quarta-feira, 16 de abril de 2014

0 2º Trim. 2014 - Lição 3 - Dons de revelação I


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                   


ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 –  DONS DE REVELAÇÃO
                                                           Os dons de revelação têm o propósito de manifestar a onisciência de Deus no meio da Igreja.
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo dos dons espirituais, estudaremos os chamados dons de revelação, ou seja, a palavra da sabedoria, a palavra da ciência e o discernimento de espíritos.
Os dons de revelação têm o propósito de manifestar a onisciência de Deus no meio da Igreja.
I – A CLASSIFICAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
- Depois de termos visto, na lição anterior, o propósito dos dons espirituais, passaremos a estudá-los um a um, consoante a lista apresentada pelo apóstolo Paulo em I Co.12:8-11.
- É importante observarmos que, ao longo do Novo Testamento, encontramos três listas de dons, todos em cartas do apóstolo Paulo, listas estas que foram feitas sob inspiração do Espírito Santo mas com propósitos e contextos diferentes.
- Destarte, não podemos considerar que tais listas sejam absolutamente distintas e que cada uma delas traz dons de natureza diversa, como se se tratassem de relações totalmente estanques, que não admitem nenhuma comunicação entre si.
- Não podemos nos esquecer que o apóstolo Paulo escrevia suas cartas visando situações concretas enfrentadas pelas igrejas destinatárias e que seu objetivo primordial era cristalizar e consolidar a doutrina cristã numa igreja nascente, objetivo este, aliás, quer também o do Espírito Santo, que levou o apóstolo a escrever estas cartas para que seus ensinos pudessem superar o limite da própria geração apostólica.
Paulo traz uma lista dos dons espirituais ao tratar deste assunto com a igreja em Corinto. Comefeito, ao iniciar o capítulo 12 da primeira carta canônica àquela igreja, o apóstolo inicia dizendo que não queria que os coríntios fossem ignorantes a respeito dos dons espirituais e, a partir do versículo 8, fala de nove dons, a saber: palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, dom de discernir os espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas.
- Diante do fato de que Paulo fala destes dons como sendo dons espirituais (em grego, “carismas”), tem-se entendido que os dons espirituais são nove, ou seja, são nove as manifestações do Espírito Santo que, de forma especial e particular, promove a edificação, exortação e consolação da Igreja.
Estes dons espirituais são manifestações do Espírito Santo, ou seja, como já vimos em lições anteriores, são “poderes extraordinários”, “poderes especiais” que o Espírito Santo reparte a alguns crentes, a fim de promover a edificação, exortação e consolação da Igreja, poderes estes que somente são conferidos a quem for previamente batizado com o Espírito Santo, já que não vemos, nas Escrituras, ninguém que tenha sido usado, na dispensação da graça, com tais dons que não tenha sido previamente revestido de poder.
- Tomando-se a relação de I Co.12:8-11, podemos dividir os dons espirituais em três categorias, a saber:

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins