quarta-feira, 27 de março de 2013

0 Entre frio, morno ou quente, você está em que tipo de crente?


Mas porque és morno, e não és frio nem quente; vomitar-te-ei da minha boca (Apocalipse 3.16)

Dentre as sete cartas enviadas por Jesus às Igrejas da Ásia, eu destacaria três cujos conteúdos são preocupantes; são elas: Tiatira, Sardes e Laodicéia. Das três, no entanto, a que ganha mais destaque é sem dúvida Laodicéia.

Os crentes laodiceanos na sua grande maioria tinham uma característica peculiar, e que se repete em vários crentes da atualidade – “a mornidão espiritual”.

Vivemos numa época em que encontramos estes três tipos de crentes nas igrejas: o frio, o morno e o quente. Segundo o Senhor Jesus, o pior deles é o morno. Vamos então tentar entender o porquê?

O crente frio – eu particularmente caracterizo o crente frio como aquele que desistiu de lutar, ou seja, parou diante dos problemas e das lutas. Acontece às vezes na nossa vida, problemas tão gigantes (aos nossos olhos) que somos obrigados a recuar; simplesmente perdemos a fé, ou seja, desanimamos e procuramos alguma caverna para nos esconder.

Quando o crente chega nesse grau de desânimo ou de “frieza” ele pode perfeitamente ser ajudado por Deus, ou seja, ser socorrido antes que morra definitivamente.

Portanto se você está triste, abatido e desanimado diante das lutas, eu tenho uma boa notícia: Deus está vindo em teu socorro! É só esperar mais um poucochinho de tempo e o que há de vir virá e não tardará.

O crente morno – esse tipo de crente sim é complicado. Complicado porque ele nem é nem deixa de ser. É aquele tipo de crente que se acha crente, salvo e abençoado, mas que às escondidas dá suas escapadelas e pratica aquilo que é abominável aos olhos de Deus.

O crente morno não reconhece seu estado de miserabilidade espiritual e continua agindo normalmente, como se nada estivesse acontecendo. É por isso que a vida dele corre grande perigo.

Sabe aquele crente que no domingo ele está no culto alegre sorridente e cumprimenta todo mundo, mas, durante a semana ele se transforma num devorador de homens? Ele em casa com a esposa e os filhos parece um cavalo (sem ofensa aos cavalos), no trabalho ele é um piadista, imoral com as mulheres e desonesto com os negócios. Mas quando ele chega à Igreja no próximo domingo se veste de anjinho, puxa vida, parece até o transformers.

Sabe aquele pessoal que diz que um pouquinho não faz mal porque Deus só quer o coração? Você já ouviu falar daquela galera do “nada a ver”? Pois bem, com Jesus tem tudo a ver. Tudo o que somos, fazemos, falamos, olhamos etc. interessa a Jesus o Senhor e Salvador de nossas vidas.

A “esse tipo de crente (o morno) Jesus diz:” Mas porque és morno, e não és frio nem quente; vomitar-te-ei da minha boca”.

Eu não sei que tipo de crente você é, mas se estiver enquadrado nesse segundo grupo, CUIDADO pois Deus não deixa escarnecer (Gálatas 6.7).

O crente quente – Você conhece algum crente quente? Eu não só conheço vários, como também procuro a todo o custo (ainda que não seja fácil) ser um deles.

O crente quente é uma benção. É aquele crente que não obstante as lutas e ameaças ele permanece firme no seu propósito de servir e adorar única e exclusivamente a Deus o Todo Poderoso.

O crente quente é aquele que é santo na Igreja, mas também é santo em casa, é sincero no culto mas também é sincero no trabalho, é honesto com os irmãos no templo mas também é honesto com a sua esposa e com os negócios.

Você é um destes? PARABENS! Você quer ser um destes? SEJA BEM VINDO! Você é um destes, mas quer sair do grupo? COITADO DE VOCÊ!

João Augusto de Oliveira



0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins