sexta-feira, 1 de julho de 2011

1 Artigo – 6 razões pelas quais jesus voltará





Sempre em toda a história da Igreja têm se levantado pessoas que insistem em negar uma ou mais doutrinas do cristianismo, e essas pessoas muitas vezes são cristãos piedosos, devotos a causa cristã e estudantes sérios das Escrituras Sagradas. Porém, ao ler as Escrituras de uma perspectiva puramente humana acabam por negar doutrinas essenciais à sobrevivência da Igreja como organismo vivo.

Desde pessoas que negam a divindade ou a humanidade de Jesus até àqueles que negam a sua “segunda vinda”. De quase tudo surgiu nestes quase dois mil anos de cristianismo. Ultimamente, está sendo muito alardeada na internet (sites, Orkut e blogs) a posição do pastor “Ricardo Gondim” concernente a “Segunda Vinda de Cristo”, pois o mesmo afirma que isto é uma ilusão. Será que Jesus virá uma segunda vez? Se a resposta é sim; então porque Ele virá a esta terra uma segunda vez?

Neste simples e singelo artigo, eu gostaria de oferecer uma resposta bíblica a essa pergunta, baseado nas observações do Pastor John Macathur Jr em seu livro “A Segunda Vinda” – CPAD. Quero desenvolver algumas observações que nos mostram que Jesus realmente virá outra vez e que não é fantasia ou utopia a crença da Parousia (Segunda Vinda de Cristo).

Primeiro gostaria de agradecer a Deus porque não estamos firmados na palavra ou na interpretação de estudiosos, teólogos, pastores, etc. A nossa fé está baseada na Bíblia e essa sim afirma categoricamente que Ele voltará a essa terra e nós cremos nisto. Senão, vejamos o que a Bíblia diz a respeito da “Segunda Vinda”:

Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27

Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Mateus 24:23-26

Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; Mateus 24:42

Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Lucas 21:27

Estes são somente alguns dos milhares de versículos tanto do Antigo quanto do Novo Testamento que falam acerca da Segunda Vinda de Jesus.

O escatologista, Pastor Severino Pedro da Silva falando acerca desse assunto ele diz:

A volta do Senhor no que diz respeito à sua primeira fase (arrebatamento), se destinará apenas à sua Igreja, e é chamada de “encontro” em 1 Tessalonicenses 4.17. A Palavra “arrebatamento” não se encontra, graficamente falando, nas passagens que descrevem o momento do arrebatamento da Igreja, mas a idéia do termo está na frase inserida. Isto é no contexto que diz: “... seremos arrebatados” (1 Ts 4.17).
A presente expressão obedece à seguinte sentença: “tirar”, “arrancar”, “tirar por força ou por violência”, “impelir”, “suprimir”, “elidir”, etc. Todas estas expressões designam, fundamentalmente, o traslado de uma coisa de um lado para outro ou de uma dimensão inferior para outra superior.

Encontramos em o Novo Testamento cinco termos técnicos na língua grega que descrevem a manifestação de Cristo em suas distintas fases futuras: Arrebatamento e Parousia e cada uma delas exemplificada com passagens bíblicas:

a. Optomai (aparecer).Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:28

b. Ercomai (vir).E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:3

c. Epphanos (aparição). “Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Timóteo 6:14

d. Apokalypsis (revelação, desvendamento). “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Coríntios 1:7

e. Parousia (presença ou vinda). “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda”. 2 Tessalonicenses 2:8.  (Escatologia – Doutrina das Últimas Coisas – Severino Pedro da Silva – CPAD).

Jesus virá, essa é a tônica máxima das Escrituras. Ele virá uma segunda vez em duas fases: A primeira fase ele virá para a Igreja (arrebatamento); na segunda fase ele virá com a Igreja - na primeira fase ele virá para levar a sua noiva (a Igreja); na segunda vinda ele virá para julgar as nações com vara de ferro – na primeira fase haverá segredo; na segunda fase haverá profunda lamentação. MAS PORQUE JESUS VIRÁ A ESSA TERRA UMASEGUNDA VEZ?

1. O cumprimento de algumas profecias das Escrituras exigem uma segunda vinda.

O Antigo Testamento está repleto de profecias que tratam da sua primeira vinda e estas profecias quando analisadas com cuidado foram cumpridas a risca durante a vida e ministério terreno de Jesus.

Fica evidente, então, que os dois terços restantes das profecias messiânicas do Antigo Testamento também serão cumpridas literalmente. E isso requer o retorno de Jesus Cristo a este mundo.

Quando Cristo tomou o pergaminho na sinagoga de Nazaré, e começou a ler, o tempo perfeito de Deus havia designado que a leitura para aquela semana fosse Isaías 61. Lucas 4. 17-21 registra o episódio:

E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.

E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Se compararmos o texto com Isaías 61,veremos que Cristo parou a leitura abruptamente no meio de uma sentença. Aqui está o texto completo de Isaías 61.1-3:

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

O restante do capítulo continua descrevendo as bênçãos do Reino Milenial: “Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações” (v 11).

Cristo deliberadamente interrompeu a leitura no meio de uma sentença porque “o dia da vingança do nosso Deus” diz respeito à sua Segunda Vinda, e não a primeira. Muitas outras profecias do Antigo Testamento pareciam condensar os acontecimentos messiânicos dessa maneira.

2. O ensino de Cristo exige uma Segunda Vinda

As próprias palavras de Cristo também deixam claro que Ele voltará. O seu ensino terreno estava repleto de referências à sua Segunda Vinda. Muitas de suas parábolas falavam dela. Na verdade, os Evangelhos incluem à Segunda Vinda (Mt 24 – 25; Lc 21).

As próprias palavras de Jesus são a garantia que ele voltará. “Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso” (Rm 3.4).

Leiamos novamente algumas das profecias do próprio Jesus acerca de sua Segunda Vinda:

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:27

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mateus 24:30

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31

3. O plano de Deus para a Igreja exige uma Segunda Vinda

O plano de Deus para a Igreja exige também exige a volta de Cristo. Ele está atualmente “[visitando] os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome” (Atos 15.14). O Senhor está reunindo o seu povo em um único grande corpo, a Igreja. E o papel da Igreja é ser como uma virgem pura para o próprio Filho de Deus, pronta para ser apresentada a Ele na sua Segunda Vinda.

4. A corrupção do mundo exige a Segunda Vinda

Aqui está outro motivo por que Cristo precisa voltar: Ele julgará o mundo. Mateus 16.27 registra as palavras de Jesus: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”. Mateus 16:27.
 A Bíblia retrata a volta de Cristo como a “bem-aventurada esperança” da Igreja (Tt 2.13). Mas para o mundo de incrédulos a volta de Cristo é uma perspectiva terrível, porque significa juízo imediato sobre eles. Leiamos João 5.25-29 Ele prometeu este juízo futuro:

“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”.

5. O futuro de Israel exige a Segunda Vinda

Percebamos que plano de Deus para Israel também exige que Jesus venha uma outra vez.

Zacarias 12.10 inclui a seguinte promessa: “Mas sobre à casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”.

Esta salvação de Israel ainda não aconteceu, pois tal fato, como também o reconhecimento de Jesus como Messias acontecerá quando Jesus retornar em Glória vejamos: E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. Zacarias 13:6

6. A destruição final de Satanás exige a Segunda Vinda

Há ainda outro motivo vital por que Cristo precisa voltar – para derrotar o Diabo. Satanás, embora um inimigo derrotado no que diz respeito aos cristãos, ainda exerce um tipo de domínio sobre este mundo. Três vezes no Evangelho de João, Cristo referiu-se ao Diabo como “o príncipe deste mundo” (12.31; 14.30;16.11). Em 2 Coríntios 4.4, o apóstolo Paulo chama Satanás de “o deus deste século”.

Sob um determinado sentido, Satanás ainda governa o mundo. Ele não tem o direito legal de governar, ele é um usurpador. No entanto, Deus permite que ele permaneça, de determinado modo, no poder.

Quando Cristo se fez expiação pelo pecado, desferiu o golpe esmagador contra Satanás, remindo a raça caída de Adão e destruindo a reivindicação de Satanás do domínio do mundo. “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2.9-11). Cristo é o único príncipe deste mundo por direito, e quando Ele voltar, destituirá e destruirá Satanás completamente.

Quer queiram os hereges quer não, Jesus vai voltar em breve para levar a Igreja para o céu,  recompensar Israel, julgar o mundo e destruir para sempre o poder de Satanás.

Maranata – Ora Vem Senhor Jesus!

Glória para todo sempre àquele que em breve vem para buscar.
Termino esta reflexão citando o hino 300 da Harpa Cristã (hinário oficial das Assembléias de Deus):

Jesus, sim, vem do céu, em glória Ele vem! 
Ecoa a nova pelo mundo além; 
Oh esperança que a Sua Igreja tem! 
Dai glória a Deus, Jesus em breve vem! 

Coro
Nossa esperança é Sua vinda 
O Rei dos reis vem nos buscar; 
Nós aguardamos, Jesus, ainda, 
Té a luz da manhã raiar. 
Nossa esperança é Sua vinda 
O Rei dos reis vem nos buscar; 
Nós aguardamos, Jesus, ainda, 
Té a luz da manhã raiar. 



Na paz daquele que é, que era e que HÁ DE VIR,

                    João Augusto de OLiveira










1 comentários:

  1. Algo interessante também, é que em apocalipse 1;7 Fala que todo o olho o verá.E 1 Tessalonicenses 4;16 fala que os mortos em Cristo ressucitarão primeiro.Então vai ser um acontecimento muito imprecionante como fala apocalipse todos nós que estivermos vivos veremos, e será um audível a volta do nosso senhor Jesus vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.Que Deus abençoe todos aqueles cinceros que estão se preparando para a volta de Jesus.Cuidado para que ninguem vos engane diz o Senhor.

    QUE DEUS OS ABENCÕE,POIS O DIA ESTÁ PROXIMO.

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins