terça-feira, 13 de outubro de 2015

0 PENSAMENTO – Usando-o para o nosso bem



Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20

Pensar é uma arte, uma ciência e uma filosofia de vida. Toda a história da humanidade sempre foi repleta de grandes pensadores, sejam eles filósofos, cientistas políticos, teólogos cristãos ou simples seres humanos que aprenderam a utilizar essa poderosa ferramenta mental.

Desde os grandes pensadores gregos (Sócrates, Platão, Aristóteles) até os pensadores cristãos antigos e modernos (Apóstolo Paulo, Orígenes, Agostinho, Lutero, etc.). Esses homens usaram essa poderosa arma (O PENSAMENTO) para investigar as grandes questões da mente humana e da sua espiritualidade.

Pensadores sempre tiveram duas características marcantes: Seu poder de dividir as nações com suas investigações e ideias arrojadas e a incompreensão por parte daqueles que como os integrantes da “Caverna” (DE PLATÃO) estão acomodados a mesmice e a mera repetição de mantras e expressões típicas. Pois essas pessoas são seres que não se conformam com respostas prontas, elas investigam, perscrutam, perguntam até chegarem numa resposta satisfatória ou pelo menos aproximada da verdade que satisfaça a todos.
O que dizer do poderoso pensamento do apóstolo Paulo que no seu tempo dividiu o judaísmo e estabeleceu as bases da maior religião monoteísta do mundo, o cristianismo. Lógico que não estou afirmando que as bases teológicas do cristianismo foram criadas apenas com a mente poderosa e pensativa de Paulo; pois dizer isso seria afirmar que o Espírito Santo nada fez em relação as bases da nossa doutrina e regras de vida, mas não podemos descartar esses talentos do apóstolo dos gentios que vendo a religião de Jesus (O EVANGELHO) com outros olhos, foi além dos homens do seu tempo e hoje somente podemos agradecer.

Mas infelizmente chegamos ao século XXI, o século das grandes descobertas tecnológicas, o século da clonagem, do uso das células tronco, do mapeamento do DNA etc. e o que parece é que perdemos a nossa capacidade crítica de pensar. Sim é a impressão que tenho é que as pessoas tornaram-se passivas diante das grandes questões morais, filosóficas, políticas e principalmente espirituais. Pois vejo multidões aceitando calado tudo o que lhes é ensinado nas igrejas, na televisão e na internet sem ao menos questionar se isso ou aquilo é verdade ou se não estamos apenas diante de outro embusteiro e falsificador da palavra de Deus?

Não estou dizendo que devemos viver discutindo com a liderança espiritual acerca de tudo, mas como os bereanos podemos e devemos examinar tudo aquilo que nos é ensinado para ver se condiz com a Bíblia e com a vontade de Deus para as nossas vidas.

Deus usa homens intrépidos e corajosos, pois os medrosos e covardes se trancam em casa assistindo televisão e comendo pipoca.

João Augusto de Oliveira









0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins