domingo, 18 de dezembro de 2011

0 Três razões porque não sou cessacionista







Cessacionismo = doutrina que acredita na cessação do Batismo no Espírito Santo e dos Dons Espirituais na época dos apóstolos.

Talvez essa definição seja um tanto radical, admito, quando consideramos que alguns cessacionistas limitam-se a não crer em alguns dons específicos, enquanto que outros não creem de forma geral na manifestação sobrenatural do Espírito Santo na vida da Igreja hodierna, limitando essa atuação aos dias apostólicos.


Pra começar desejo dizer que respeito os cessacionistas, pois são crentes muito bons (em sua maioria) e estudantes sérios das Escrituras. Também não quero aqui ser o dono da verdade, pois que o único que se intitulou “eu sou a verdade” chama-se Jesus Cristo de Nazaré.

Diferente de alguns cessacionistas, que as vezes nos consideram (falo de nós pentecostais) deficientes intelectuais e desconhecedores das doutrinas bíblicas, eu respeito nossos queridos irmãos que não acreditam na atualidade das manifestações sobrenaturais de Deus. Apenas acho que eles estão enganados quanto a essa doutrina. Mas porque eu acho isso? O intuito dessa postagem é expor três razões porque não sou cessacionista:

1.  1.  Porque Deus não muda (Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6) – Não existe nada nas Escrituras que me garantam que um Deus que sempre operou na vida de seus filhos de forma sobrenatural, tenha parado de fazê-lo. A própria criação do homem foi um ato sobrenatural da parte de Deus, senão, vejamos a composição física e espiritual do ser humano. Observe a sua estrutura física, o seu sistema circulatório e nervoso, a complexidade do cérebro humano, etc. Isso sem falar na composição espiritual do homem (a alma e o espírito) e você será convencido não por mim, mas por Deus de que a criação foi um ato de poder sobrenatural e de altíssima inteligência da parte de Deus.


Agora fica a pergunta: Em que parte a Bíblia diz que um Deus que criou o homem de forma poderosa e sobrenatural, chamou a Abraão e o guiou de forma sobrenatural, tirou a Israel do Egito e o guiou no deserto da mesma maneira, etc. tenha de repente, na dispensação da graça cessado a sua operação?



2.  2.  Porque A Bíblia diz que o Batismo e os Dons são para nossa dispensação (Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. Atos 2:39) – Quando interrogado pelos frequentadores da festa do Pentecostes em Jerusalém do porque daquela manifestação de “Línguas Estranhas” e de poder, Pedro responde enfaticamente:


a.    A Promessa diz respeito a vós – A vós os judeus, os descendentes de Abraão, os irmãos na carne de Jesus de Nazaré;

b.    A vossos filhos – Os filhos dos judeus;

c.    A todos os que estão longe – Aos judeus que estavam dispersos (em razão das diásporas) espalhados por toda a terra;

d.   A tantos quantos Deus nosso Senhor chamar – Sejam gentios ou judeus, todos os que responderem o chamado de Deus à salvação em Cristo Jesus (Mateus 11.28) são contemplados por Deus com essas manifestações de poder sobrenatural. Onde Pedro deixa brecha para o Cessacionismo? Outrossim, leiamos o que o evangelista Marcos escreveu no epílogo do seu evangelho: “E estes sinais seguirão aos que crerem...Marcos 16.17”



3.   3. Porque ainda não chegamos ao que é perfeito (Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado 1º Coríntios 13.10) – Esse é o versículo chave de alguns cessacionistas, no afã de defender o Cessacionismo. Argumentam eles: As manifestações sobrenaturais duraram até a completude da Bíblia (o que é perfeito), agora que a revelação está completa e fechada, não há mais a necessidade de “Línguas Estranhas e Dons Espirituais”.


Bem, seria uma interpretação excelente, não fosse um detalhe. O contexto desse versículo é bem claro. Paulo falava acerca da excelência do amor como o melhor caminho justamente para a busca dos Dons. Na sua ministração, Paulo diz que devemos buscar os Dons através exatamente da prática do amor, pois que enquanto não vier o que é perfeito (nossa glorificação nos céus ..ver 12) é nossa obrigação praticar o amor e buscar os Dons Espirituais.

Veja que o “que é perfeito,” na dissertação de Paulo é os “Céus de Glória” e não a completude da Bíblia Sagrada. E como ainda não estamos no estado eterno e perfeito devemos então buscar seguir a orientação paulina: “Portanto procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente”. 1 Co 12.31.



Conclusão – Portanto se você é cristão, aceitou e acredita em Jesus como seu único e suficiente Salvador e Senhor então busque o batismo no Espírito Santo e os dons de Deus para sua vida. Devemos sim, tomar cuidado com os excessos que acontecem no meio ‘Pentecostal, reconheço, mas ter cuidado com os excessos não é o mesmo que combater aquilo que Deus deixou como uma dádiva gratuita à sua Igreja.

Do vosso conservo em Cristo,

João Augusto de Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins