira de entrar na igreja real, vital, viva de Cristo é voltando-se
para Cristo que, ele mesmo, é a porta.
O português claro desta metáfora, então, diz exatamente isto: para ser do
povo de Deus, o essencial é a dependência simples de Jesus Cristo. Se você não
tem isto – não importa quem o batiza, ou lhe dá o pão e o vinho consagrado, ou
quem emociona você com uma esperança de salvação pela qual não há garantia –
você morrerá em seus pecados, apesar de todos os seus sacramentos, se não vier
a Cristo. Nenhum outro meio de admissão no céu pode ser posto além da simples
dependência daquele que derramou seu sangue e morreu na cruz do Calvário. A
pregação de qualquer outro sistema é mero engano contra o qual fomos advertidos,
ou é uma armadilha para apanhar os desatentos.
Preste atenção: a fé simples, quando genuína, deixa claro que você entra
por Cristo que é a porta, porque uma fé assim leva á obediência. Como você pode
imaginar que você é membro de sua igreja se você não é obediente à Cristo? É
necessário que quem confie em Cristo se torne servo de Cristo. A fé real nunca
tropeça nisso. Cristo disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Se
não guardamos os mandamentos de Cristo a partir do princípio do nosso amor por
Ele, nossa religião é inútil. “Sem santificação ninguém verá o Senhor”. Podemos
falar o quanto quisermos sobre experiências e convicções exteriores, porém
“Pelos seus frutos os conhecereis”. O Espírito de Deus é o espírito da
santidade, quando Cristo entra na alma, toda iniqüidade precisa ser expurgada
dela. Você sabe como Malaquias descreve a sua vinda. Ele nos anuncia a promessa
de que o Senhor a quem buscamos virá ao seu templo de repente: quem procura,
acha. O que ele acrescenta? “Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda?
Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros”. O fogo
do ourives queima as escórias e o sabão do lavandeiro tira as manchas; da mesma
forma, se Cristo está em você, você passará por um refinamento que queimará,
seu pecado interior, e você será submetido a uma lavagem com o sabão mais
forte, para limpá-lo de todas as suas iniqüidades. “Não vos enganeis, de Deus
não se zomba; pois aquilo que o homem semear isso também ceifará”. Se vivermos
de acordo com a carne iremos morrer; se, pela graça de Cristo, vivemos Nele,
confiando Nele e servido à Ele – sendo que o serviço é a evidência da
confiança, e a confiança a evidência da eleição – então você entrou na igreja
pela porta, e você está bem.
Bem, se Cristo é a porta, e se nós entramos nesta igreja por esta porta,
não importa muito para nós o que aquele senhor idoso em Roma pensa de nós. Ele
pode querer nos excomungar. Isto ele gosta de fazer. Ele é bom em maldizer; o
que importa? Se sou nova criatura em Cristo Jesus, não dou a mínima para as
afrontas do Papa. Além disso, há muitos difamadores hoje em dia que estão
dizendo: “Os não conformistas não passam de um bando de heréticos. Nós temos a
sucessão apostólica, os sacramentos e os sacerdotes”. Ora, eles se gabam de
serem “católicos”, apesar de sua alegação ser desautorizada tanto pela
babilônia aqui de baixo como pela Jerusalém lá de cima. Que se vangloriem.
Enquanto temos a Cristo, eles que fiquem com sua sucessão apostólica e todos os
outros lixos. Ele é a porta, e, se entramos por Ele, está tudo muito bem.
Eu gosto da história dos moradores das ilhas Sandwich que tinham sido
convertidos por intermédio de um dos nossos missionários e já estavam ouvindo o
evangelho há anos. Um dia, dois ou três senhores com longos talares pretos
desembarcaram ali, e o povo perguntou porque tinham vindo. Eles responderam:
-- Viemos instruí-los na fé verdadeira e ensiná-los.
-- Bem – disseram aqueles, -- se o seu é verdadeiro e de acordo com as
escrituras iremos ouvi-los.
Assim de passagem foi mostrado um pequeno diagrama aos nativos semelhante
a uma árvore com muitos galhos.
Os ramos mais distantes eram os vários santos, os crentes os que fazem
boas obras. Depois os galhos um pouco mais fortes eram os sacerdotes; os mais
grossos eram os bispos, os bem fortes eram os cardeais, e todos se juntavam ao
tronco que era o Papa. Na base estava Pedro, derivando sua autoridade
diretamente de Cristo. Os nativos fizeram perguntas sobre todos estes galhos,
especialmente alguns apodrecidos que estavam caindo num fogo:
-- Quem são estes? – Estes eram Lutero, Calvino e outros hereges que
tinham sido cortados da árvore verdadeira que é a igreja.
-- Digam-me – disse um dos moradores das ilhas, -- Quem é a raiz das
árvores? – É claro que concordaram que a raiz era Jesus Cristo. Então todos
bateram Palmas de alegria e disseram:
-- Não nos importamos com os ramos e galhos; nunca ouvimos falar deles, mas
temos a raiz, ela é suficiente para crescermos nela. – Da mesma maneira,
irmãos, podemos dizer esta noite que, se temos a Cristo, temos a “raiz duma
terra seca”. Obtemos a raiz da questão, a base, o resumo, a substância de tudo.
Os outros crêem em muitas formas;
Não queremos discutir a esperança deles.
Que eles corram atrás dos seus negócios e se alegrem com suas ilusões; a
porta é Cristo. Nós temos a Cristo, nós entramos pela porta, nós cremos Nele,
nós entramos na fé, na alegria e na paz por meio Dele. Nós estamos satisfeitos
com isso; que outros queiram escalar por outro lugar, se quiserem.
Antes que eu termine este ponto, quero fazer uma pergunta que se propõe
por si mesma: será que todos já entramos pela porta? Concordamos que Cristo é a
porta. Já passamos por ela? Vocês que estão ficando velhos – sempre ficam
contentes quando vejo cabeças brancas no auditório, com os cabelos grisalhos da
maturidade – todos já creram em Jesus? Vocês conhecem a verdade, não querem
ouvir a pregação de nada a não ser do evangelho simples; mas será que já se
apropriaram dele? Pode-se morrer de fome com pão sobre a mesa e morrer de sede
com água pelo pescoço, se a pessoa não comer e beber. Você já confiou em
Cristo. Se não, como pode permanecer em estado de descrença, se “o que não crê
já está julgado, porquanto não crê no filho de Deus?” Homens e mulheres na
meia-idade, debatendo-se com as preocupações dos negócios, vocês já entraram em
Cristo? Eu sei que os pensamentos de vocês estão necessariamente muito ocupados
com o mundo; mas você não tem tempo para refletir sobre esta pergunta, ou se
arrisca a negligenciá-la: “Você crê no filho de Deus?” Se a resposta é não, meu
amigo, sua vida está por um fio, que, se cortado, tornará certa a sua ruína. E
vocês, jovens, que prova de bênção vê-los dispostos a vir ouvir a palavra! Mas,
será que já a ouviram com seus ouvidos interiores? Já olharam para o seu
mestre? É muito bom vir a Cristo cedo na manhã da vida, para ter um dia longo
de felicidade diante de si! Que este seja o privilégio de cada um de nós. É
inútil olhar para a porta se você não entra por ela. Que Deus lhe dê a graça de
entrar se você ainda não o fez.
Nosso Senhor e mestre nos diz qual são as vantagens de entrar por Ele que
é a porta: aquele que entra por Cristo será salvo, entrará e sairá e achará
pastagem.
Ele será salvo: imagine que alguém acidentalmente mate seu companheiro. O
parente mais próximo da vítima tomará providências para matar o homicida por
vingança, se conseguir pegá-lo. Por isso o pobre homem foge o mais rápido que
puder para a cidade de refúgio. Seu coração está acelerado, seus pés voam, ele
corre com todas s suas forças. Ele passa por uma seta onde se lê: “Refúgio”, e
continua correndo. Em dado momento ele olha para traz e vê que o vingador está
nos seus calcanhares. Ele o vê aproximar-se e que provavelmente logo o
alcançara. Quanto cuidado ele toma para não tropeçar em alguma pedra, como ele
voa pelo caminho, rápido como uma gazela! Ele corre até avistar os portões da
cidade. “Essa é a cidade do refúgio”, ele se anima. Mas ele não se detém,
porque só a visão da cidade não o ajuda em nada; ele apressa seu passo para
ultrapassar o vento, a disparar pelo pórtico e ver-se na avenida central da
cidade. Agora ele pára para respirar. Agora ele pode enxugar o suor da testa.
“Agora estou seguro”, ele diz: “porque nenhum vingador de sangue se atreverá
passar por aquele limiar; quem consegue fugir para cá está livre”. A mesma
coisa acontece com o pecador quando o pecado o persegue, quando descobre que
ofendeu à Deus. Ele ouve os terríveis caçadores da vingança divina correndo
céleres atrás dele, e sua consciência voa, sua alma se apressa para a cruz. Ele
recebe um pouco de esperança; ele ouve o salvador; mas isto não é suficiente.
Ele só irá descansar, só poderá dizer que está em paz quando tiver passado pelo
portão da fé e puder dizer: “Agora creio que Jesus morreu por mim”.
Quem entrar pela porta será salvo. A arca de Noé foi construída nos
tempos idos para preservar Noé e sua família no grande dilúvio. Não se pode dizer
que Noé seria salvo enquanto não entrasse pela porta.
Depois que ele o fez, as mãos divinas, invisíveis, fechou a porta. Quando
Noé viu como Deus a calafetava e compreendeu que estava preso ali dentro, ele
se sentiu bem seguro. Se Deus nos tranca dentro, o dilúvio lá fora não pode nos
fazer nenhum mal. Quem deus fecha deve estar seguro. No momento em que um pobre
pecador confia em Cristo, Deus tranca a porta. Ali ele está e ali Ele ficará
até que o tempo não exista mais. Ele está protegido. Os poderes do inferno não
podem destruí-lo, e a vingança de Deus não pode tocá-lo. Ele passou pela porta,
e será salvo.
Li outro dia a história de uns russos que passavam por uma ampla
planície, onde aqui e ali se via grandes florestas. As aldeias ficavam quinze
ou vinte quilômetros uma da outra, os lobos estavam soltos, os cavalos corriam
em disparada louca, os viajantes podiam ouvir os latidos dos lobos atrás deles.
Os cavalos davam tudo de si, mas os lobos chegavam cada vez mais perto, e eles
só escaparam, como dizemos, “por um triz”, conseguindo entrar em uma cabana que
encontraram à beira da estrada e fechar a porta. Depois eles ouviram os lobos
saltando sobre os telhados, roendo a porta, uivando e assustando-os com muitos
ruídos, mas os viajantes estavam seguros porque tinham entrado pela porta, e a
porta estava fechada. Agora, se alguém está em Cristo, ele pode ouvir com que
os demônios uivando como lobos, ferozes e famintos por ele; seus pecados, como
lobos, estão tentando arrastá-lo para baixo, para a destruição. Porém ele
entrou em Cristo, e este é um abrigo tal que, se todos os demônios desse mundo
viessem ao mesmo tempo, não conseguiriam arrancar um único sarrafo desse
refúgio eterno; só ele pode ficar firme, mesmo que o céu e a terra se
desfizessem. Cristo diz a todo homem e mulher que eles serão salvos se entraram
pela porta. Você não precisa ter nenhuma dúvida quanto a isso. Não deixe
ninguém questionar se você será salvo ou não; você será. Agarre nesse bendito
“será”. Senhor se você foi um bêbado, mas agora confia em cristo, você será
salvo. Você não voltará para a bebedeira, mas será salvo dela se crer nele.
Senhora, se você manchou seu caráter da pior maneira possível, mas crê em
Cristo, nenhum dos seus pecados passados irá arruiná-la, mas você será salva.
Sim, apesar de vocês serem tentados todos os dias das suas vidas, tentados como
jamais antes, Deus é fiel e não pode mentir – se você passar por Cristo que é a
porta, você será salvo. Você está entendendo o que é passar pela porta?
Significa depender de Jesus, entregar-se a Ele, descansar Nele. Quando você
dependura seus apetrechos de cozinha nos ganchos do armário, o que os impede de
cair? Nada além do gancho; se ele segura bem, nada do que está pendurado nele
poderá cair. Você precisa confiar em Cristo como os utensílios estão pendurados
no gancho ele está firme como um gancho bem parafusado, se você se pendura
nele, não poderá nem ira perecer. Este é o principal privilégio – ele será
salvo.
Quem passou pela porta poderá entrar. Aquele que crê em Cristo entrará no
descanso e na paz, porque não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.
Ele entrará no conhecimento secreto. Ele será um erudito e será instruído por
Cristo como seu rabino. Ele irá até Deus em oração com ousadia santa. Ele irá
para aquilo que está atrás do véu e falará com Deus de diante do trono da
graça. Ele entrará na condição de filho e se tornará herdeiro adotivo do céu.
Ele entrará na comunhão intima com Deus, falará com seu criador. O senhor fará
resplandecer o seu rosto sobre ele. Ele alcançará as coisas mais elevadas,
entrará na sala do tesouro da aliança e dirá: “Tudo é meu”. Ele entrará no
depósito das promessas e tomará tudo que sua alma precisa. Ele entrará,
avançando de círculo em círculo, até chegar ao lugar mais interior, onde o amor
de Deus é espalhado com mais graça.
Quem passa pela porta será salvo e entrará. Se você sabe o que isso
significa – entre; entre mais fundo; entre mais, constantemente. Não pare onde
você está, mas entre até você receber um pouco mais. Se você ama a Cristo,
aproxime-se mais Dele, mais, ainda mais. Que sua oração seja:
Mais perto quero estar, meu Deus, de ti,
Inda que seja a dor que me uma a ti.
Sempre hei de suplicar: “Mais perto quero estar,
Meu Deus de ti!”
No entanto, se coce quer entrar em qualquer coisa espiritual, você
precisa ir através de Cristo. Vocês que abrem suas bíblias e querem compreender
um texto, a maneira de entrar no sentido de um texto é pela porta, Cristo.
Vocês que querem mais santidade venham pela porta; o caminho para a santidade
não é por Moisés, mas, por Cristo. Vocês que querem uma comunhão mais íntima
com o pai celestial, o meio de entrar não pelos seus esforços próprios – mas
Cristo. Você veio para Cristo primeiro para receber salvação; você precisa
continuar vindo a Cristo para ser santificado. Jamais procure outra porta
porque só existe uma, e esta o levará para a vida, amor, paz, conhecimento e
santificação. Ela o levará para o céu. Cristo é a chave mestra pêra todas as
dependências para todas as dependências do palácio da misericórdia, e se você
tem Cristo você pode entrar. Nada pode manter você fora de alguma câmara
secreta. Você entrará, em nome de Deus através de Cristo, que é a porta.
O próximo privilégio é que você sairá. Os dois juntos - entrar e sair –
significam liberdade. O cristão não entra numa igreja como numa prisão; ele
entra como um homem livre que entra e sai de sua própria casa. Entretanto, o
que significa sair? Creio que é o seguinte, irmãos: aqueles que confiam em
Cristo saem para suas atividades diárias através de Cristo, que é a porta.
Quantos de vocês já pensaram nisso? Você percebe que às vezes você levanta, se
veste e sai precipitado para o trabalho, e se sente fraco o dia todo. Bem, eu
não me admiro, porque não saiu através da porta, Cristo. Imagine que você tenha
se entregue a Cristo para o dia e, mesmo que teve só pouco tempo para orar, e
disse nesses termos: “Senhor, sou teu. Toma conta de mim hoje. Estou saindo
para onde haverá muitas coisas para me tentar e provar. Não sei o que haverá hoje,
Senhor, mas estou saindo em teu nome e descansando em tua força. Se há algo que
eu possa fazer por ti, desejo fazê-lo. Se há algo a sofrer, desejo sofrê-lo por
amor a ti, mas cuida de mim, Senhor. Não quero sair e encarar as outras pessoas
antes de ter visto a tua face, e não quero falar com elas antes de ter falado
contigo, nem ouvir o que elas tem a dizer antes de ter ouvido o que o Senhor
Deus tem a dizer”. Você pode crer que é uma bênção quando você passa pela
porta. Você terá a certeza de voltar feliz para casa quando sai dessa maneira.
Será que este sair não significa sair para o sofrimento? Às vezes você e
eu somos chamados para suportar dores físicas e perdas de bens ou de entes
queridos. Como é bom sair para sofrer essas coisas pela porta, e poder dizer:
“Mestre, isto é uma cruz, mas eu quero carregá-la, não na minha força, mas na
tua. Faça comigo o que quiseres; beberei o cálice que tu o indicaste”. Em
qualquer coisa e que você puder ver a mão de Cristo, o amargo fica doce e as
coisas pesadas logo ficam leves. Vá para o seu leito de enfermidade como espera
ir para o leito de morte: pela porta, isto é, através de Cristo.
E quando, como às vezes acontece, temos de sair, por assim dizer, da
comunhão com Cristo para lutar com nossos pecados interiores, a maneira certa
de lhes resistir é pela porta. Se você alguma vez tentar lutar contra o pecado
pela sua própria força, ou em base legal, ou se você sente que será condenado
se não vencer esses pecados, você será tão fraco como água. O caminho da
vitória é pelo sangue do cordeiro. Não há como matar o pecado exceto jogando o
sangue de Cristo sobre ele. Assim que o sangue de Cristo entra em contato com o
pecado persistente, o pecado retrocede de pronto. Saia para os seus conflitos
espirituais pela porta.
Assim, amados, em tudo que fazemos pelo Senhor devemos sair pela porta.
Para mim é sempre agradável pregar quando que saí em nome do meu mestre, quando
não venho para lhes dizer as idéias que desenvolvi em próprio cérebro, nem para
colocar para vocês ilustrações interessantes, como eu às vezes gostaria. Quando
venho para lhes dizer simples e somente o que meu Senhor quer que vocês saibam,
trago-o como mensagem a vocês do deus de vocês, e ele acende em meu coração seu
grande amor pelos pecadores que estão perecendo. Assim, o ministério é um
prazer.
Agora, o último privilégio mencionado no texto é “e achará pastagem”. Eu
imagino que foi para isso que vocês vieram aqui, vocês que amam o Senhor: para
encontrar pastagem. É uma grande benção se, quando vimos ouvir o evangelho, ele
se torna um verdadeiro pasto para nós. Conhecemos alguns que dizem que os
problemas da semana se tornam insolúveis porque o domingo foi vazio. Se vocês
são membros de uma igreja dilacerada por discórdias, onde o pastor tem
abundância de tudo menos de Cristo, vocês logo vão começar a reclamar, e a
valorizar o privilégio de ouvir Jesus Cristo, elevado entre vocês. Quem, porém,
são as pessoas que ganham pastagem quando Jesus Cristo é pregado? Não são todas
que o ouvem, nem mesmo todos os crentes. Há ocasiões em que você ouve um sermão
que não serve para você, mas seu irmão ou irmã ao seu lado pode ser grandemente
instruído e confortado por ele. Nesse caso, eu não me surpreenderia se a razão
é que seu amigo entrou no culto pela porta e você não.
Você conhece a história do senhor Erskine e da boa senhora que veio
ouvi-lo pregar em um dia de ceia? A pregação foi tão agradável que ela achou
que nunca tinha ouvido outra igual. Assim, depois do culto ela perguntou:
- Quem foi aquele senhor que pregou hoje? – quando lhe falaram que foi o
Sr. Ebenezer Erskine, ela disse:
- Voltarei no próximo domingo para ouvi-lo de novo. – ela veio, ouviu, e
pensou: “Que pregação pesada e seca!” não recebeu nenhum conforto com ela;
então, como uma mulher tola que eu acho que ela deve ter sido, ela foi ao vestíbulo
e disse:
- Sr. Erskine, domingo passado eu o ouvi com muito prazer; nunca fui tão
edificada. Vim novamente esta manhã, mas fui terrivelmente desapontada. – O bom
homem respondeu com muita calma:
- Desculpe, minha senhora, quando veio a igreja domingo passado, veio com
que motivação?
- vim para a ceia, senhor.
- para ter comunhão com Cristo, eu imagino? – ele perguntou.
- |Sim, senhor.
- Bem, a senhora veio para isso, e o recebeu. Agora, diga-me, para que a
senhora veio aqui esta manhã?
- vim para ouvi-lo, senhor – ela disse.
- e foi o que a senhora recebeu, e nada, além disso, porque a senhora não
veio para nada mais.
Ora, quando as pessoas vêm para ouvir certo pastor, ou por hábito, ou
pela forma, será que sempre recebe aquilo pelo que vieram? Quando a pessoa vem
a procura de falhas, nós sempre lhes servimos muitas das nossas imperfeições
para entretê-las, de modo que não saiam desapontadas. Outros que vêm somente
por hábito, dizem: “Bem, esta é a minha tarefa; fiz minha obrigação”. É óbvio
que sim. Mas se você entrou pela porta – isto é, olhando para Cristo,
procurando por Cristo, desejando não ver o pregador, mas o Senhor, não receber
as palavras do homem, mas de Deus para sua alma – eu creio que você achou
pastagem.
Eu penso que o texto pode significar que quem descansa em Cristo terá
todas as suas necessidades supridas. Se este texto não diz isto, outro diz: “O
Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos
verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”.
Alguns de vocês são muito pobres, mas se confiaram em Cristo, podem
reivindicar esta promessa: “o Senhor disse que eu acharia pastagem”. Venha a
Cristo e lhe diga que foi Ele mesmo que afirmou isso: “Nenhum bem sonega aos
que andam retamente”.
Eu anseio em Deus que alguns que ainda não entraram no aprisco sejam
agora atraídos à Jesus. Oh entrem pela porta para estes quatro privilégios
especiais. Você talvez nunca tenha uma oportunidade assim. Talvez você nunca
mais seja tocado assim pelo Espírito de Deus. Sim! Sem demora lancem suas almas
impotentes nos braços cheios de graça do Salvador, que pode e quer salvar, para
que sejam salvos agora.
Autor: Pr Charles Haddon Spurgeon
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