quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

0 REFLEXÃO – Deus cumpre a sua palavra


 


E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12

INTRODUÇÃO – A fidelidade Deus é um assunto indiscutível na Bíblia Sagrada. Deus sempre cumpre tudo o que promete e realiza todas as coisas a que se propõe.

Ele não é como um ser humano (e muito menos se for político) que faz dezenas de promessas em ano de eleição; mas sem ter nenhuma intenção de as cumprir. A Bíblia declara em diversos textos a fidelidade Deus (Nm 23.19; Êx 34.6; II Tm 2.11-13; Sl 36.5).

Não há uma promessa de Deus que tenha caído por terra e nem uma declaração dele que não tenha tido seu fiel cumprimento. Desde Gênesis até Apocalipse, Deus manifesta sua verdade e sua fidelidade ao seu povo.

Promessas de Bençãos

A Bíblia está recheada de promessas das bençãos de Deus ao seu povo (seja no AT ou NT). Claro que várias dessas promessas foram feitas sob o contexto da Lei mosaica, obedecendo algumas condições pré-estabelecidas pelo Senhor ao povo de ISRAEL. Não eram promessas à Igreja, mas especificamente ao povo Hebreu. Por isso devemos tomar o devido cuidado para não generalizar, pois há promessas exclusivas para Israel, outras exclusivas à Igreja e algumas que afetam ambos os povos. Mas essa não é a lógica da discussão no momento.

O certo é que a Bíblia dá conta de inúmeras promessas (alguns interpretem falam em 3 mil promessas). Eu não posso assegurar o número exato, mas garanto que nenhumas delas deixou ou deixará de ter seu cumprimento no tempo e no espaço.

Apenas a título de exemplo, citarei 02 promessas de Deus tiveram seu cumprimento fiel:

1. Isaias 7.14 – Jesus nasceria de uma virgem. Não obstante o tempo (aproximadamente 700 anos) mas a promessa teve seu cumprimento completo e total em Maria de Nazaré (Mateus 1.22-23).

2. Miquéias 5.2 – Seu nascimento em Belém da Judéia. Aconteceu exatamente como Deus prometeu (Mateus 2.1-6)

Esses são apenas alguns exemplos para que tenhamos um vislumbre do Deus absolutamente fiel em cada detalhe, quanto ao cumprimento de sua palavra. Ele disse a Jeremias que “vela pela sua palavra para a cumprir”. Observe que uma das aplicações da palavra “VELAR” traz o significado de “ficar acordado”, vigiar, cuidar, zelar. Ou seja, Deus tem zelo por aquilo que ele fala para que não caia por terra.

Portanto creia nas promessas dele para sua vida e saiba que tudo aquilo que ela falou terá seu fiel cumprimento no tempo certo.

Agora é bom que se diga isso: NO TEMPO CERTO.

Deus não age no nosso tempo e a nossa maneira. Ele tem um tempo determinado e uma maneira própria de agir, mas ele o faz absolutamente da forma que prometeu.

 

Profecias de Juizo

Agora algo difícil de digerir é que assim como Deus cumpre as BOAS PROMESSAS, também cumpre as promessas (profecias) de juízo sob a humanidade, sejam individuais ou coletivas.

E olhe que que há várias profecias de Juízo na Bíblia e na maioria das vezes as ignoramos completamente:

1. O Juízo Final e Escatológico

Este é o evento culminante descrito principalmente no Novo Testamento, onde toda a humanidade será julgada.

  • O Grande Trono Branco: Descrito em Apocalipse 20, onde os mortos são julgados segundo suas obras registradas nos livros e no Livro da Vida.
  • Separação entre Ovelhas e Bodes: Jesus profetizou em Mateus 25 que reunirá todas as nações e separará os justos dos ímpios com base na compaixão demonstrada ao próximo.
  • As Sete Taças e Trombetas: No livro de Apocalipse, representam juízos divinos sobre a terra, incluindo pragas, guerras e desastres naturais antes do retorno de Cristo. 

2. Juízos Contra Nações (Antigo Testamento)

Os profetas clássicos frequentemente entregavam mensagens de condenação a reinos específicos por sua idolatria e injustiça.

  • Babilônia, Egito e Tiro: O profeta Isaías dedicou capítulos inteiros (Isaías 13-23) a profecias de queda contra nações que se opunham a Deus ou oprimiam Israel.
  • Nínive: O livro de Naum é focado inteiramente no juízo iminente sobre a capital da Assíria devido à sua crueldade.
  • Israel e Judá: Profetas como Amós e Jeremias advertiram sobre o cativeiro como um juízo divino pela quebra da aliança. 

3. O "Dia do Senhor"

Este termo profético refere-se a momentos em que a intervenção de Deus é manifesta para julgar o pecado e restaurar a justiça. 

  • Joel e Sofonias: Descrevem o Dia do Senhor como um dia de trevas e terrível acerto de contas.

CONCLUSÃO – Diante do exposto eu exorto em nome de Jesus para que você lembre que assim como o nosso Deus é fiel para cumprir as suas boas palavras, também o é para trazer juízos e males prometidos, quando somos rebeldes e desobedientes a sua voz.

Pare de ficar procurando apenas promessas de vitória e prosperidade e lembre que o mesmo Deus que prometeu vida com abundância, fala que nos cortará e lançará no fogo se não produzirmos frutos dignos de arrependimento (Mateus 3.8-11).

    Em Cristo,

 

                João Augusto de Oliveira

 


terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

0 O Que é Pneumatologia? O Significado da Doutrina do Espírito Santo

 


Pneumatologia é o nome da matéria da teologia sistemática que estuda a pessoa e obra do Espírito Santo. Isso quer dizer que na teologia cristã o significado de “pneumatologia” tem a ver com a doutrina do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.

Então é fácil perceber que a pneumatologia é uma doutrina essencial para os cristãos. Isso porque o ministério do Espírito Santo é fundamental à vida cristã. Mas mesmo assim a pneumatologia tem sido uma das doutrinas mais atacadas ou distorcidas ao longo da história do Cristianismo.

Por um lado, algumas pessoas se esforçam para rejeitar essa doutrina e negar a personalidade ou a divindade do Espírito Santo. No decorrer do tempo algumas heresias perigosas surgiram nesse sentido. Certas teorias que permanecem ativas até hoje, dizem que o Espírito Santo é uma força impessoal, um tipo de energia ou um poder ativo de Deus, e não uma pessoa. Outras teorias, como o modalismo, por exemplo, negam a existência da Trindade e, consequentemente, a pessoalidade distinta do Espírito Santo.

Por outro lado há também aquelas pessoas que até reconhecem a pessoalidade e divindade do Espírito Santo, mas atribuem a Ele coisas completamente estranhas ao seu verdadeiro ministério. Por isso que todo cristão verdadeiro precisa se apropriar de uma boa pneumatologia bíblica.

Também é verdade que comparada a outras doutrinas bíblicas – especialmente a cristologia –, a doutrina do Espírito Santo talvez tenha sido aquela que se desenvolveu mais lentamente dentro da teologia cristã. Inclusive, alguns debates nessa área de estudo acabaram que por gerar antigas divisões dentro do Cristianismo.

Um exemplo disso foi o impasse entre a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente. A Igreja do Oriente defendia que o Espírito Santo procedia unicamente do Pai; enquanto que a Igreja do Ocidente defendia que o Espírito Santo procedia tanto do Pai quando do Filho. Isso acabou sendo um dos motivos que contribuíram para a separação das duas Igrejas em 1054 a.C.

Quais são os temas estudados na pneumatologia?

A pneumatologia estuda, em primeiro lugar, os temas relacionados à pessoa do Espírito Santo. Nesse sentido a pneumatologia bíblica trata da natureza do Espírito Santo, especialmente no que diz respeito às evidências bíblicas que testemunham sua pessoalidade.

Portanto, o ponto principal aqui é a verdade bíblica incontestável de que o Espírito Santo é uma pessoa. Então a pneumatologia não apenas expõe de forma sistematizada essa verdade bíblica, como também desenvolve suas implicações.

Em segundo lugar, a pneumatologia estuda a obra do Espírito Santo. Nesse sentido a pneumatologia destaca o ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento e também no Novo Testamento. Nesse último aspecto, a pneumatologia aborda a atuação do Espírito Santo na vida de Jesus durante o seu ministério terreno, e também na vida do cristão.

Especialmente com relação à atuação do Espírito Santo na vida do cristão, a pneumatologia procura pontuar desde sua obra regeneradora até sua obra santificadora e capacitadora com a distribuição de dons espirituais para a edificação da Igreja.


Qual a importância da pneumatologia?

Na história da redenção, vivemos num período em que a obra do Espírito Santo é refletida com mais intensidade que em outros períodos. Na economia da salvação sabemos que o Pai planejou a salvação, o Filho executou e o Espírito é o responsável por aplicar essa obra na vida dos pecadores.

Mas uma vez que a antiga dispensação passou e que Cristo veio e cumpriu sua obra, agora o Espírito Santo vem desempenhando um papel de destaque. Não que o Espírito Santo não atuasse no Antigo Testamento. Muito pelo contrário! O Espírito Santo está atuante na história do mundo desde à criação (Gênesis 1:2); e tem atuado na vida do povo de Deus desde os tempos do Antigo Testamento.

Mas conforme foi anunciado por Deus através do profeta Joel, chegaria o dia em que o Espírito de Deus seria derramado sobre toda carne (Joel 2:28). O apóstolo Pedro interpretou essa promessa como que se cumprindo no dia de Pentecostes (Atos 2:17). A partir de então, a atuação do Espírito Santo passou a ser manifestada com maior intensidade na vida do povo de Deus.

Tudo isso aponta para a importância da pneumatologia bíblica, afinal, é através da atuação do Espírito Santo que sentimos a presença de Deus dentro de nós. O apóstolo Paulo escreve que somos o templo do Espírito Santo, e que o Espírito de Deus habita em nós (1 Coríntios 3:16). Então obviamente o cristão verdadeiro deve ter sede de entender cada vez mais a doutrina do Espírito Santo.

Como bem define o teólogo Millard Erickson, o Espírito Santo é o ponto em que a Trindade torna-se pessoal para o crente; no sentido de que o Espírito Santo é ativo dentro da vida dos que creem. Ele habita em nós! O Espírito Santo é a pessoa da Trindade por meio de quem toda a Divindade Triúna atua em nós (Teologia Sistemática, 1992).

Autor: Daniel Conegero Daniel Conegero

FONTE: https://estiloadoracao.com/pneumatologia-a-doutrina-do-espirito-santo/  

domingo, 8 de fevereiro de 2026

0 Reflexão - Quem é você - Luz ou trevas?

 



Certo dia, Eliseu passou por Suném, onde se achava uma mulher rica que o constrangeu a comer pão. Daí em diante, todas as vezes que ele passava por lá, entrava para comer. Ela disse a seu marido: "Vejo que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto de alvenaria no sótão e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali" (II Reis 4:8-10).

INTRODUÇÃO – Sempre vejo na vida dos profetas, dos apóstolos do Senhor Jesus e — por que não dizer? — no próprio Filho de Deus encarnado, exemplos de como deveríamos nos portar perante este mundo, uma vez que nos apresentamos como "cristãos" e representantes de Deus (embaixadores dos céus).

Há aqueles (na maioria das vezes, os que gostam de viver no erro) que dizem: "Deus quer apenas o nosso coração", numa clara tentativa de desconectar a vida cristã de uma conduta de santidade. Mas Eliseu nos mostra exatamente o contrário: o que demonstra que somos homens ou mulheres de Deus não são nossos dons naturais, nossos talentos de oratória, nossa voz linda para louvar ou mesmo nossa frequência à casa do Senhor. No fim, tudo isso pode não passar de fachada.

O que realmente importa é se temos um coração transformado, uma vida tocada por Deus e se somos nascidos de novo. Mas, quando digo "coração transformado", não estou dizendo que podemos fazer o que quisermos no dia a dia e alegar que temos o coração para Cristo; isso é um engodo. Todo cristão que tem seu coração verdadeiramente entregue ao Rei dos reis também possui uma vida cotidiana que demonstra essa entrega. Nosso Senhor Jesus já disse: "A boca fala do que o coração está cheio" (Mateus 12:34).

O testemunho cristão perante o mundo

 Billy Graham já dizia: "Nós somos a única Bíblia que o mundo perdido vai ler". Sua conduta diária reflete o que há no seu coração e demonstra até que ponto você permitiu ser transformado por Deus. Não adianta viver de qualquer maneira — causando escândalos, prostituindo-se, levando uma vida de mentiras ou entregue à luxúria — e repetir frases como: "Deus só quer o coração" ou "a carne é fraca". Essas frases usadas fora de contexto servirão apenas para condená-lo no Dia do Juízo e demonstram o quanto você é imaturo e ainda não nasceu de novo.

Isso me faz lembrar das célebres palavras do Senhor Jesus: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo" (Mateus 5:13-14). Não há desculpa para aqueles que agem de forma totalmente contrária a uma conduta de luz e sal e acham que Deus não está vendo ou que Ele simplesmente vai "passar um pano", pois não vai. Deus é amor, mas também é justiça. Lembre-se sempre disso!

Olhe para a história de Eliseu: a sunamita o viu passar e percebeu que ele era um "homem de Deus". O que será que ela viu? O que atraiu sua atenção e a fez perceber que aquele simples homem era um "embaixador dos céus"? Terá sido a forma de ele falar (sem malícia, palavrões, gírias ou piadas)? Terá sido a maneira como se vestia (sem roupas provocantes ou sensuais)? Terá sido seu semblante sereno, que demonstra um coração em paz com seu Senhor? A Bíblia não nos fornece essa resposta diretamente, mas, como cristãos, podemos inferir que seja um conjunto de todas essas coisas.

Somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé (Efésios 2:8-9), isso é um fato. Sabemos que obras não salvam, mas os salvos são chamados para praticar boas obras e manter uma conduta ilibada neste mundo. É impossível ser salvo pela graça e viver uma "desgraça" de vida torta, dando um péssimo testemunho. Se isso está acontecendo, fique alerta: talvez você não tenha nascido de novo e sua suposta crença na salvação seja um engano.

CONCLUSÃO – Nos dias de hoje, em que os escândalos se multiplicam e o mundo perde a credibilidade na Igreja, é urgente que repensemos nossas ações. É fundamental que voltemos a ser luz e sal; caso contrário, seremos lançados fora e pisoteados pelos homens. Vemos o Evangelho cair em descrédito diante do mundo por culpa de nossas más ações e do desenfreamento moral. Ai daqueles que causam escândalos e fazem o nome do Senhor ser blasfemado!

Em Cristo, João Augusto de Oliveira


sábado, 31 de janeiro de 2026

0 Revista de Adultos – 2° Trimestre 2026 | CPAD

 




Titulo:Homens dos quais o Mundo não Era Digno


Sub-titulo:
O Legado de Abraão, Isaque e Jacó
Comentarista: Elinaldo Renovato

Sumario:

01 Abraão: Seu Chamado e Sua Jornada de Fé

02 A Fé de Abrão nas Promessas de Deus

03 A Impaciência na Espera do Cumprimento da Promessa

04 A Confirmação de Uma Promessa

05 O Juízo contra Sodoma e Gomorra

06 O Nascimento de Isaque

07 Uma Prova de Fé: A Entrega de Isaque

08 Isaque: Herdeiro da Promessa

09 Jacó e Esaú: Irmãos em Conflito

10 A Experiência Transformadora de Jacó

11 Jacó: De Enganador a Homem de Honra

12 A Reconciliação de Jacó com Esaú

13 O Legado de Fé de Abraão, Isaque e Jacó

Homens dos quais o Mundo não Era Digno — O Legado de Abraão, Isaque e Jacó

A Revista Lições Bíblicas Adultos – Professor, do 2º Trimestre de 2026, apresenta um estudo profundo e edificante sobre três patriarcas fundamentais da fé bíblica: Abraão, Isaque e Jacó. Inspirado na expressão de Hebreus 11, o tema destaca homens que viveram pela fé, guiados pelas promessas divinas, mesmo em meio a desafios, provações e limitações humanas.

O Legado de Abraão

Abraão é apresentado como o pai da fé, exemplo de obediência e confiança total em Deus. Sua disposição em deixar sua terra e seguir o chamado divino revela um coração submisso e dependente do Senhor.

A Fé Silenciosa de Isaque

Isaque simboliza a continuidade da promessa. Seu testemunho revela uma fé perseverante, marcada pela mansidão, pela obediência e pela confiança no agir de Deus.

A Transformação de Jacó

Jacó representa a graça transformadora de Deus. De homem astuto a príncipe com Deus, sua trajetória ensina sobre arrependimento, perseverança e restauração espiritual.

Essa revista oferece ao professor subsídios sólidos para ensinar lições práticas, doutrinárias e espirituais, fortalecendo a fé cristã e incentivando uma vida de fidelidade a Deus.


domingo, 18 de janeiro de 2026

0 Política – Por que eu jamais votaria num partido de esquerda?


 


 O coração do sábio está à sua mão direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda (Eclesiastes 10:2)

 

INTRODUÇÃO – Já fiz algumas postagens deixando bem claro a minha posição em relação a junção (IGREJA E POLÍTICA) e não pretendo repetir os assuntos, que uma vez já foram expostos.

  Acho que individualmente, cada brasileiro deve escolher seus candidatos e votar consciente do que está fazendo, ou pelo menos tentando fazer. O que prego abertamente e disso nunca recuarei é: Eu jamais votaria num partido de esquerda, especialmente no PT e PSOL.

   Até me atrevo a dizer: Um cristão, ou que de se diz cristão e vota e defende as ideologias da esquerda está total e completamente equivocado ou é cumplice de todo o mal disseminado por eles.

                Do que estou falando?

Não é segredo de ninguém que a maioria dos partidos de esquerda defendem tudo aquilo que é contrário aos bons costumes de uma sociedade sadia moralmente e principalmente que eles contrariam frontalmente a vontade de Deus e suas normas e princípios, conforme exposto na Bíblia Sagrada.

A esquerda defende o socialismo - 

www.brasilparalelo.com.br/artigos/por-que-o-socialismo-nao-funciona

Não se engane com as falsas promessas do socialismo, pois por trás dessas falsas promessas estão a abolição da fé, da crença num Deus Soberano e um rastro de centenas de mortes, em países que o adotaram.

Partidos de esquerda defendem o comunismo - https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/dennis-prager-males-do-comunismo/

Não se engane, pois o comunismo é maligno e diabólico com uma fachada de boa pintura para enganar e disfarçar o que realmente há por dentro.

A esquerda defende a ideologia de gênero – outra bizarrice e monstruosidade sem limites.

A esquerda defende o aborto – uma matança de inocentes que não pediram para ser gerados, ou infanticídio em massa (https://profetadoevangelho.blogspot.com/2017/06/reflexao-biblica-o-que-penso-sobre-o.html ) Leia e defina se você é a favor ou contra o aborto

A esquerda defende o feminismo – Sou totalmente a favor dos direitos das mulheres, ao respeito, a proteção, etc. Mas o feminismo não prega igualdade e respeito, ele prega destruição e subjugação da mulher sobre o homem. O feminismo destrói as relações sociais entre homens e mulheres, com a desculpa de proteção feminina (https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2019/11/o-feminismo-e-um-veneno/ ).

Esquerda prega a destruição da família tradicional – Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gênesis 2.24). Esse é o plano original e único de Deus para a formação das famílias. Qualquer alternativa além dessa é rebeldia, desobediência a Deus e uma afronta a sua santidade e sabedoria.

Mas é exatamente o que a esquerda faz -ela prega abertamente a destruição da família tradicional e criação de novos modelos totalmente contra as determinações de Deus.

A esquerda defende a descriminalização das drogas – A droga destrói famílias, destrói pessoas individuais e transforma seres humanos em zumbis.

Isso sem falar do tráfico de drogas que matam centenas e centenas de jovens todos os anos no Brasil e no mundo. Como pode alguém ou um partido defender a liberação de uma monstruosidade dessas?

Acesse e veja os resultados do uso das drogas mundo afora: https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/estudo-do-unodc-aponta-que-uso-de-drogas-causa-mais-de-187-mil-mortes-por-ano

https://jornal.usp.br/atualidades/substancias-psicoativas-sao-responsaveis-por-cerca-de-50-das-mortes-violentas-no-brasil/

https://www.paho.org/pt/noticias/25-6-2024-mais-tres-milhoes-pessoas-morrem-cada-ano-maioria-homens-devido-ao-uso-alcool-e

Você acha mesmo que esses assuntos são irrelevantes? Leia as estatísticas e preste atenção aos números.

CONCLUSÃO – Eu poderia citar diversas outras razões pelas quais eu não voto na esquerda e não aconselho NINGUÉM que se preze e pense um pouco votar. Mas se você acha que isso é bobagem, deixa eu findar essa postagem com algumas perguntas; principalmente a você que se diz CRISTÃO:

Você não quer seus filhos envolvidos com drogas correto? Mas vota em partidos que defende o uso delas?

Você acredita que aborto é assassinato e contrario a vontade Deus; mas vota em partidos que querem institucionalizá-lo?

Você é defensor da família tradicional; mas vota em partidos de esquerda que querem destruir essa família por modelos condenados por Deus?

Tem certeza que você que vota na esquerda (PT, Psol, PSB, PcdoB, PCB e outros) é mesmo cristão? Tem certeza?

Acho que você deveria rever seus conceitos...

     Deus te abençoe e ilumine a tua mente.

     Em Cristo,

                       João Augusto de Oliveira


Obs: Para saber mais um pouco o que penso sobre política e igreja acesse:

https://profetadoevangelho.blogspot.com/2018/02/voce-votaria-em-um-cristao-somente-pelo.html

https://profetadoevangelho.blogspot.com/2015/04/memorias-das-assembleias-de-deus.html

https://profetadoevangelho.blogspot.com/2017/10/a-politica-e-igreja-uma-juncao-perigosa_27.html


 

 


domingo, 11 de janeiro de 2026

0 20 maus hábitos que devo evitar na Igreja, a partir de 2026 (começando hoje)

 




1. Chegar constantemente atrasado aos cultos e reuniões da igreja. Isso demonstra que o seu amor por Deus e pelas coisas do Reino esfriou. EU QUERO PARAR COM ISSO!

2. Recusar-se a sentar onde os diáconos/assistentes indicam.

É sinal de orgulho e falta de ordem. EU QUERO PARAR COM ISSO!

3. Deixar o telemóvel tocar alto durante o culto.

Coloque-o no silencioso ou desligue-o. EU QUERO PARAR COM ISSO!

4. Fazer e atender chamadas durante o culto.

Isso revela qual é a sua verdadeira prioridade. VAMOS QUERO PARAR COM ISSO!

5. Mascar pastilha elástica e dormir durante a pregação.

A igreja não é cinema nem quarto. Demonstre reverência a Deus. POR FAVOR, PARE COM ISSO!

6. Permanecer sentado durante o louvor, adoração e oração sem motivo de saúde.

Isso demonstra preguiça espiritual. POR FAVOR, PAREM COM ISSO!

7. Olhar constantemente para o relógio durante o culto. Revela impaciência na presença de Deus. POR FAVOR, PAREM COM ISSO!

8. Conversar, postar ou jogar no telemóvel durante o culto. Isso demonstra carnalidade. POR FAVOR, PARE COM ISSO😂

9. Sair antes da bênção final sem motivo justo.

É falta de respeito para com Deus e o Seu servo. POR FAVOR, PARE COM ISSO, SEU APRESSADO!

10. Ficar do lado de fora a conversar enquanto o culto decorre. O culto está a acontecer dentro, e a fofoca está fora. De que lado estás, oh seu confuso? DÁ PARA PARAR COM ISSO?!

11. Ir à igreja apenas em busca de milagres e não por causa de Deus. Busque o Deus dos milagres, não apenas os milagres. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

12. Desprezar as outras por causa da roupa e perucas, origem ou aparência. A igreja é um hospital, e não um palco de moda. POR FAVOR, PARE COM ISSO!

13. Recusar-se a participar no louvor, oração ou leitura bíblica. Você não veio assistir a um espetáculo; veio adorar a Deus. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

14. Conversar enquanto o pregador está a ministrar. É desrespeitoso tanto para com Deus como para com o Seu servo. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

15. Andar de um lado para o outro sem necessidade durante o culto. Isso distrai os outros e desonra a Deus. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

16. Usar a igreja como lugar para procurar namorado(a) em vez de buscar a Deus.

Busque primeiro a Deus. SÓ ESTAMOS A ASSISTIR JÁ😂

17. Julgar as mensagens em vez de recebê-las. A Palavra é para transformá-lo, não para entreter a sua inteligência. POR FAVOR, PARE COM ISSO. Seus teólogos inacabados!🫣

18. Chegar atrasado, mas correr para a frente para receber bênçãos e profecias. Honre primeiro a Deus com o seu tempo. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

19. Não levar a Bíblia ou recusar-se a abri-la.

Um cristão sem a Palavra é um cristão sem poder. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

20. Ouvir a Palavra e não praticá-la.

Frequência na igreja não é sinónimo de crescimento espiritual; obediência é. POR FAVOR, PARE COM ISSO.

Amados em Cristo, a partir de agora, sejamos exemplo com bom carácter e reverência a Deus!

(Adaptado)

 

OBS: Não sei quem é o autor,, Não consegui encontrar, mas pensei em postar, pois achei legal...


   João Augusto de Oliveira 


domingo, 4 de janeiro de 2026

0 Reflexão – Deus nos ensina o caminho da restauração e vitória


 

O Senhor lhe apareceu de noite e disse:
"Ouvi sua oração e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios.

"Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga,

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (II Crônicas 7.12-14)

 

INTRODUÇÃO – Vivemos um tempo impar não só no Brasil, mas no mundo. Tempo de crises (política, econômica, moral e religiosa) isso ninguém em sã consciência pode negar. Parece que o mundo está desmoronando, e pode ser sem comparado a carne em estado de putrefação. Quando olhamos para boa parte da cristandade ficamos chocados; ao ver escândalos sobre escândalos. Imagino que o coração de Deus sangra nesse momento por uma igreja inerte, mumificada e por mundo que se decompõe gradativamente.

Mas a grande pergunta é: O que fazer face as crises que estamos vivendo? Como resolver esse gravíssimo problema? Será fazendo greves? Piquetes? Se juntando a amotinadores e destruindo o patrimônio público? Não é isso que a Bíblia ensina, pelo menos não até onde eu conheço. Se você voltar a ler o texto áureo da nossa reflexão observará que não foi isso que Deus ensinou a Salomão e nunca foi isso que Jesus ensinou à igreja.

Então como agir em tempos de crise? Como agir em tempos de escândalos? O que fazer para obter renovação de Deus sobre a Igreja?

 

DEUS ENSINA O SEGREDO E PROMETE RESPOSTA

Ø  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar - O primeiro passo para a renovação, restauração e cura da terra e das pessoas é humilhação diante de Deus.

Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, já dizia nosso irmão Pedro (I Pedro 5.6). Vivemos num tempo de pessoas altivas, soberbas e cheias de si mesmo (e não estou falando com o mundo); pessoas que parecem que têm um rei na barriga e se acham melhores do que as outras.

Mas se queremos o favor de Deus devemos nos humilhar diante dele e reconhecer nossa inteira dependência (...sem mim nada podeis fazer... Disse Jesus (João 15.5). Deus reprova a soberba e na verdade, a própria Bíblia nos diz que ele “resiste aos soberbos” – Tiago 4.6.

Portanto meu amigo se você quer que Deus cure o Brasil, cure nosso povo brasileiro que está sem rumo e cada mais empobrecido; se você quer que Deus cure a sua vida e te restaure, eis o segredo número 01 – HUMILHAÇÃO.

Ø  Orar – Você tem falado com Deus ultimamente? Como está seu diálogo com o Todo Poderoso? Nossas igrejas têm orado? Somos homens e mulheres de oração?

Vamos deixar de ser hipócritas e reconhecer que nossa vida de oração (salvo exceções) é uma piada. Há pessoas que se dizem cristãs, mas que nunca oram para nada (ao levantar, ao deitar, ao fazer as refeições e nem mesmo tirar um período em oração falando com o Senhor). E porque não dizer que até as “reuniões de oração” das congregações tornou-se um deserto e um vale de lágrimas. As pessoas simplesmente sumiram da oração e para isso arrumam um milhão de desculpas. Elas encontram tempo pra tudo (trabalhar, passear, lazer, fofocar, assistir TV, ficar horas nas redes socais), mas quase ninguém tem tempo pra passar uma hora falando com o seu mestre (Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Mateus 26.40).

Você acredita mesmo que terá vida espiritual sadia sem orar? Que entenderá a Palavra de Deus e conhecerá a sua vontade sem orar? Acredita mesmo que vai vencer a batalha contra satanás e seus demônios sem orar? Acha que vencerá suas lutas internas sem orar? Se ilude achando que está tudo bem mesmo sem orar? Deixe dizer uma coisa: Você está enganado meu irmão. O diabo já te ludibriou e fez você acreditar que não precisa orar para vencer e você caiu nessa armadilha. REAJA E LUTE antes que seja tarde demais.

Ø  buscar a minha face - orar e buscar a face do Senhor parecem sinônimos, mas não são. Orar é falar com Deus, o que pode acontecer esporadicamente, enquanto que buscar a face do Senhor revela comprometimento, intimidade e uma caminhada mais profunda com o Senhor.

Devemos dar esse passo se quisermos realmente ter uma vida sadia, frutífera e comprometida com o Reino de Deus. O Espírito Santo nos transforma à medida que damos espaço, que damos lugar, que buscamos essa transformação, ou seja, Jesus só entra em nossa vida se abrirmos a porta (Apocalipse 3.20).

Você está pronto para dar esse passo? Buscar a face do Senhor em compromisso sincero, em constância e ate que ele derrame sobre nós o Espírito lá do Alto? (Isaias 32.15) ou prefere continuar a viver essa vida medíocre, sem poder e sem vitórias no mundo espiritual? Prefere juntar-se as fileiras dos soldados que lutam diariamente contra as hostes espirituais do mal ou prefere ficar no sofá assistindo televisão e vendo as redes sociais, enquanto come pipoca?

O mundo jaz no maligno (I João 5.20) já dizia o Espírito Santo através de João há quase dois mil anos e acredite, hoje essa verdade é incontestável. Mas e quanto a nós como povo de Deus o que faremos? Você quer salvar o Brasil? ORE; quer salvar sua família do inferno? ORE; quer VÊ Deus restaurar nossa terra e nos enviar a chuva a seu tempo? ORE; quer experimentar algo de Deus nunca visto? Ore e permaneça buscando a face do Senhor (Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui...Isaias 58.8-19a).

Ø  e se afastar dos seus maus caminhos – não adianta tentar disfarçar e mentir para nós mesmos, pois sabemos que os nossos pecados constantes nos afastam de Deus (Isaías 59.2).

De nada adianta orar e continuar pecando e desagradando a Deus. Devemos tomar uma posição diante do Senhor de viver uma vida de santidade custe o que custar e acredite que o Espírito do Senhor nos ajudará a viver essa vida de santidade.

Muitos com a desculpa de que “a carne é fraca” vivem na prática de pecados e maldades e assim desagradam ao Todo Poderoso, a ponto de entristecer o Espírito Santo (Efésios 4.30).

Se você vive chafurdando no pecado e fingindo-se cristão eu lhe digo em Nome do Senhor Jesus: ARREPENDA-SE hoje mesmo e peça perdão a Deus e ele lhe perdoará e restaurará tua vida.

SEGUINDO ESSES QUATRO (04) PASSOS O QUE DEUS PROMETE?

 

Lembre primeiro de uma coisa: Deus nunca mente (Hebreus 6.18). Ele SEMPRE cumpre as suas promessas, sempre.

Portanto se a igreja do Senhor seguir esses quatro passos (humilhação, oração, busca e deixar o pecado de lado), o SENHOR promete:

Ø  dos céus o ouvirei – primeiro ele nos ouve. Parece uma incógnita falar que Deus nos ouve, pois ele como Deus ouve e sabe de tudo. Porém o ouvir nesse texto fala-nos de Deus atentar para nós em amor e atender as nossas orações.

Há centenas de orações feitas nesse mundo todo dia, mas nem todas são atendidas por Deus, correto? Significa que que nem todas ele ouve (prestar atenção).

Mas se seguirmos os passos que ele manda há uma promessa: EU OUVIREI DOS CÉUS.

Ø  perdoarei o seu pecado – Já dizia o salmista: Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado (Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoadae cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não  engano.  Salmos 32.1-2)

Você quer ser perdoado por Deus? Arrependa-se hoje de coração e peça perdão, então ele lhe perdoará. Deus nunca nega o perdão ao arrependido e nunca encolhe as mãos quando gritamos por socorro com o coração quebrantado.

Depende de nós nos continuamos fingindo e fugindo das responsabilidades ou se nos humilhamos e reconhecemos nossa miséria, enquanto clamamos pelo seu perdão.

Ø  curarei a sua terra – a tua terra está enferma? Dói todo o teu corpo? Sentes dores espirituais e físicas? Estás doente por causa do pecado e do abandono ao Todo Poderoso. Mas ele promete sarar a tua terra.

Que promessa maravilhosa. Quanto santos hoje não precisam ser sarados, pois estão em grandes dores e aflições porque deixaram de buscar o Senhor? Mas não se desespere, pois ainda há esperança para ti em Deus. Busque-o e ele te curará física e espiritualmente.

CONCLUSÃO - A promessa é dele: PERDOAREI O SEU PECADO. Tome posse nesse ano novo do perdão, da restauração, do enchimento do Espírito Santo e da vitória contra as hostes das trevas.

Tome posse da luta contra sua própria natureza má, que sempre te arrasta a pecar e ofender a Deus.

Siga esses passos e verás se Deus é fiel ou não. Deixe o Senhor te guiar na humilhação, na oração, na busca e no abandono do pecado. Então poderás experimentar a graça dele te ouvir dos céus, perdoar os teus pecados e curar a tua terra seca.

 

Feliz 2026,

                              Em Cristo,

                             João Augusto de Oliveira

 

 

 




 

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins