segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2 Onde falta profecia sobra corrupção


Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. (Provérbios 29.18).

Não é de hoje que ouço e leio em site, blogs e afins que a Igreja brasileira está passando por uma crise de “falta de mensagem” nos seus púlpitos.

Bem a meu ver eu diria que tem havido muitas mensagens, mas não pregações. Porque uma coisa é ministrar uma palavra, outra completamente diferente é “pregar a palavra de Deus” de forma bíblica e cristocêntrica.

Já nos seus dias o escritor (es) do livro de provérbios revelava grande preocupação com a falta de “profecia” na vida do povo da Aliança. Claro que ele não tinha em mente “profecia” como temos hoje no século XXI, mas a preocupação dele é a mesma nossa.

Quando se fala em profecia nos dias do escritor de provérbios, devemos lembrar que o escritor faz alusão ao ministério dos profetas que com suas mensagens contundentes e inspiradas traziam a nação de volta a obediência a Palavra de Deus; a profecia por excelência.

Hoje em dia não temos mais um ministério profético que tenha o intuito de guiar e dirigir a Igreja. Essa função está a cargo da Bíblia mediante a instrumentalidade dos pregadores. Donde se entende que quando se fala da falta de profecia em nosso meio hoje, não está se falando acerca do Dom Espiritual de profecia, mas da falta da ministração da Bíblia Sagrada.

É um fato inegável que quando a Palavra de Deus deixa de ter a primazia nos cultos, a corrupção e as mazelas espirituais tomam conta da comunidade cristã. Podemos dizer que este é um dos males de nosso tempo moderno, “a falta de compromisso de alguns pastores e pregadores” com a ministração da Bíblia de forma sã e equilibrada.

Encontramos Igrejas em que a pregação fica restrita a vinte e até dez minutos durante o culto. E é por conta disto que temos tantos crentes doentes espirituais e a corrupção tem tomado conta de muitos lugares. Até mesmo os cultos de doutrina, que são destinados ao ensino da Bíblia para a igreja, não estão mais cumprindo essa função.

Faz-se necessário que a Bíblia volte a ter a primazia nas igrejas para que ela cumpra devidamente o seu papel na vida do povo – de santificar a Igreja – e acabar com a corrupção espiritual e moral que vem se instalando sorrateiramente.

Pelo menos quatro coisas acontecem quando a igreja abandona a Palavra e no seu lugar coloca entretenimentos e outros passatempos desnecessários:

1.       A multiplicação do pecado – Na oração sacerdotal, o Senhor Jesus ora ao Pai da seguinte maneira: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade (João 17.17)”. É a palavra de Deus que tem a função purificadora na vida da Igreja. Quando esta deixa de ser pregada, a corrupção e os desvios morais passam a fazer parte da rotina na vida do povo de Deus.

2.       Falta de fé – O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz que: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17)”. De sorte que se falta Bíblia na igreja, falta-se também fé. O crente sem fé não pode agradar a Deus (Hb 11.6), não recebe bênçãos e pode colocar em risco a sua salvação, você duvida, leia: “Porque pela graça sois salvos, por meio da FÉ...”, Efésios 2.8ª.

Se somos salvos por meio da fé e a fé vem pelo ouvir da palavra, então se subtende que se falta palavra logo falta fé, e se falta fé falta certeza de salvação.

3.       O povo perece – O profeta Oséias nos seus dias já dizia que a principal causa da destruição do povo e da sua ruína é a falta de conhecimento (Oséias 4.6). De qual conhecimento o profeta falava? Por certo não era de conhecimento secular e sim do conhecimento que produz e conduz a vida “O conhecimento da Palavra de Deus”.

Grande é a reponsabilidade da Igreja, do pastor, do evangelista, do pregador na sua tarefa de ministrar a Bíblia Sagrada ao povo.

É hora de deixar o discurso vazio de lado e pregar ao povo “todo o conselho de Deus (Atos 20.27)”. Onde falta profecia (Bíblia) sobra corrupção (pecado).

João Augusto de Oliveira




2 comentários:

  1. Vrdd...muito profundo e linda esta palavra.
    Fato nos dias q estamos vivendo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo esclarecimento de forma bem resumida .

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins