Apresentarei aos amados, para o vosso deleite espiritual, um estudo acerca da doutrina do Espírito Santo. Este estudo é de vários autores, uma compilação de várias obras, inclusive da Bíblia de Estudo Pentecostal, uma das melhores Bíblia já lançadas pela CPAD.
A pessoa do Espírito Santo - A doutrina do Espírito Santo ocupa lugar central no movimento de renovação espiritual. Vários atributos definem uma pessoa, mas podemos destacar o intelecto, a sensibilidade e a vontade. Deus subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, Ef 4: 6. Portanto, o Pai é pessoa, o Filho é pessoa e o Espírito é pessoa.
Ele ensina e faz lembrar - Jo 14: 26 - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão de ensinar, Ne 9: 20. Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.
Ele tem sabedoria e inteligência - Is 11: 2 - O profeta está falando do Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a fim de cumprir a vontade do Pai, Jo 1: 33, 34. Ele descreve a plenitude do Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia a toda a verdade, Jo 16: 13-14.
Ele tem conhecimento e conselho - Is 11: 2 - Entre os 9 dons citados em 1Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo. Ele nos faz ver os mistérios de Deus, Rm 11: 33.
Ele revela - Ef 1: 17 - Ele é onisciente. Em 1Co 12: 8, Paulo fala sobre os dons de revelação: sabedoria, conhecimento e discernimento dos espíritos. O Espírito perscruta as profundezas de Deus, 1Co 2: 10.
I - SUA SENSIBILIDADE
É a habilidade de sentir as coisas ou a propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira adequada. Sensibilidade refere-se aos sentimentos, às emoções, etc. O Espírito Santo sente e reage, assim como nós, quando nos emocionamos. Vejamos:
a) Amor - Rm 15: 30 - É o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem-estar de outrem.
b) Alegria - At 2: 13 - Houve uma verdadeira alegria entre os crentes que receberam o Espírito Santo. Por que? Porque Ele estava presente trazendo alegria. É inconcebível que uma pessoa cheia do Espírito viva em tristeza.
c) Tristeza - Ef 4: 30 - O Espírito Santo pode sentir intensa mágoa, assim como nós. O cristão pode entristecer o Espírito Santo quando não dá importância à sua presença, voz e orientação, Gl 5: 16-25.
d) Gemidos - Rm 8: 26 - Quando a Palavra diz que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, está mostrando que Ele intercede juntamente com o crente; Ele sente a nossa dor, geme e sofre conosco.
e) E ainda - Ele pode ser apagado, tentado e afrontado, At 5: 9; 1Ts 5: 19 e Hb 10: 29.
III - SUA VONTADE
III - SUA VONTADE
Vontade é a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. O Espírito Santo tem vontade própria. Isto está evidenciado em suas atitudes, tanto no Antigo como no Novo Testamento:
a) No repartir os dons liberalmente, 1Co 12: 11 - “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
b) No permitir ou impedir, At 16: 7 - O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a sua vontade. Ele pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer.
c) No convidar, Ap 22: 17 - Quando alguém realiza uma festa, convida a quem quer para participar. O Espírito convida o homem para aceitar Jesus, que disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt 11: 28.
d) No orientar, At 13: 2 - Quando há oração e consagração em busca da vontade de Deus, o Espírito Santo orienta.
Portanto, as evidências decorrentes dos ensinos bíblicos mostram que o Espírito Santo não é uma força impessoal. Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. Não há vida cristã abundante sem o auxílio do Espírito Santo. Ele torna a fé dinâmica e nos dá compreensão exata da vontade de Deus.
Nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia
Espírito, Ef 5: 18 e Mc 1: 10;
Espírito Santo, At 2: 4;
Espírito de vida, Rm 8: 2;
Espírito de graça, Hb 10: 29;
Espírito de adoção, Rm 8: 15;
Espírito da glória de Deus, 1Pe 4: 14;
Espírito de inteligência, Is 11: 2;
Espírito de santidade, Rm 1: 4;
Espírito Santo da promessa, Ef 1: 13;
Espírito de Jesus, At 16: 7;
Espírito de Deus. Gn 1: 2;
Espírito do nosso Deus, 1Co 6: 11
Espírito Eterno, Hb 9: 14;
Espírito de vosso Pai, Mt 10: 20;
Consolador, Jo 14: 16 e 15: 26;
Espírito de Verdade, Jo 16; 13;
Espírito de Jesus Cristo, Fp 1: 19;
Espírito do Senhor, Jz 14: 6 e Lc 4: 18;
Espírito de Sabedoria, Is 11: 2;
Símbolos do Espírito Santo
Vamos estudar palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo.
1 – FOGO – Lucas 3:16 – O fogo fala de Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus.
a) O FOGO QUEIMA = é, portanto um símbolo da presença de Deus (Hebreus 12:29). Deus é chamado de “fogo consumidor”, e temos aqui uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus. (Êxodo 3:2).
b) O FOGO CONSUME = Consome o que é combustível – “madeira, palha e feno” ( 1 Corintios 3:13-15). O Espírito Santo é contra tudo o que é falso e a tudo o que não é feito por amor e não visa glorificar a Deus.
c) O FOGO LIMPA = Somente o fogo pode tirar a escória de diferentes materiais. O fogo é, portanto símbolo do poder purificador do Espírito Santo. Aquilo que não pode ser refinado e expurgado pela santidade do Espírito Santo é destruído pelo fogo (Isaías 6:6-7 e Números 3:3-4).
d) O FOGO AMOLECE = Há materiais que se derretem em contato com o fogo como a acera por exemplo. O fogo do Espírito Santo derrete os corações endurecidos como ocorreu no dia de Pentecostes conforme Atos 2:37.
e) O FOGO ENDURECE = Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para o amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito Santo torna o crente mais brando, tornando-o mais forte, mais resistente.
f) O FOGO ESQUENTA = O Espírito Santo tal como o fogo torna a alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço.
g) O FOGO ILUMINA = Israel era guiado a noite por um “clarão de fogo” (Salmos 78:14). O Espírito Santo nos guia não de modo figurado, mas real. (Gálatas 5:18).
2 – VENTO – Atos 2:2 – Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo. O vento é invisível, porém é real, mesmo não podendo tocar, nem compreender nós o sentimos. (João 3:8). A sua ação independe de determinação humana, assim também é o Espírito Santo. A mesma palavra “pneuma” que é usada em referencia ao Espírito Santo, também é traduzida por “vento”, “ar” ou “fôlego”. Deus soprou em Adão o fôlego da vida e ele tornou-se alma vivente. Cristo soprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. (João 20:22). O Espírito Santo era o Seu fôlego de vida e a ação do vento simboliza os benefícios proporcionados a nós pelo Espírito Santo.
a) ALIMENTAÇÃO = Três quartos da alimentação dos homens e dos animais vem do ar- oxigênio. Também a vegetação depende da alimentação que provem do ar. Podemos viver alguns dias sem outros tipos de alimentos, mas sem o ar, apenas por alguns minutos. A grande lição é que sem o Espírito Santo não há vida espiritual! (Ezequiel 37:9,10).
b) TRANSMISSÃO = Todo som é transmitido pelas ondas do ar e sem atmosfera seria impossível se ouvir alguma coisa. Pelo Espírito Santo o homem fala a Deus e Deus fala ao homem e é através do Espírito Santo que nossas orações são transmitidas a Deus (Romanos 8:26), e também a mensagem de Deus é transmitida aos pecadores (Lucas 4:18).
c) PODER = Como o vento forte e impetuoso, o Espírito Santo manifestou-se no cenáculo, onde os crentes primitivos estavam reunidos no dia do Pentecostes. Eles foram cheios de uma forte onde de poder sobrenatural e o medo do apóstolo Pedro deu lugar a intrepidez e a multidão foi dominada pelo poder do Espírito Santo, rendendo-se a Cristo o Salvador. (Atos 2:2;37-41).
d) REFRIGÉRIO = O vento movimenta e refresca os homens, amenizando o calor do sol. O Espírito Santo opera de forma idêntica movendo os crentes tanto coletiva como individualmente, trazendo o refrigerado senso da presença de Deus. O vento também alimenta o fogo o que simboliza uma ação simultânea do Espírito Santo. O vento é a atmosfera em movimento e tem caráter permanente, o que ensina que o Pentecostes deve continuar como um movimento até o dia do arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. (Atos 2:1-4). Esta é a vontade de Deus!!
3 – AGUA, RIO, CHUVA – João 7:37-39 – A respeito da água como símbolo do Espírito Santo, vamos observar os seguintes pontos:
a) ORIGEM = Cristo, a fonte (João 7:37-38). A chuva vem do céu (Isaías 55:10), o Espírito Santo foi enviado do céu. (Atos 2:33).
b) PROPORÇÃO = A água é abundante e como dois terços do globo são construídos de água, considere a importância da proporção:
b.1 – Água de um odre , insuficiente (João 7:37).Representa a acomodação de uma vida espiritual fraca e raquítica.
b.2 – Água de um poço, limitada (João 4:6,13). Embora as portas do céu estejam abertas, a proporção que recebemos depende da nossa disposição de buscar.
b.3 – Água a jorrar , ilimitada (João 4:14). “Fonte a jorrar para a vida eterna”. Escolha sua parte!
c) UTILIDADE = A água refresca e mata a sede (Salmos 42:2; 23:2). Estas ações são atribuídas propriamente ao Espírito Santo neste texto. A água faz brotar as árvores e a erva (Jó 14:9; Isaías 44:4), assim também o Espírito Santo renova e produz frutos em nossas vidas. (Gálatas 5:22; Salmos 104:30). A água limpa (Hebreus 10:22) assim o Espírito Santo limpa ou lava (Tito 3:5). A água fertiliza e faz prosperar (Isaías 44:3). Estas utilidades são reais e representam as benções do Espírito Santo que temos experimentado e podem ser utilizadas por quantos quiserem buscar com fé. A água é indispensável a vida e representam o poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo. Nada vive sem água assim também sem o Espírito Santo não há vida espiritual de maneira alguma.
4 – ÓLEO, AZEITE - Nas escrituras o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16). O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque era usado no ritualismo do Antigo Testamento, correspondendo a operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação. O óleo (Azeite) representa uma ação prática do Espírito Santo de Deus.
Aplicação simbólica do Óleo (azeite):
1 – Azeite na orelha – Levítico 14:17 – Habilitação para ouvir a voz de Deus (Apocalipse 2:17).
2 – Azeite na mão – Levítico 14:17 – Habilitação para o trabalho de Deus (Zacarias 4:6).
3 – Azeite no pé – Levítico 14:17 – Habilitação para andar nos caminhos do Senhor(Gálatas 5:16).
4 – Azeite no rosto – Salmos 104:15 – Brilho de alegria espiritual (2 Corintios 3:18).
5 – Azeite em outras vasilhas – 2 Reis 4:4-6 – Bênçãos para outras pessoas (Romanos 5:5).
6 – Azeite nas feridas – Lucas 10:34 – Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas 4:18).
Composição e uso especial do Óleo (azeite):
1 – Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êxodo 30:32,33), ninguém podia imitar o Espírito Santo.
2 – Era proibido usara o óleo sagrado para fins particulares assim também o Espírito Santo não pode ser usado mas, Ele usa os servos de Deus (Êxodo 30:32).
3 – Além disso o óleo era usado para alimentar, iluminar, lubrificar, curar as enfermidade, suavizar a pele, etc. Da mesma maneira o Espírito Santo alimenta, ilumina, lubrifica, cura e suaviza a alma, glória a Deus pelo dom do Seu Espírito Santo.
5 - SELO - Efésios 1:13 e 2 Timóteo 2:19 – O selo é prova de propriedade, legitimidade e autoridade, segurança ou preservação. O selo do cristão é o Espírito Santo e o selo tem relação com o batismo no Espírito Santo. Como Jesus foi batizado com o Espírito Santo nos igualmente precisamos ser também. Jesus foi batizado – selado – pela razão de Seus próprios méritos (Mateus 3:16) e nós somos selados pelos méritos de Jesus (1 Corintios 1:30 e Romanos 8:32).
6 - POMBA – O Espírito Santo desceu sobre os discípulos no cenáculo em forma de fogo – havia o que queimar. Sobre Jesus, veio em forma corpórea de uma pomba – símbolo de pureza e da inocência de Cristo. Vamos considerar um paralelo quando a pomba relata na Bíblia.
a) A pomba saiu da arca depois do juízo do sepultamento da terra nas águas e sua imersão (Gênesis 8:8-12). O Espírito Santo veio do céu sobre os discípulos depois do juízo que caiu sobre Jesus por causa dos nossos pecados. Seu sepultamento e ressurreição (Atos 2:14; Romanos 6:3-5)
b) A pomba saiu da arca (Gênesis 8:8). O Espírito Santo veio através da arca – Cristo (Lucas 24:29; Atos 2:33).
c)A pomba foi enviada três vezes e na terceira vez ficou. (Gênesis 8:8,9: 10:11-12). O Espírito Santo foi enviado três vezes: a primeira sobre os profetas, a segunda sobre Jesus e a terceira no Pentecostes sobre a Igreja e veio para permanecer com ela. ( 1 Pedro 1:10,11; Mateus 3:16; Atos 2:1-4; João 14:16-17). A pomba é uma ave limpa e era usada para sacrifícios (Lucas 2:24). Geralmente, se admite que este símbolo (a pomba) fala de gentileza, pureza e paciência. Não há dúvida de que estas virtudes são próprias do Espírito Santo e determinam a maneira como Ele age no crente para produzir estas qualidades dignas do céu.
1 – FOGO – Lucas 3:16 – O fogo fala de Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus.
a) O FOGO QUEIMA = é, portanto um símbolo da presença de Deus (Hebreus 12:29). Deus é chamado de “fogo consumidor”, e temos aqui uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus. (Êxodo 3:2).
b) O FOGO CONSUME = Consome o que é combustível – “madeira, palha e feno” ( 1 Corintios 3:13-15). O Espírito Santo é contra tudo o que é falso e a tudo o que não é feito por amor e não visa glorificar a Deus.
c) O FOGO LIMPA = Somente o fogo pode tirar a escória de diferentes materiais. O fogo é, portanto símbolo do poder purificador do Espírito Santo. Aquilo que não pode ser refinado e expurgado pela santidade do Espírito Santo é destruído pelo fogo (Isaías 6:6-7 e Números 3:3-4).
d) O FOGO AMOLECE = Há materiais que se derretem em contato com o fogo como a acera por exemplo. O fogo do Espírito Santo derrete os corações endurecidos como ocorreu no dia de Pentecostes conforme Atos 2:37.
e) O FOGO ENDURECE = Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para o amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito Santo torna o crente mais brando, tornando-o mais forte, mais resistente.
f) O FOGO ESQUENTA = O Espírito Santo tal como o fogo torna a alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço.
g) O FOGO ILUMINA = Israel era guiado a noite por um “clarão de fogo” (Salmos 78:14). O Espírito Santo nos guia não de modo figurado, mas real. (Gálatas 5:18).
2 – VENTO – Atos 2:2 – Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo. O vento é invisível, porém é real, mesmo não podendo tocar, nem compreender nós o sentimos. (João 3:8). A sua ação independe de determinação humana, assim também é o Espírito Santo. A mesma palavra “pneuma” que é usada em referencia ao Espírito Santo, também é traduzida por “vento”, “ar” ou “fôlego”. Deus soprou em Adão o fôlego da vida e ele tornou-se alma vivente. Cristo soprou sobre os seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. (João 20:22). O Espírito Santo era o Seu fôlego de vida e a ação do vento simboliza os benefícios proporcionados a nós pelo Espírito Santo.
a) ALIMENTAÇÃO = Três quartos da alimentação dos homens e dos animais vem do ar- oxigênio. Também a vegetação depende da alimentação que provem do ar. Podemos viver alguns dias sem outros tipos de alimentos, mas sem o ar, apenas por alguns minutos. A grande lição é que sem o Espírito Santo não há vida espiritual! (Ezequiel 37:9,10).
b) TRANSMISSÃO = Todo som é transmitido pelas ondas do ar e sem atmosfera seria impossível se ouvir alguma coisa. Pelo Espírito Santo o homem fala a Deus e Deus fala ao homem e é através do Espírito Santo que nossas orações são transmitidas a Deus (Romanos 8:26), e também a mensagem de Deus é transmitida aos pecadores (Lucas 4:18).
c) PODER = Como o vento forte e impetuoso, o Espírito Santo manifestou-se no cenáculo, onde os crentes primitivos estavam reunidos no dia do Pentecostes. Eles foram cheios de uma forte onde de poder sobrenatural e o medo do apóstolo Pedro deu lugar a intrepidez e a multidão foi dominada pelo poder do Espírito Santo, rendendo-se a Cristo o Salvador. (Atos 2:2;37-41).
d) REFRIGÉRIO = O vento movimenta e refresca os homens, amenizando o calor do sol. O Espírito Santo opera de forma idêntica movendo os crentes tanto coletiva como individualmente, trazendo o refrigerado senso da presença de Deus. O vento também alimenta o fogo o que simboliza uma ação simultânea do Espírito Santo. O vento é a atmosfera em movimento e tem caráter permanente, o que ensina que o Pentecostes deve continuar como um movimento até o dia do arrebatamento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. (Atos 2:1-4). Esta é a vontade de Deus!!
3 – AGUA, RIO, CHUVA – João 7:37-39 – A respeito da água como símbolo do Espírito Santo, vamos observar os seguintes pontos:
a) ORIGEM = Cristo, a fonte (João 7:37-38). A chuva vem do céu (Isaías 55:10), o Espírito Santo foi enviado do céu. (Atos 2:33).
b) PROPORÇÃO = A água é abundante e como dois terços do globo são construídos de água, considere a importância da proporção:
b.1 – Água de um odre , insuficiente (João 7:37).Representa a acomodação de uma vida espiritual fraca e raquítica.
b.2 – Água de um poço, limitada (João 4:6,13). Embora as portas do céu estejam abertas, a proporção que recebemos depende da nossa disposição de buscar.
b.3 – Água a jorrar , ilimitada (João 4:14). “Fonte a jorrar para a vida eterna”. Escolha sua parte!
c) UTILIDADE = A água refresca e mata a sede (Salmos 42:2; 23:2). Estas ações são atribuídas propriamente ao Espírito Santo neste texto. A água faz brotar as árvores e a erva (Jó 14:9; Isaías 44:4), assim também o Espírito Santo renova e produz frutos em nossas vidas. (Gálatas 5:22; Salmos 104:30). A água limpa (Hebreus 10:22) assim o Espírito Santo limpa ou lava (Tito 3:5). A água fertiliza e faz prosperar (Isaías 44:3). Estas utilidades são reais e representam as benções do Espírito Santo que temos experimentado e podem ser utilizadas por quantos quiserem buscar com fé. A água é indispensável a vida e representam o poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo. Nada vive sem água assim também sem o Espírito Santo não há vida espiritual de maneira alguma.
4 – ÓLEO, AZEITE - Nas escrituras o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis (Êxodo 30:30; Levítico 8:12; 1 Samuel 10:1: 16:13; 1 Reis 13:16). O óleo é considerado símbolo do Espírito Santo porque era usado no ritualismo do Antigo Testamento, correspondendo a operação real do Espírito Santo na vida do crente na atual dispensação. O óleo (Azeite) representa uma ação prática do Espírito Santo de Deus.
Aplicação simbólica do Óleo (azeite):
1 – Azeite na orelha – Levítico 14:17 – Habilitação para ouvir a voz de Deus (Apocalipse 2:17).
2 – Azeite na mão – Levítico 14:17 – Habilitação para o trabalho de Deus (Zacarias 4:6).
3 – Azeite no pé – Levítico 14:17 – Habilitação para andar nos caminhos do Senhor(Gálatas 5:16).
4 – Azeite no rosto – Salmos 104:15 – Brilho de alegria espiritual (2 Corintios 3:18).
5 – Azeite em outras vasilhas – 2 Reis 4:4-6 – Bênçãos para outras pessoas (Romanos 5:5).
6 – Azeite nas feridas – Lucas 10:34 – Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lucas 4:18).
Composição e uso especial do Óleo (azeite):
1 – Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êxodo 30:32,33), ninguém podia imitar o Espírito Santo.
2 – Era proibido usara o óleo sagrado para fins particulares assim também o Espírito Santo não pode ser usado mas, Ele usa os servos de Deus (Êxodo 30:32).
3 – Além disso o óleo era usado para alimentar, iluminar, lubrificar, curar as enfermidade, suavizar a pele, etc. Da mesma maneira o Espírito Santo alimenta, ilumina, lubrifica, cura e suaviza a alma, glória a Deus pelo dom do Seu Espírito Santo.
5 - SELO - Efésios 1:13 e 2 Timóteo 2:19 – O selo é prova de propriedade, legitimidade e autoridade, segurança ou preservação. O selo do cristão é o Espírito Santo e o selo tem relação com o batismo no Espírito Santo. Como Jesus foi batizado com o Espírito Santo nos igualmente precisamos ser também. Jesus foi batizado – selado – pela razão de Seus próprios méritos (Mateus 3:16) e nós somos selados pelos méritos de Jesus (1 Corintios 1:30 e Romanos 8:32).
6 - POMBA – O Espírito Santo desceu sobre os discípulos no cenáculo em forma de fogo – havia o que queimar. Sobre Jesus, veio em forma corpórea de uma pomba – símbolo de pureza e da inocência de Cristo. Vamos considerar um paralelo quando a pomba relata na Bíblia.
a) A pomba saiu da arca depois do juízo do sepultamento da terra nas águas e sua imersão (Gênesis 8:8-12). O Espírito Santo veio do céu sobre os discípulos depois do juízo que caiu sobre Jesus por causa dos nossos pecados. Seu sepultamento e ressurreição (Atos 2:14; Romanos 6:3-5)
b) A pomba saiu da arca (Gênesis 8:8). O Espírito Santo veio através da arca – Cristo (Lucas 24:29; Atos 2:33).
c)A pomba foi enviada três vezes e na terceira vez ficou. (Gênesis 8:8,9: 10:11-12). O Espírito Santo foi enviado três vezes: a primeira sobre os profetas, a segunda sobre Jesus e a terceira no Pentecostes sobre a Igreja e veio para permanecer com ela. ( 1 Pedro 1:10,11; Mateus 3:16; Atos 2:1-4; João 14:16-17). A pomba é uma ave limpa e era usada para sacrifícios (Lucas 2:24). Geralmente, se admite que este símbolo (a pomba) fala de gentileza, pureza e paciência. Não há dúvida de que estas virtudes são próprias do Espírito Santo e determinam a maneira como Ele age no crente para produzir estas qualidades dignas do céu.
Dons Espirituais
Lista dos nove Dons Espirituais | |||
Palavra de Sabedoria | Uma enunciação do Espírito Santo aplicando a Palavra de Deus, ou a sua sabedoria, a uma determinada situação. | At 6.3 1Co 12.8; 13.2,9,12 | Estevão: At 6.10 Tiago: At 15.13-21 |
Palavra de Conhecimento | É o Espírito Santo revelando conhecimento a respeito de pessoas, circunstâncias, ou verdades bíblicas. | At 10.47,48; 13.2 1Co 12.8; 13.2,9,12 | Pedro: At 5.9,10 |
Fé | Fé sobrenatural comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus, para a realização de milagres. | Mt 21.21,22 Mc 9.23,24 Lc 17.6 At 3.1-8; 6.5-8 1Co 12.9; 13.2 Tg 5.14,15 | Centurião: Mt 8.5-13 Mulher Enferma: Mt 9.20 Cegos: Mt 9.27-29 Mulher Pecadora: Lc 9.36 Leproso: Lc 17.11-19 |
Cura | Restauração da saúde de alguém por meios sobrenaturais divinos. | Mt 4.23,24; 8.16 Mc 1.32-34; 6.13 Lc 4.40,41; 9.1,2 Jo 6.2; 14.12 At 4.30;5.15,16 1Co 12.9,28,30 | |
Operação de Maravilhas | Poder divino sobrenatural para alterar o curso da natureza | Mt 4.23,24; 8.16 Mc 1.32,33,39 Lc 4.40,41; 9.1 Jo 7.3; 10.25,32 At 2.22,43; 4.30 Rm 15.19 1Co 12.10,29 2Co 12.12 Gl 3.5 | |
Profecia | A capacidade momentânea e especial para transmitir mensagem, advertência, exortação ou revelação da parte de Deus sob a direção do Espírito Santo. | Lc 12.12 At 2.17,18 1Co 12.10; 13.9 Ef 4.11 1Ts 5.20,21 2Pe 1.20,21 1Jo 4.1-3 | Isabel: Lc 1.40-45 Maria: Lc 1.46-55 Zacarias: Lc 1.67-79 Pedro: At 2.14-40; 4.8-12 Ágabo: At 21.10,11 |
Discernimento de espíritos | Capacidade especial para julgar se profecias e enunciações sobrenaturais outras, provém do Espírito Santo. | 1Co 12.10; 14.29 | Pedro: At 8.18-24 Paulo: At 13.8-12; 16.16 |
Falar em outras Línguas | Expressar-se a nível do espírito, sob a influência direta do Espírito Santo, numa língua que a pessoa não aprendeu e nem conhece. | 1Co 12.10,28,30; 13.1; 14.1-40 | Discípulos: At 2.4-11 Cornélio: At 10.44,45 Crentes: At 19.2-7 Paulo: 1Co 14.6,15,18 |
Interpretação de Línguas | Capacidade especial para interpretar o que é falado em línguas estranhas, pelo Espírito Santo. | 1Co 12.10,30; 14.5; 13.26-28 | |
O FRUTO DO ESPÍRITO.
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).
O fruto do Espírito inclui:
(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).
O fruto do Espírito inclui:
(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
Vários autores – Compilado e publicado neste Blog pelo vosso conservo,
João Augusto de Oliveira
Paz irmão, excelente seu texto.
ResponderExcluirEu, como autora do Blog FRUTO DO ESPÍRITO, fico feliz em compartilhar com irmão de tão maravilhosa mensagem.
Te espero no meu espaço, fique a vontade para também comentar.
P.S. O Discípulo de Cristo continua com as mensagens de estudo, passa lá e veja a última da série.
Em Cristo,
***Lucy***
Obrigado cara Lucy!
ResponderExcluirQualquer hora passo lá, para conferir as novas postagens!
Na paz daquele que é, que era e que há de vir!
a paz de JESUS,,maravilhoso estudo,,DEUS continue lhe abencoando.
ResponderExcluir