domingo, 10 de agosto de 2014

0 3º Trim. 2014 - Lição 7 - A fé se manifesta em obras


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                                           

ESBOÇO Nº 7
LIÇÃO Nº 7 – A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS
                                               A fé verdadeira produz boas obras.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos a passagem de Tg.2:14-26.
A fé verdadeira produz boas obras.
I – A FÉ SEM OBRAS PARA NADA APROVEITA
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estaremos a estudar a passagem de Tg.2:14-26, onde está o núcleo central da questão da fé e das obras, que é o principal tema desta epístola e que a tem causado uma série de discussões ao longo da história da Igreja, diante do entendimento de alguns, que já temos visto neste trimestre ser equivocado, de que haveria uma contradição entre o que ensina Tiago e o que ensina o apóstolo Paulo em seus escritos.
- Tiago estava a discorrer sobre a “lei real”, a “lei de Cristo” ou “lei da liberdade”, mostrando que o verdadeiro servo de Cristo Jesus tinha de ter maior justiça do que os escribas e fariseus (Mt.5:20), uma vez que, ao contrário dos religiosos judeus daquele tempo, não se preocupava apenas em ter uma aparência exterior de santidade, mas uma santidade real, que advinha desde o interior, tanto que, se quebrasse um mandamento, estaria a quebrar todos os outros, uma concepção bem diferente daquela defendida pelos religiosos meramente formais.
- Já este entendimento de Tiago mostra-nos, com absoluta clareza, que seu entendimento é em tudo coerente e harmônico com o do apóstolo Paulo, que, também, em seus escritos, mostra que a fé nasce de uma operação sobrenatural, através do ouvir pela Palavra de Deus (Rm.10:17), fé que opera a justificação do homem (Rm.5:1), fazendo com que o homem venha a ter comunhão com o Senhor, passando a ter vida espiritual.

- Mantendo esta linha de pensamento, o irmão do Senhor, então, faz uma pergunta importantíssima: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? (Tg.2:14).

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins