quinta-feira, 22 de maio de 2014

0 As bases bíblicas da Trindade

trindade


A-PAI E FILHO SÃO DUAS PESSOAS DISTINTAS
1. nas saudações
(RM 1:7) “A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(1CO 1:3) “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(GL 1:3) “Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,”
2. nas testemunhas
(JO 5:31) “Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.”
(JO 5:32) “Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.”
(JO 8:16) “E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.”
(JO 8:17) “E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.”
(JO 8:18) “Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.”
(DT 17:6) “Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.”
3. o Pai envia o Filho
(JO 3:17) “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
(GL 4:4) “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”
(1JO 4:10) “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.”
4. o Pai e o Filho amam-se mutuamente
(JO 3:35) “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.”
(JO 14:31) “Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.”
5. o Pai fala ao Filho e o Filho fala ao Pai
(JO 11:41) “Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.”
(JO 11:42) “Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.”
(JO 12:28) “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”
(JO 17:24) “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.”
(JO 17:25) “Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.”
B- JESUS NÃO É O ESPÍRITO SANTO
1. O Espírito Santo é “outro” Consolador
(Jo 14.16,26; 15.26 (comparado com 1 Jo 2.1 onde a palavra grega Parakleto é traduzida para Advogado, Consolador, Amparador). A palavra grega allos significa outro da mesma natureza. Se o Espírito Santo fosse uma força ativa, impessoal, a palavra correta para “outro” seria heteros e não allos isto porque sendo Jesus o Advogado de 1 Jo 2.1, ele, como pessoa, seria diferente de uma força ativa, impessoal, logo, em Jô 14.16 a palavra própria seria heteros e não allos.
2. Jesus enviou o Espírito Santo
(JO 15:26) “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”
(JO 16:7) “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.”
3. o Filho e o Espírito Santo são distintos como duas pessoas
(MT 28:19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
4. O Espírito Santo desceu sobre Jesus
(LC 3:22) “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”

C-O PAI NÃO É O ESPÍRITO SANTO
1.o Espírito Santo intercede junto ao Pai por nós
(RM 8:26) “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
2. o Pai e o Espírito Santo são distintos como duas pessoas
(MT 28:19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

http://www.cacp.org.br/as-bases-biblicas-da-trindade/

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins