domingo, 13 de novembro de 2016

16 O Batismo deve “obrigatoriamente” ser realizado em águas correntes?



Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19 – ARA)

Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19 KJV)

Introdução – Há muito venho ouvindo ressoar essa pergunta aos meus ouvidos e lamentavelmente vejo bons crentes discutindo acerca desse e de outros assuntos “triviais”. Alguns alfinetando-se desnecessariamente ficam a dizer que essa e aquela prática denominacional é exigência bíblica salvívica e que deve ser praticada.

Acredito que existem doutrinas bíblicas e regras ministeriais que podem ser observadas, sem, contudo, ser exigido a sua prática sob pena de ser deixado de fora do REINO DOS CÉUS. Mas parece que algumas pessoas querem fazer guerra “Em nome de Deus” por assuntos desnecessários a luz da Bíblia.

O Batismo deve ser realizado águas correntes?
Eu acredito que todo o cristão deve ser batizado em águas, por imersão e em Nome do Pai, Filho e Espirito Santo. Esse batismo é a confirmação do salvo na fé em Cristo Jesus. Esse batismo não salva, apenas confirma diante do mundo que a pessoa é salva (Somos salvos mediante a fé – Efésios 2.8-9).

O pecador aceita o presente da salvação mediante a fé em Cristo Jesus, gerada no seu coração através do Espírito Santo, uma vez aceitando ele já é salvo e deve agora esse salvo ser batizado em águas conforme orientação de Jesus aos seus discípulos para que diante do mundo ele dê testemunho de sua fé e nova vida em Jesus.

Outrossim para que através desse ato simbólico (O BATISMO EM ÁGUAS) o salvo possa morrer e reviver para Jesus, quando da sua saída como nova criatura.

Agora não vejo em toda a Bíblia Sagrada uma exigência sequer dizendo que esse BATISMO deve obrigatoriamente ser realizado em águas correntes (águas de rios), e uma vez que tal exigência não foi feita pelo Senhor Jesus nem tampouco pelos seus apóstolos não somos obrigados a praticar.

Se essa ou aquela denominação resolveu batizar seus membros em águas correntes devido a sua localização ser próximo a rios e cachoeiras, isto é ótimo, mas não façamos de uma regra ministerial uma doutrina, principalmente se não a pudermos sustentar a luz do texto e da Hermenêutica Bíblia.

É fácil para as igrejas em sítios e outros locais que passam rios batizar seus membros nestes rios, mas e quanto a maioria das igrejas localizadas nos Grandes Centros Urbanos, cujos rios (como o Tietê em São Paulo) são extremamente poluídos e totalmente impróprios ao consumo e quaisquer outras utilidades humanas?

Podem alguns argumentar que Jesus foi batizado no Rio Jordão e que o próprio João Batista ali realizava seus batismos e que por essa razão devem os demais crentes em todas as épocas da Igreja ser batizados dessa maneira. Ótimo argumento, mas façamos algumas ressalvas:
·       
  A região em que João batizava e que por sinal o Senhor Jesus foi batizado era por natureza uma região de rios, pois havia próximo a eles o Rio Jordão (principal) e outros demais que cortavam a área;
·         
Mesmo sendo batizado dessa maneira (em rios) Jesus nunca exortou a que esse batismo fosse realizado em águas correntes;
·       
  Os apóstolos por sua vez também silenciaram a esse respeito, ou seja, ninguém dentro do contexto neotestamentário exortou acerca do batismo ser realizado em rios, o que desobriga o cristão de tal doutrina;
·        
Alguns que supostamente dizem batizar em águas correntes (hoje em dia) na verdade o fazem em “represas”, barragens ou açudes de aguas paradas e não necessariamente em rios (águas correntes).

Temos no livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 8 o caso do Eunuco de Candace rainha dos Etíopes, que uma vez evangelizado por Filipe e crendo em Jesus aceitou ser batizado (na verdade insistiu) e Filipe o batizou conforme o seu pedido. O interessante é que eles não estavam próximos a nenhum rio, ao contrário, ambos estavam numa região desértica, então eu pergunto: Onde esse batismo foi realizado? Qual rio?

Provavelmente eles encontraram alguma agua parada das chuvas no deserto e ali ambos desceram da carruagem e o Eunuco foi batizado.

Conclusão – O que vejo claramente lendo e estudando as Escrituras é que o Batismo deve ser realizado por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas não necessariamente em rios, mas onde houver água (tanque, piscina, represa, etc.). Qualquer ensino além disso é atentar contra a Bíblia, indo além daquilo que está escrito e causando divisões desnecessárias no corpo de Cristo, a Igreja.

Ao invés de discutirmos assuntos tão triviais, na verdade deveríamos estar nos unindo em oração e amor para evangelizar milhões que todos os dias morrem sem Deus e descem ao INFERNO, muitos deles frutos da nossa negligência e celeumas desnecessárias.
  
Paz a todos da parte de Deus,
                                          João Augusto de Oliveira



16 comentários:

  1. Otimo comentário pastor. Apenas duas ressalvas eu quero fazer: o caminho que filipe encontrou o eunuco era um CAMINHO DESERTO, e não uma região deserta, isto está muito claro na bíblia. Não há comprovação de onde o eunuco foi batizado, mas a evidencia do versículo nos mostra água em abundancia, tanto que desceram à água e saíram da água. Acredito que não sairiam de uma poça de chuva.
    Mas enfim, também não creio que é uma obrigatoriedade batizar em águas correntes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo pela sua ressalva. É muito importante ver os irmãos interagindo dessa forma e partilhando suas opiniões.
      Faço uma observação: Se observarmos o texto de Atos 8 atentamente veremos que os personagens Filipe e o Eunuco estavam na estrada de desce de Jerusalém à Gaza, região geograficamente seca, por isso que a interpretação mais viável é a que diz que essa "água" que eles encontraram fossem possivelmente algum poço, caldeirão ou qualquer ajuntamento de água de chuva nessa região; não propriamente um rio de "águas correntes".
      Mas seja como for o importante é que chegamos à mesma conclusão: A Bíblia em nenhum momento exige que o Batismo seja realizado em "águas correntes".
      No demais, Shalom!

      Excluir
    2. Paz seja convosco.
      Dizer Que Felipe batizou em uma poça de chuva é especulação total.
      Quando não se tem capacidade de aprender na dúvida é só imitar Jesus e os apóstolos Que já da certo.
      Um cego guiando cai os dois no buraco.

      Excluir
    3. Shalom meu amigo. SE você parar para "pensar", coisa que alguns têm enorme dificuldade para fazer, não é mera especulação. Pois naquela região, de acordo com a geografia do local, não havia rios (águas correntes), então Filipe batizou o Eunuco onde?? Outra coisa e digo com todo respeito: Um ministério que defende que todos temos que ser batizados em águas correntes, eu pergunto: Desde quando REPRESA é agua corrente??

      Excluir
  2. Gostaria de saber mais sobre o REBATISMO..
    se é uma prática bem vista pelos olhos de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá. Shalom Adhonay para você.
      Sobre a sua pergunta eu acredito que a resposta está na epístola de Paulo aos Efésios, quando diz:
      Um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Efésios 4:5

      Desde que o batismo foi administrado seguindo o padrão Bíblico: Por um ministro ordenado, por imersão e em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo eu não vejo a necessidade de rebatizar. Aliás, se seguirmos as orientações do apóstolo Paulo, o rebatismo torna-se antibíblico.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa tarde e seja sempre bem vindo. O problema de João 13.15 é que não tem nada a ver com a questão bastismal. Jamais devemos usar um texto isolado para defender uma doutrina.
      A Bíblia deve SEMPRE ser interpretada respeitando seu contexto e correta interpretação.
      Deus te abençoe e fica com Deus

      Excluir
    2. Os discípulos de João, em Atos 19, foram rebatizados?

      Excluir
  4. Gostei muito porque aprendi muito obrigado por tudo que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Irmão nos não temos que ser imitado do senhor e foi ele mesmo que mandou que nos focamos imitador dele por um acaso ele foi batizado na piscina ou no Rio de aqua corrente pelo a amor de Deues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado aos irmãos pela participação no nosso Blog. Volte sempre. Observemos que quando Jesus disse que devemos ser seus imitadores, estava falando em questões morais, não em ritualísticas, como por exemplo: Local de batismo. Se assim fosse, teríamos que ser "TODOS" batizados no Rio Jordão. Claro que não podemos fazer isso, então somos "todos hereges por isso"?
      Vamos fazer a correta interpretação das Escrituras, para não colocarmos sobre nossos irmãos um julgo desnecessário e vão...
      O exemplo clássico é o próprio eunuco de Candace... Onde ele foi batizado??? No deserto... Reflitamos um pouco..
      Paz a todos.

      Excluir
  6. Amém. Glória a Deus. Obrigado pelas palavras sábias. É tão bom qdo ouvimos a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Não importa se ele estava no deserto,Deus faz brotar água no deserto

    ResponderExcluir
  8. Muitas denominações tem preguiça até de evangelizar se não tiver um transporte, ou seja, não tem coragem de caminhar a pé, quanto mais levar um cristão ao um rio. Algumas denominações tem a doutrina da igreja católica. Em águas correntes seria ou é o mais adequado.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins