segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2 Onde falta profecia sobra corrupção


Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. (Provérbios 29.18).

Não é de hoje que ouço e leio em site, blogs e afins que a Igreja brasileira está passando por uma crise de “falta de mensagem” nos seus púlpitos.

Bem a meu ver eu diria que tem havido muitas mensagens, mas não pregações. Porque uma coisa é ministrar uma palavra, outra completamente diferente é “pregar a palavra de Deus” de forma bíblica e cristocêntrica.

Já nos seus dias o escritor (es) do livro de provérbios revelava grande preocupação com a falta de “profecia” na vida do povo da Aliança. Claro que ele não tinha em mente “profecia” como temos hoje no século XXI, mas a preocupação dele é a mesma nossa.

Quando se fala em profecia nos dias do escritor de provérbios, devemos lembrar que o escritor faz alusão ao ministério dos profetas que com suas mensagens contundentes e inspiradas traziam a nação de volta a obediência a Palavra de Deus; a profecia por excelência.

Hoje em dia não temos mais um ministério profético que tenha o intuito de guiar e dirigir a Igreja. Essa função está a cargo da Bíblia mediante a instrumentalidade dos pregadores. Donde se entende que quando se fala da falta de profecia em nosso meio hoje, não está se falando acerca do Dom Espiritual de profecia, mas da falta da ministração da Bíblia Sagrada.

É um fato inegável que quando a Palavra de Deus deixa de ter a primazia nos cultos, a corrupção e as mazelas espirituais tomam conta da comunidade cristã. Podemos dizer que este é um dos males de nosso tempo moderno, “a falta de compromisso de alguns pastores e pregadores” com a ministração da Bíblia de forma sã e equilibrada.

Encontramos Igrejas em que a pregação fica restrita a vinte e até dez minutos durante o culto. E é por conta disto que temos tantos crentes doentes espirituais e a corrupção tem tomado conta de muitos lugares. Até mesmo os cultos de doutrina, que são destinados ao ensino da Bíblia para a igreja, não estão mais cumprindo essa função.

Faz-se necessário que a Bíblia volte a ter a primazia nas igrejas para que ela cumpra devidamente o seu papel na vida do povo – de santificar a Igreja – e acabar com a corrupção espiritual e moral que vem se instalando sorrateiramente.

Pelo menos quatro coisas acontecem quando a igreja abandona a Palavra e no seu lugar coloca entretenimentos e outros passatempos desnecessários:

1.       A multiplicação do pecado – Na oração sacerdotal, o Senhor Jesus ora ao Pai da seguinte maneira: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade (João 17.17)”. É a palavra de Deus que tem a função purificadora na vida da Igreja. Quando esta deixa de ser pregada, a corrupção e os desvios morais passam a fazer parte da rotina na vida do povo de Deus.

2.       Falta de fé – O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz que: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17)”. De sorte que se falta Bíblia na igreja, falta-se também fé. O crente sem fé não pode agradar a Deus (Hb 11.6), não recebe bênçãos e pode colocar em risco a sua salvação, você duvida, leia: “Porque pela graça sois salvos, por meio da FÉ...”, Efésios 2.8ª.

Se somos salvos por meio da fé e a fé vem pelo ouvir da palavra, então se subtende que se falta palavra logo falta fé, e se falta fé falta certeza de salvação.

3.       O povo perece – O profeta Oséias nos seus dias já dizia que a principal causa da destruição do povo e da sua ruína é a falta de conhecimento (Oséias 4.6). De qual conhecimento o profeta falava? Por certo não era de conhecimento secular e sim do conhecimento que produz e conduz a vida “O conhecimento da Palavra de Deus”.

Grande é a reponsabilidade da Igreja, do pastor, do evangelista, do pregador na sua tarefa de ministrar a Bíblia Sagrada ao povo.

É hora de deixar o discurso vazio de lado e pregar ao povo “todo o conselho de Deus (Atos 20.27)”. Onde falta profecia (Bíblia) sobra corrupção (pecado).

João Augusto de Oliveira




2 comentários:

  1. MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Vrdd...muito profundo e linda esta palavra.
    Fato nos dias q estamos vivendo

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins