domingo, 2 de outubro de 2016

1 REFLEXÃO BÍBLICA – Quem são as duas Testemunhas de Apocalipse 11?



Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco (Apocalipse 11.3)

INTRODUÇÃO – Sempre ouço de “alguns” leitores da Bíblia a assertiva de que o livro de Apocalipse é dificílimo de entender, um dos mais difíceis, dizem. Eu não discordo dessa afirmação, mas completo dizendo que isso não é desculpa para deixarmos de absorver algumas dádivas oferecidas a nós cristãos, através desse compêndio de verdades reveladas.

Como o próprio escritor do livro (o Apóstolo João) nos diz: Apocalipse contêm a revelação de Deus sobre as coisas que são e as que depois destas devem acontecer. Ou seja, quando lemos esse livro estamos diante de um “NOTICIÁRIO” antecipado dos céus, mostrando-nos o que aguarda o nosso mundo e a igreja do Senhor até a consumação dos séculos.

Se você deseja conhecer o futuro da Igreja do Senhor e da Humanidade em geral, leia a Bíblia, especialmente Apocalipse. Os futurólogos desse mundo estão errados, as previsões astrológicas estão enganadas, os planos dos cientistas serão frustrados; pois somente a verdade que vem de Deus, revelada através do seu Espírito aos profetas e apóstolos é certa e absoluta.

QUEM SÃO AFINAL DE CONTAS ESSAS DUAS TESTEMUNHAS?

Uma das passagens mais enigmáticas desse livro é exatamente esse capítulo 11, pois trata de um período em que a Igreja de Cristo não estará mais aqui na terra.

Certa vez durante uma AULA DE TEOLOGIA ouvi de um professor que essas duas Testemunhas seriam Elias e Enoque, pois segundo ele, estes dois profetam não provaram a morte e importa que todos submetam-se a essa LEI UNIVERSAL (Hebreus 9.27). Após ouvir a sua exposição tive que discordar; por algumas razões que apresentarei aqui para os senhores.

Primeiro convêm dizer algumas coisas antes de prosseguir: A) A teoria desses dois profetas não são as únicas apresentadas pelos teólogos escatologistas; alguns ainda creem que serão Elias e Moisés, O Antigo e Novo Testamento ou a Lei e a Graça. Resumindo são muitas as teorias que tentam responder a essa pergunta que intriga o imaginário de milhões de pessoas, ao longo desses dois mil anos de cristianismo. B) não pretendo nesse singelo comentário esgotar um assunto tão vasto e denso, no qual grandes estudiosos tentaram e falharam.

Diante da palavra de Deus uma das coisas que podemos e devemos ter é HUMILDADE. Para reconhecer onde termina aquilo que Deus nos revelou, aquilo que podemos teorizar e as coisas que Deus guardou apenas para si em mistério (Deuteronômio 29.29), pois ultrapassar esse limite pode significar a barreira entre a vida e a morte, entre a NOVA JERUSALÉM e o Hades (1 Coríntios 4.6; Apocalipse 22.18,19).

1.       Não acredito que essas duas Testemunhas sejam Elias e Enoque porque apesar deles não terem morrido, os seus traslados da terra são símbolos da Igreja de Cristo, a qual será arrebatada antes que venha sobre esse mundo a Grande Tribulação.

2.       Uma vez vindo a terra na figura dessas Testemunhas e morrendo (Apocalipse 11.7) perderão completamente esse simbolismo.

3.       Se aceitarmos a ideia desses dois profetas veterotestamentários voltando dos céus para obter corpos mortais, profetizar e por final morrer; ficamos em débito com uma pergunta que não quer calar: Por que Deus mandaria dois homens que estão a milênios nos céus retornar a terra e morrer? Isso faz algum sentido para os senhores?

Bem e se aceitarmos a hipótese de que sejam Moisés e Elias, pois esses dois foram poderosos nas mãos de Deus, operando sinais e dominando o fogo dos céus (2 Reis 1.10) para castigar os seus inimigos?

Uma teoria interessante, reconheço. Porém mesmo a ela devemos fazer algumas ressalvas:
1.       Moisés morreu conforme o relato de Josué em Deuteronômio 34.5,6; portanto cogitar a ideia de que ele voltaria aqui à terra para morrer novamente é totalmente incompatível com a revelação bíblica.

2.       Aceitar o fato de que Deus mandaria esses dois homens apenas porque eles foram “poderosos nãos mãos de Deus” limita o poder do Senhor. Se acreditarmos assim então aceitaremos o fato que Deus não pode levantar outro homem igual em nossos dias.

O que dizer então da teoria de que essas Testemunhas são a Lei e a Graça ou o Antigo e Novo Testamentos?

1.       Ficamos totalmente confusos se assim admitirmos, pois, o relato de Apocalipse 11 é de pessoas reais vivendo aqui na terra em carne e osso, durante um período que corresponde aos primeiros três anos e meio da Grande Tribulação e não de personagens meramente simbólicos (Apocalipse 11.3).

Após essas objeções que não podem ser ignoradas, resta-nos apenas dizer que no nosso mero ponto de vista essas Testemunhas não são Elias, Enoque, Moisés, A.T e N.T ou lei e Graça; mas “DOIS PROFETAS” que Deus levantará durante esse período sombrio para testemunhar e pregar, fazendo objeção ao governo ímpio do Anticristo (A BESTA) que reinará nesse período de caos e sofrimento.

A ideia de dois profetas levantados das nações viventes funda-se na ideia de que o relato das Testemunhas fala de dois homens não ignorados pelos seus conterrâneos como estranhos (se fossem profetas antigos) e que exercerão os seus ministérios nas ruas da grande cidade, onde o senhor deles (JESUS) também foi crucificado, ou seja em JERUSALÉM (Apocalipse 11.8).

Esses profetas serão levantados provavelmente dentre os judeus, pois do contrário eles não teriam liberdade de profetizar em Jerusalém durante esse período de falsa paz, orquestrada pelo Homem do Pecado (2 Tessalonicenses 2:3).

Tão logo a Igreja seja arrebatada da terra pelo Senhor Jesus (o que acontecerá em BREVE) Deus levantará quatro frentes para anunciar o Evangelho do Reino durante a Tribulação. Como Deus nunca ficou sem testemunho na terra, mesmo nos períodos mais sombrios da História humana, acredito que nesse período não será diferente.

Quando a igreja desaparecer do cenário mundial, logo de imediato levanta-se o ANTICRISTO para reinar nesse mundo. Nesse momento surgirão quatro frentes de batalha para pregar o Evangelho Eterno e anunciar os flagelos que virão a essa terra: a) Os que não subiram com Jesus no Arrebatamento (Lucas 17.36); b) Os 144 mil assinalados de todas as Tribos de Israel (Apocalipse 14); os dois anjos que anunciarão o Evangelho (Apocalipse 14.6-8); e as duas Testemunhas (Apocalipse 11.3).

CONCLUSÃO – O mais importante a ser dito aqui é que quando esses eventos ocorrerem a Igreja Imaculada do Senhor Jesus (você faz parte dela?) não estará mais aqui nesse mundo. Estaremos nos céus glória participando da coroação dos santos e das Bodas do Cordeiro.

Portanto, PREPARE-SE! Pois o Grande dia do Senhor está perto e o Espírito e a Noiva dizem: VEM! E quem tem sede VENHA e tome de graça das fontes das águas da vida. Pois eu testifico a todos aqueles que ouvirem essas palavras que CERTAMENTE CEDO VENHO. MARANATA! Ora vem Senhor Jesus! (Sofonias 1.7; Apocalipse 22.17; Apocalipse 22.20; 22.21).

Que a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco,

                       João Augusto de OLiveira




1 comentários:

  1. Parabéns! Bela postagem e muito esclarecedora. Que o Senhor te abençoe muitíssimo e continue te iluminando! Paz

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins