terça-feira, 14 de abril de 2015

0 2º Trim. 2015 - Lição 3 - A infância de Jesus




PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
   Escrito por  Caramuru Afonso Francisco                                                                                                 

ESBOÇO Nº 3

LIÇÃO Nº 3 – A INFÂNCIA DE JESUS

                                     Como homem, Jesus teve um desenvolvimento como qualquer outro ser humano, mas sem pecado.

INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos hoje a respeito da infância e adolescência de Jesus, o que é relatado no trecho de Lc.2:21-52.

- Lucas mostra-nos que Jesus, tendo Se feito homem, teve um desenvolvimento como qualquer outro ser humano, mas sem pecado.

I – A CIRCUNCISÃO E APRESENTAÇÃO DE JESUS

- Dando continuidade ao estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos a segunda porção da primeira parte deste evangelho, que é chamado pelos estudiosos das Escrituras de “narrativa da infância”. Lucas é o evangelista que mais informações nos dá a respeito da infância e adolescência de Jesus Cristo, dentro do seu objetivo de mostra-l’O como o homem perfeito.

- Após ter nos informado a respeito da visita ao menino Jesus por parte dos pastores, Lucas faz questão de nos informar que, como qualquer criança judia do sexo masculino, Jesus foi circuncidado ao oitavo dia, ocasião em que se lhe deu o nome de Jesus, consoante a determinação do anjo Gabriel a Maria (Mateus registra-nos que tal orientação também foi dada a José – Mt.1:21) (Lc.2:21).

- A notícia de que Jesus foi circuncidado é mais um elemento que Lucas dá para mostrar que Jesus havia Se feito homem e, portanto, estava submetido à lei de Moisés como qualquer outro judeu. Tal notícia, aliás, faz-nos lembrar o que o apóstolo Paulo nos ensina, quando, ao escrever aos gálatas, diz que Jesus foi nascido de mulher, ou seja, fez-Se verdadeiro homem, tendo, ademais, nascido sob a lei (Gl.4:4). É esta submissão à lei e esta humanização que é enfatizada pelo evangelista.
OBS: “…O Menino recebe o nome de Jesus no dia da Sua circuncisão, segundo os costumes dos judeus (ver capítulo 1:59), mas de acordo com os desígnios e as revelações de Deus, comunicados pelos Seus anjos. Tudo o mais se cumpre em conformidade com a lei, porque, historicamente, achamo-nos ainda em relação com Israel. Aquele que é nascido de mulher ˂˂é nascido sob a lei˃˃(Gálatas 4:4)…” (DARBY, John Nelson. Estudos sobre a Palavra de Deus: Lucas-João. Trad. de Dr. Martins do Vale, p.26).


0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins