sexta-feira, 15 de julho de 2011

0 O pecado da “Omissão”


O pecado da “Omissão”

Ás vezes perdemos um tempão precioso de nossas vidas a reparar os pecados alheios e até a condenar as faltas dos outros.

Mas se repararmos bem, todos nós cometemos um pecado quase que diariamente e de forma quase que despercebida, esse pecado chama-se “OMISSÃO”.

Tiago escrevendo a sua epístola à quase dois mil anos atrás, já dizia: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17

O que é omissão? Omissão, no direito, é a conduta pela qual uma pessoa não faz algo a que seria obrigada ou para o que teria condições.
Para os ensinamentos católicos, a omissão é uma a falha em fazer algo que poderia e deveria ser feito, sendo considerada pecado se a pessoa sabe de seu poder e dever de agir.
A gravidade do pecado omissivo, da mesma forma que dos pecados comissivos (por ação), varia de acordo com a magnitude do preceito violado e o grau da culpa.
Considera-se ainda pecado omissivo, se a incapacidade da pessoa para agir decorre de uma ação própria dela, como no caso de perda de consciência por consumo de drogas que impeça o cumprimento de um dever.
São Paulo refere-se diretamente a este pecado quando diz: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero." (Rm 7:19 - Trad. Pe. Antônio Pereira de Figueiredo, aprovada por S.Em.a D. Jaime Card. de Barros Câmara) -  FONTE: “Wikipédia”.
. Somos omissos quando nos calamos diante das injustiças políticas cometidas em nosso País e das leis injustas que são aprovadas, sem que façamos “nada” para tentar barrar tais desmandos.
. Somos omissos quando vemos a prostituição infantil e juvenil tomando conta de nossas Ruas, Cidades, Estadas e do País e ficamos de braços cruzados.
. Somos omissos quando vemos muitas vezes a “opressão” no meio do povo de Deus, por culpa de um liderança despreparada e descompromissada com o povo cristão e simplesmente nos “calamos” em nome de certas conveniências.
. Somos omissos quando vemos a Igreja envolvendo-se com “política partidária” e não fazemos ouvir a nossa voz de protesto.
. Somos omissos quando sabemos que aquele amigo, um filho, uma esposa, um marido, etc. está palmilhando pelos caminhos do “pecado” e não dizemos nada a ele pra não magoar e perder a sua amizade e amor.
. Somos omissos quando sabemos que existem milhares em nosso País a passar fome e nós comemos e dizemos “está tudo bem!”.
. Somos omissos quando sabemos que milhares de vidas estão indo para o “inferno” e não fazemos “nada” para mudar essa situação.
Até quando continuaremos a ser omissos? Até quando ficaremos de braços cruzados diante das injustiças sociais, políticas e religiosas? Será que imaginamos que não seremos punidos por nossa “OMISSÃO”?
Είθε η ειρήνη του Κυρίου μας ΙησούΧριστού να είναι μαζί σας (Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco).
     Do vosso conservo em Cristo,
                                         João Augusto de Oliveira




0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins