sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

0 Reflexão Bíblica – Pare de se intitular “cristão” se...


 



TEXTO: Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou (1 João 2:6)

 

INTRODUÇÃO – Houve uma época em que o nome “cristão” era odiado no Brasil, e o fato de qualquer um declarar que o era, tornava-se motivo suficiente para desencadear sobre sua vida uma onda violenta de perseguição, chacotas e desprezo.

     Nesse período sombrio, as pessoas não nos chamavam “cristãos”, e sim davam-nos alguns epítetos como: protestantes, crentinhos, bodes, etc. Alguns que têm um pouco mais de idade (que estarão lendo este artigo) com certeza se lembrarão disso.

     Mas não falo isso com tristeza, pois foi o período, diga-se de passagem, mais feliz da história da igreja evangélica em nosso país, eu particularmente não me lembro de outro período em que o evangelho desfrutou de tanta plenitude de poder e graça, do que nesse tempo turbulento. Por quê?

     Porque era exatamente nessa atmosfera que poucos se atreviam a carregar o nome de “cristão ou crente em Cristo Jesus” e os que o faziam, sabiam que deveriam pagar um alto preço, vivendo uma vida de santidade, pureza e amor ao próximo; ou seja, se esforçavam para viver imitando a “vida do seu Mestre Jesus”.

     Mas como em tudo nessa vida de repente vem a “aceitação” por parte da sociedade e com isso o mundanismo e a carnalidade desenfreada passa a fazer parte da rotina diária da “igreja santa” de Deus, então lamentavelmente podemos afirmar que tudo muda e para pior.

     Hoje centenas ou milhares de pessoas carregam o título de “cristãos”, mas para uma grande porcentagem, não passa de um título, totalmente destituído de significado. Não sei se você está incluso nesse grupo, mas deixe-me dizer-lhe uma coisa:

     Se eu fosse você pararia agora de me intitular “cristão se...

1.     Você não está disposto a carregar a cruz – e eu não estou falando do sofrimento diário imposto a todos os seres humanos que permeiam o planeta; mas ao falar em carregar a cruz, estamos falando em trilhar os caminhos do sofrimento, do desprezo e da busca da verdade ensinados pelo Senhor Jesus. Você tem carregado a sua cruz diariamente?

2.     Você não está disposto a viver de acordo com a vontade de Deus – muitas pessoas hoje em dia anseiam, mas não por Deus, antes pelas bênçãos oferecidas por ele. São pessoas que querem a Jesus como salvador e doador de bênçãos, mas em momento algum o querem como seu dono, seu senhor e seu mestre.

Bem diferente do apóstolo Paulo que se intitula a si mesmo “escravo de Jesus Cristo”.

São pessoas egoístas e interesseiras que entraram no evangelho apenas para ter, receber e reivindicar algo de Deus, tratando assim ao Todo Poderoso como a um garçom.

3.     Você não tem desejo de amar a seu irmão – Paulo escrevendo aos coríntios nos capítulos 12 e 13 nos adverte que a característica mais importante da vida de um seguidor de Jesus é o amor. Sem ele toda da nossa vida cristã torna-se uma piada e um conto de bruxas, com um belo final triste e desolador.

Paulo chega a dizer que podemos falar línguas humanas e de anjos, ter todo poder e toda a ciência, distribuir todos os nossos bens para o sustento dos pobres, mas sem amor não valemos um tostão furado.

Como está o seu amor para com os irmãos na fé? Para com o mundo perdido? Para com os seus inimigos? Lembre que a maior marca que Jesus exigiu à igreja não foram dons, não foi poder financeiro, antes amor (Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35).

4.     Você não espera mais a volta do Senhor Jesus para buscar a Igreja – Lembro de quando me converti a Cristo, ou seja, quando Cristo me achou e me aceitou com todos os meus erros. Havia uma atmosfera de amor e temor tão grande que nos assaltava a simples hipótese de pensar em Jesus voltar e ficarmos aqui nesse mundo perdido e sem Deus.

Lembro de um amigo (omitirei o nome dele por questão de ética) que foi disciplinado porque cometeu uma falha e nesse tempo, principalmente os assembleianos devem lembrar que o membro que estava em disciplina não podia participar de culto de oração, doutrina e santa ceia. Esse irmão vinha aos cultos fechados e ficava na janela assistindo e chorando com medo de Jesus voltar e ele ser deixado para trás. Aleluias!!

Lembro de um dia em que Deus tomou uma irmã e ela foi até ele e o trouxe para dentro e usada por Deus chegou ao Pastor e disse: Meu servo eu estou autorizando o retorno desse meu filho à comunhão agora. O nosso pastor chorando disse: Se Deus autoriza, quem sou eu para questionar e abraçou o irmão... Aleluias. Lembro que a Glória de Deus desceu nesse culto e quase não conseguíamos sair da Igreja, pois já era 22h00min horas.

Como está o seu desejo pela volta do Mestre? Você ainda crê nessa realidade ou já está como a maioria, vivendo como se Jesus nunca mais fosse voltar?

 

Conclusão –  Quando você diz: Sou cristão, sabe as implicações dessa afirmação? Se não sabe eu sugiro que volte a examinar com cuidado a sua vida com Deus, para não correr o risco de ouvir do Senhor Jesus essas duras palavras no dia do acerto de contas: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21

 

Deus os abençoe grandemente,

                   Vosso conservo em Cristo,

                                              João Augusto de Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins