John F.
MacArthur Jr, conhecido ministro evangélico norte-americano, autor prolífico e
conferencista bastante solicitado, num livro publicado no ano passado[1], ao
discorrer acerca dos efeitos do liberalismo teológico em denominações
evangélicas nos Estados Unidos, escreve:
Que lição a História nos ensina a respeito de movimentos desse tipo? Surpreendi-me ao ver a inconfundível resposta definida recentemente num editorial do jornal Los Angeles Times: O cristianismo liberal, abraçado pela liderança de todas as principais denominações protestantes, bem como por grandes segmentos do catolicismo norte-americano, tem sido alardeado pelos seus promotores, durante 40 anos, como o futuro da igreja cristã. Em vez disso, como todos agora admitem, exceto alguns fanáticos, todas as principais igrejas e movimentos dentro das igrejas, que tinham obscurecido a doutrina e abrandaram os preceitos morais, estão em declínio demográfico e, no caso da Igreja Episcopal, em desintegração.[2]
Que lição a História nos ensina a respeito de movimentos desse tipo? Surpreendi-me ao ver a inconfundível resposta definida recentemente num editorial do jornal Los Angeles Times: O cristianismo liberal, abraçado pela liderança de todas as principais denominações protestantes, bem como por grandes segmentos do catolicismo norte-americano, tem sido alardeado pelos seus promotores, durante 40 anos, como o futuro da igreja cristã. Em vez disso, como todos agora admitem, exceto alguns fanáticos, todas as principais igrejas e movimentos dentro das igrejas, que tinham obscurecido a doutrina e abrandaram os preceitos morais, estão em declínio demográfico e, no caso da Igreja Episcopal, em desintegração.[2]
O artigo relatou como, durante
reuniões denominacionais no verão de 2006, os episcopais se recusaram a acolher
um pedido da Comunhão Anglicana Mundial no sentido de se arrependerem da sua
decisão de nomear, como bispo, um homossexual praticante e assumido.
Recusando-se a reconsiderar aquela decisão, os episcopais também elegeram como
sua episcopisa-presidente uma mulher que abençoou explicitamente algumas
uniões-civis entre pessoas do mesmo sexo, adotou a agenda teológica mais
radicalmente feminista e dirigiu orações públicas nas quais se referiu a Cristo
como “nossa Mãe Jesus”.[3]
Quase naquela mesma semana, a Igreja
Presbiteriana dos Estados Unidos da América (PCUSA) aprovou designações
alternativas para as pessoas da Trindade — deixando de lado os termos Pai,
Filho e Espírito Santo e preferindo a “Mãe, Criança e Ventre” ou “Rocha,
Redentor e Amigo”.[4]
Essas denominações — e todas as
outras que já abraçaram o modernismo (ou o liberalismo teológico) — estão
declinando até ao ponto de total irrelevância. Hoje, o número de episcopais nos
Estados Unidos é cerca de metade do que havia há menos de cinqüenta anos. Em
1965, havia 3,4 milhões de episcopais; hoje, há 2,3 milhões.[5] Essa
denominação está numa trajetória de perder (de modo apropriado) todos os seus membros
e declarar falência antes do fim da década. Já está bem na hora de isso
acontecer. Exatamente uma semana antes de votar em favor de mudar o nome da
Trindade, a assembléia geral da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da
América (PCUSA) anunciou a demissão de setenta e cinco dos seus funcionários e
cortes no orçamento num total de mais de nove milhões de dólares.[6] Em maior
ou menor grau, todas as denominações que acolheram os modernistas têm sofrido
esse mesmo efeito. O modernismo tem fracassado demonstravelmente — de maneiras
espetaculares.
Fontes:
[1]. John F.
MacArthur, Jr.; The Truth War – Fighting for Certainty in an age of Deception. Nashville: Thomas Nelson, 2007, pp. 170 -171. Este livro deverá ser
brevemente publicado em português pela Editora FIEL.
[2].
Charlotte Allen, “Liberal Christianity Is Paying for Its Sins”, Los Angeles
Times, 9 de julho de 2006.
[3]. Ibid.
[4]. Ibid.
[5]. Ibid.
[6]. Jerry L
Van Marter, “GAC Releases names of those laid off,” PresbyterianNewsService,
Online: http://www.pcusa.org/pcnews/2006/06245.htm (acessado em 5 de Dezembro
de 2006).
Site: http://www.gilsonsantos.com.br/htm/post-123.htm
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