quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

0 As consequências do abandono da Palavra de Deus




Texto Base: 7. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares (Josué 1.7-9)

INTRODUÇÃO – A Bíblia Sagrada é o livro mais importante da história da humanidade. Diga-se de passagem, que nela contém tudo o que o ser humano precisa para crescer e elevar-se espiritualmente. São 66 livros (Tradução Protestante) e neles estão revelados a vontade e os desígnios de Deus à toda a terra, especialmente aos salvos.
      "Quem destruísse este Livro, como já tentaram fazer os inimigos da felicidade humana, nos deixaria profundamente desconhecedores do nosso Criador, da criação do mundo que habitamos, da origem e dos progenitores da raça, como também do nosso futuro destino, e nos subordinaria para sempre ao domínio do capricho, das dúvidas e da concepção visionária.
     A destruição deste Livro nos privaria da religião cristã, com todos os seus confortos espirituais, esperanças e perspectivas animadoras, e no lugar desses, nada nos deixaria a não ser a penumbra triste da infidelidade e as monstruosas sombras do paganismo.
     A destruição deste Livro despovoaria o céu, fechando para sempre suas portas contra a miserável posteridade de Adão, restaurando ao rei dos terrores o seu aguilhão; enterraria no mesmo túmulo que recebe os nossos corpos, todos os que antes de nós morreram, e deixando a nós o mesmo triste destino.
     Enfim, a destruição deste Livro nos roubaria de uma vez tudo quanto evita que a nossa existência se torne a maior das maldições; cobriria o sol; secaria o oceano e removeria a atmosfera do mundo moral, e degradaria o homem a ponto de ele ter ciúmes da posição dos próprios animais" (desconheço o autor).
    Porém mesmo diante da importância impar da Bíblia, ainda existem cristãos que abandonam sua leitura e estudos. Relegando-a a segundo e terceiro planos em suas vidas. Por essa razão sucumbem aos ventos de doutrinas, aos ataques acirrados dos demônios e vivem uma vida de total impureza.
    Isso sem falar em Igrejas (comunidades religiosas) que deixando de lado todo o tesouro contido na Bíblia, se enveredam por caminhos estranhos e pregações antropocêntricas. Isso representa um perigo terrível sob a vida dessas igrejas, senão vejamos:

Quais os perigos de deixar de lado o estudo da Bíblia?

  1. Revela desobediência a um mandamento do próprio Deus – Quando deixamos de estudar a Sagrada Escritura desobedecemos um mandamento direto do próprio Deus. Leia novamente a ordem de Deus a Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1.8).
Deus não lhe deu uma alternativa como por exemplo: Olha Josué se você puder ou tiver um tempinho por favor leia a sua Bíblia. Pelo contrário, a ordem do Senhor é imperativa: Não se aparte da tua boca... Medita nele dia e noite. Isso basta para nós?

  1. Leva a Igreja a apostasia e aos desvios doutrinários – Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo dizendo que chegariam tempos em que o ser humano simplesmente não suportaria a sã doutrina, exarada na Bíblia e como que sentindo couceiras nos ouvidos levantaria para si Mestres que lhes ensinassem apenas aquilo que eles gostam de ouvir.
Sem exageros eu digo que chegamos à essa época tão triste e terrível à vida da Igreja. As pessoas simplesmente tem ojeriza de cultos de ensino da Palavra, pois preferem os louvorzões (nada pessoal contra) que não priorizam a Bíblia, nem tão pouco exige do ser humano um posicionamento diante de Deus.
Por causa desse desprezo à Palavra estamos sendo invadidos por uma série de práticas extra bíblicas e antibíblicas, pondo assim em risco a verdadeira fé ortodoxa, conforme declara a Bíblia, principalmente o Novo testamento. Práticas que disfarçadamente injetam nos crentes doses de fetichismo, simpatia e feitiçaria disfarçados de ortodoxia. Um grande exemplo são a aquisição de objetos “supostamente ungidos”, como rosas, camisas, tijolos, tartarugas etc. Tudo isso são práticas que ferem frontalmente a Palavra de Deus.
  1. Deixamos de ser diariamente santificados pela Palavra – Pelo menos em duas ocasiões o Senhor Jesus afirmou que a exposição da Palavra santifica as nossas vidas: Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade (João 17.17); Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido (João 15.3).
A leitura, o estudo e o ouvir a Palavra de Deus tem um efeito santificador em nossas vidas. Diariamente pecamos e acabamos por adquirir hábitos que podem prejudicar a nossa vida espiritual; mas ao aplicar-nos a prática da Palavra somos lavados por ela e santificados para uso do Senhor.
  1. Sem a absorção da Palavra vivemos uma vida sem fé - Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10:17) – Diariamente observamos pessoas a dizer que gostariam de ter mais fé para encarar as lutas de suas vidas e alcançar as grandes promessas de Deus, porém quando interrogamos essas pessoas sob o quanto elas leem a Bíblia, a estudam sistematicamente e ouvem pregações cristocêntricas, tristemente ouvimos a resposta: MUITO POUCO. Isso é triste porque se a fé é consequência natural de ouvir a Palavra de Cristo (Tradução NVI), quando deixamos esse hábito de lado a consequência é ficar sem fé e de acordo com o autor da carta aos Hebreus “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).
  2. Perde-se o foco do Céu – Nunca tive dúvidas da ideia que somos salvos para alguns propósitos específicos, dentre eles: Glorificar a Deus em nossas vidas, ganhar outras almas para Cristo e acima de tudo morar com Jesus nos céus de Glória quando ele vier buscar a sua Igreja.
No entanto a falta da pregação de Bíblia (em toda a sua pureza) em milhares de Igrejas faz com que as pessoas percam o foco de suas vidas com Deus. Em razão disto, as pessoas estão se tornando extremamente materialistas, egoístas, céticas em relação aos céus e porque não dizer que muitas delas nem ao menos acreditam mais na Volta de Jesus para buscar a Noiva (IGREJA).
Tristemente vejo milhares de crentes que vivem as vidas totalmente indiferentes a Deus como se fossem viver aqui nesta terra para sempre. Alguns de forma totalmente arrogantes e egocêntricas nem ao menos sentem vergonha de declarar-se “cristãos”, enquanto suas condutas mostram totalmente o contrário.

CONCLUSAO – Que esta simples reflexão possa de alguma maneira servir para te despertar a ler e estudar a tua Bíblia ainda hoje. Abra o santo livro (A CARTA DE DEUS) e seja confortado, consolado, corrigido, admoestado e santificado através da sua Palavra.
Que tal assumir o compromisso de ler a Bíblia inteira a partir de 2018? Clique abaixo e acesse o calendário anual de leitura da Bíblia:

Boas Festas e um rico 2018. Que ele venha cheio de bênçãos, provas, lutas e principalmente da unção e do poder de Deus, em quem somos MAIS DO QUE VENCEDORES.
                  João Augusto de Oliveira (administrador do Blog A Voz da Palavra Profética)

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins