PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
Escrito por Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 10 – JESUS E O DINHEIRO
Jesus, o homem perfeito, era desprendido dos bens materiais.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do Evangelho segundo Lucas, analisaremos hoje como Jesus Se relacionou com os bens materiais, notadamente, com relação ao dinheiro.
- Jesus, o homem perfeito, era desprendido dos bens materiais.
I – JESUS ERA DESPRENDIDO DOS BENS MATERIAIS
- Temos visto ao longo deste trimestre que o Evangelho segundo Lucas enfatiza a humanidade de Cristo. Naturalmente, diante deste perfil dado por Lucas ao Senhor Jesus, uma questão que se teria de tratar é o do relacionamento de Jesus com os bens materiais, pois, sobre a face da Terra, temos necessidade de nos relacionarmos com os bens, inclusive para que sobrevivamos durante a nossa peregrinação terrena.
- A primeira referência que temos sobre a posição social que teria o Senhor Jesus em Sua vida terrena é a da localidade onde morava Maria. O anjo Gabriel foi a uma cidade chamada Nazaré, situada na Galileia (Lc.1:26). Ora, como vimos na lição 2, Nazaré era uma aldeia insignificante, situada perto de Séforis, capital administrativa da Galileia, a mostrar, de pronto, a origem humilde de Maria. Este é o primeiro indicador de que a humilhação de Jesus abrangeria, também, a pertença às camadas populares da sociedade. Vemos, aqui, então, que Lucas enfatiza o ensino de Paulo de que Jesus, sendo rico, por amor de nós, Se fez pobre para que, pela Sua pobreza, fôssemos enriquecidos (II Co.8:2).
0 comentários:
Postar um comentário