PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2014
INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL: o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
Escrito por Caramuru Afonso Francisco
ESBOÇO Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – O TEMPO DA PROFECIA DE DANIEL
Como Daniel, mesmo sabendo o que está por vir, devemos perseverar até o fim.
INTRODUÇÃO
- Na conclusão do estudo do livro do profeta Daniel, estudaremos o capítulo doze, o último deste livro.
- Como Daniel, mesmo sabendo o que está por vir, devemos perseverar até o fim.
I – A CONCLUSÃO DA REVELAÇÃO DO HOMEM VESTIDO DE LINHO
- Estamos a concluir o estudo do livro do profeta Daniel e, com ele, a encerrar mais um ano letivo da Escola Bíblica Dominical, agradecendo ao Senhor pela oportunidade que tivemos de aprender mais da Sua Palavra e rogando a Deus, nestes dias tenebrosos em que vivemos, máxime em nosso país, que nos seja dada a oportunidade de prosseguirmos tendo liberdade para pregar o Evangelho e promover o ensino da Bíblia Sagrada para a edificação espiritual dos salvos em Cristo Jesus.
- O último capítulo do livro de Daniel, embora alguns estudiosos entendam ser um “capítulo deslocado”, é, sem dúvida, a continuidade da revelação do homem vestido de linho a Daniel, a respeito do “…que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias” (Dn.10:14).
- Como diz o reverendo Hernandes Dias Lopes, “…O capítulo 12de Daniel é uma sequência cronológica do capítulo 11. O anjo ainda está revelando a Daniel uma brilhante descrição do tempo do fim. Deus levanta a ponta do véu e revela o fim da história com nuanças gloriosas. As cortinas se fecham e o fim desse drama é a vitória gloriosa do povo de Deus.…” (Daniel: um homem amado no céu, p.147).
- O homem vestido de linho prossegue falando a respeito daquele rei que faria conforme a sua vontade e se levantaria e se engrandeceria sobre todo o deus, e contra o Deus dos deuses falaria coisas maravilhosas (Dn.11:36), que sabemos tratar-se do Anticristo. Por isso, usa da expressão “naquele tempo”, que dá início ao capítulo 12.
0 comentários:
Postar um comentário