sábado, 2 de março de 2013

0 Subsídio para a Escola Dominical




Lição 9 – Elias no monte da Transfiguração

OBS: A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou "metamorfoseado") e se torna "radiante" no alto de uma montanha[1][2]. Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento[1]. Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de "Filho" por uma voz no céu - presumivelmente Deus Pai - como já ocorrera antes no seu batismo[1].
A Transfiguração é um dos milagres de Jesus nos evangelhos [3][4][2], diferente dos demais pois, neste caso, o objeto do milagre é o próprio Jesus[5]. Tomás de Aquino considerava a Transfiguração como o "maior dos milagres", uma vez que ele complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu[6]. A Transfiguração é também um dos cinco grandes marcos da vida de Jesus na narrativa dos evangelhos (os outros são o batismo, a crucificação, a ressurreição e a ascensão). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfigura%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus, acesso em 02 de Março de 2013, 07h25minh).
Qual o propósito central da Transfiguração?
R: No monte, Jesus assumiu sua glória celestial (Mateus 17.6). Lucas a firma que no encontro de Jesus com Moisés e Elias eles “falavam de sua partida”, ou seja, da morte de Cristo (Lc 9.31). O propósito da aparição não era outro senão consolar Jesus, pois os acontecimentos que o aguardavam eram extremamente angustiantes e demonstrariam a glória de Cristo e seu reino, (http://www.estudosgospel.com.br/diversos/duvidas-biblicas/a-transfiguracao-como-explicar.html, acesso em 02 e Março de 2013, 07h36minh).

Qual o monte em que ocorreu a Transfiguração?

R: Nenhum dos relatos bíblicos identifica a "alta montanha" da transfiguração pelo nome. Desde o século III, alguns cristãos identificam oMonte Tabor como sendo o local, inclusive Orígenes[42]. O local é há muito tempo o destino de peregrinos e fieis e ali está a Igreja da Transfiguração. Em 1808, Henry Alford colocou em dúvida esta localização se baseando na possível localização de uma fortaleza romana no local que Antíoco, o Grande, construiu em 219 a.C. e que Josefo afirma ter sido utilizada pelos romanos durante a Primeira Guerra Judaico-Romana (após a transfiguração, portanto)[43]. Outros acadêmicos rebateram que mesmo que Tabor tenha sido fortificado por Antíoco, nada impediria que a transfiguração tenha ocorrido ali[44]. Edward Greswell, porém, escrevendo em 1830, não viu "boas razões para questionar a antiga tradição eclesiástica que supõe que ela [a transfiguração] tenha ocorrido no monte Tabor"[45].
John Lightfoot rejeita Tabor como sendo muito distante, mas aceita que possa ter ocorrido em "alguma das montanhas perto deCesareia de Filipe"[46]. O candidato usual neste caso é o monte Panium, Paneas ou Banias, um pequeno morro situado perto da fonte do rio Jordão, próximo a Cesareia de Filipe[47]. R. T. France (1987) assinala que o monte Hermon é mais perto de Cesareia, mencionada no capítulo anterior de Mateus, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfigura%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus, acesso em 02 de março de 13, 07h25minh).

Qual o significado da Transfiguração para os discípulos?

R: Jesus levou Pedro, Tiago e João a um monte, onde ele foi transfigurado. Jesus sempre teve a glória divina, porque ele “é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (Hebreus 1:3). Ele “é a imagem do Deus invisível” porque nele reside “toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9). Mas, naquele dia no monte, esta glória se tornou visível aos olhos naturais dos três apóstolos que o acompanhava (http://www.estudosdabiblia.net/d185.htm, acesso 02 de Março de 2012, 07h26minh).

Qual o significado da Transfiguração de Jesus para Israel?

R: Significava que Jesus era o Messias esperado, o desejado de todas as nações, mas infelizmente Israel não o creu, o rejeitou e tem pago um preço exorbitante.

Qual o significado da Palavra Messias?

R: A palavra Messias em hebraico quer dizer “ungido”. É um título que significa que a pessoa era separada especialmente pelo Senhor para uma obra especial. Jesus era esse Messias. O Ungido prometido por Deus. Daí nós entendemos o grande entusiasmo de André em falar a todos que havia encontrado “O Messias”, Jesus. (http://www.esbocandoideias.com/2011/07/o-que-significa-messias-cristo-jesus.html, acesso em 02 de Março de 2013, 07h41min).

O que representavam Moises e Elias falando com Jesus no monte?

R: Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas. Entretanto, a voz de Deus do céu - "Ouçam a Ele!" - mostrou claramente que a Lei e os Profetas deviam dar lugar a Jesus. Aquele que é o novo e vivo caminho está substituindo o antigo; Ele é o cumprimento da Lei e das inúmeras profecias no Antigo Testamento. Além disso, em Sua forma glorificada eles tiveram uma breve visualização da Sua glorificação e entronização vindoura como Rei dos reis e Senhor dos  reis e Senhor dos senhores. (Marciel Soares Leite – BH)
Na paz de Cristo,

 João Augusto de Oliveira








0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins