sábado, 4 de fevereiro de 2012

0 A necessidade de persistir na leitura e meditação das Escrituras


Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (1º Timóteo 4.13)

     Paulo o grande apóstolo dos gentios quando escrevia a sua primeira carta (epístola) ao jovem pastor Timóteo (seu filho espiritual) trouxe-lhe muitas recomendações, advertências e exortações. Dentre estas, podemos destacar a que citamos no capítulo 4 e versículo 13, onde o apóstolo lembra ao jovem pastor, acerca de necessidade de se viver uma vida voltada para o estudo sistemático e persistente da Palavra de Deus.

     Claro que não estou dizendo aqui que o cristão deve como regra, se ater apenas ao estudo da Bíblia e de literaturas cristãs, pois que, digo por experiência própria, é importante ao crente ler quase todo tipo de literatura desde que não seja profana a ponto de perverter a sua vida de comunhão com Deus.

     Como via de regra porém, quero me ater a Leitura e meditação do maior livro de todos os livros “A BÍBLIA SAGRADA”. Pois para mim, o crente pode ler de tudo, mas se ele negligenciar a meditação diária da Bíblia, todo o resto está fadado ao fracasso. E aproveito para perguntar: Não é exatamente isso que estamos vendo acontecer em nossos dias em larga escala? Crentes que simplesmente têm abandonado a Bíblia e a deixado em 3º e 4º plano nas suas vidas? Mas qual tem sido o resultado? Será que preciso responder?

     Era com essa preocupação que o grande apóstolo dos gentios não cessava de escrever ao seu jovem pastor: “persiste em ler”. O próprio Paulo era um homem dado a Leitura (Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4:13).

     O que dizer dessa geração atual? A geração da internet, do ipod, do iphone, do ipad, etc. Geração que busca tudo, menos o estudo das Escrituras com o fim de crescer no conhecimento e solidificar o seu relacionamento com Deus? – Claro que não estou generalizando – ainda existem muitos homens e mulheres de Deus, assim como muitos jovens, que continuamente buscam na Palavra de Deus o seu alimento e sustança da alma. É também para este grupo (do qual eu orgulhosamente faço parte) que o Espírito Santo através de Paulo diz: “PERSISTE EM LER”.

     Quem lê mais, sabe mais; pensa melhor, escreve melhor, reponde melhor, fala melhor, argumenta melhor, etc... Quem abandona a boa leitura torna-se refém dos outros, daquilo que querem lhe dar para comer. As vezes até podendo comer comida estragada ou vencida, temos que tomar cuidado ISSO É UM PERIGO!

     Que possamos dizer como o salmista: “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”. Salmos 119:97.   

     João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins