Na escatologia paulina em relação à
volta do Senhor. Vamos analisar a primeira:
1)
Parousia – Pode ser traduzida como “vinda” ou
como “presença”. Também utilizada por Paulo quando se referiu à vinda de
Estéfanas (1 Co 16.17) e de sua própria vinda a Filipos (Fl 1.26). A palavra
geralmente significa presença pessoal e foi usada para a volta do Senhor,
naquilo que este evento se relacionado com as bênçãos aos cristãos (1 Co 15.23;
1 Ts 4.14-17) e com a destruição do homem do pecado (2 Ts 2.8). Na literatura
grega não bíblica, geralmente se referia à visita de pessoas de alta classe,
especialmente reis e imperadores visitando uma província.
2)
Apocalypsis – Tem significado de “desvendamento”, “descoberta”, “revelação”. O
sentido da aplicação da palavra com respeito à vinda de Cristo, é a revelação
do que ele é hoje, para o mundo inteiro. Sua glória, seu poder e seu reinado
ainda estão encobertos, mas será revelado em sua vinda. (2 Ts 1.7; 1 Co 1.7). É
este o sentido do livro de Apocalipse, ele é uma revelação de Jesus em glória.
Tudo o que ele é atualmente, será mostrado ao mundo conforme o Apocalipse.
3)
Epiphaneia – Epifanéia é
“aparição”, “resplendor” e indica a visibilidade do retorno de Cristo. O termo
é bastante restrito às Epístolas Pastorais, mas Paulo também o utiliza na sua
Segunda epístola aos tessalonicenses, onde diz que Cristo destruirá o iníquo,
com a “epiphaneia de sua parousia” (2 Ts 2.8). Esta palavra é aplicada tanto
para a primeira quanto para a Segunda vinda de Cristo. A imortalidade veio
através da aparição (epiphaneia) de Jesus na carne (2 Tm 1.10). Mas isto também
é futuro, uma vez que aguardamos “o aparecimento (apiphaneia) da glória de
nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13).
Pr. Eguinaldo Helio de
Souza
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