SALVAÇÃO –
JUSTIFICAÇÃO – REGENERAÇÃO – SANTIFICAÇÃO
Salvação
-
A salvação é um termo que genericamente se refere
à libertação de um estado ou condição indesejável.
O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz
referência à salvação da alma,
pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação
eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante
em várias religiões.
A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia
de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa
`salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde. (Wikipédia, acesso em 28/07/2012 – 14h47min).
Justificação - A Justificação é um conceito teológico presente
no cristianismo que
trata da condição do ser humano em
relação à justiça de Deus.
A "Justificação pela fé", também
conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de
todas as denominações que advém
da Reforma Protestante.
Pode-se dizer que esse conceito religioso foi um dos catalisadores da
Reforma. Lutero inspirou-se
na afirmação do apóstolo São Paulo de que
"o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17), contrariando assim a afirmação
da Igreja Católica, que defendia que à fé se deviam acrescentar as boas obras a fim
de se poder alcançar a salvação.
Apesar destas diferenças teológicas, as várias
tradições cristãs acham que a fé não é a base para a justificação, mas
simplesmente o meio, o órgão de apropriação, ou o instrumento dela. Pela fé
somente o pecador toma
posse de todas as bênçãos da justificação.
( Wikipédia, acesso em 28/07/2012 – 14:47)
Regeneração - As
respostas ativas das pessoas às Boas Novas da Salvação são o arrependimento, a
fé e a conversão. Agora vamos considerar a atividade de Deus na salvação. É
somente Deus que pode iniciar essa regeneração no coração daqueles que estão
espiritualmente mortos por causa da desobediência (Veja em Efésios 2.5: ”e estando nós mortos em nossos
delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,” - RA).
A natureza humana, na sua
condição atual, não possui a capacidade necessária para viver no reino do céu.
Por esta razão, a vida celeste precisa descer do alto para transformar a
natureza do homem, para que este possa ser cidadão do reino do céu.
A regeneração é o ato de Deus
que concede vida espiritual ao pecador arrependido, quando ele recebe o Senhor
Jesus Cristo (Veja em Tito 3.5: “não
por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos
salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” - RA).
O arrependido não somente
recebe dons divinos, mas também uma nova natureza (Confira em 2 Pedro 1.4: “ Desse modo ele nos tem dado os
maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio
desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a
este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” - NTLH). Assim
é que ele se transforma em nova criatura (Cf em 2 Coríntios 5.17: “ E, assim, se alguém está em
Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram
novas.” - RA).
Observe que na regeneração é o
Espírito Santo que aviva aqueles que estão espiritualmente mortos (Cf em João
6.63: “O espírito é o que
vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são
espírito e são vida.” - RA; e
em Efésios 2.1: “ Ele vos deu
vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” - RA).
A Regeneração é aquela grande
transformação que Deus efetua na alma quando Ele a aviva, quando Ele a
ressuscita da morte, do pecado para a vida de justiça. Neste ato, portanto, Deus
por meio do Espírito Santo aviva as pessoas espiritualmente, implantando nelas
a vida espiritual. É um “encontro com Deus” na linguagem de determinados
pregadores. Estas pessoas estão experimentando renovação e restauração.
A Regeneração é a obra do Espírito
Santo na alma da pessoa que recebe a Cristo. É um renascimento espiritual, um
ato divino. A Regeneração proporciona uma nova natureza naquele que recebe a
Cristo. Ele passa a ser, portanto, nova criatura.
(http://homota.blog.terra.com.br/2006/12/29/o-que-e-regeneracao/,
acesso em 28/07/2012 – 14h55min)
Santificação - O nome
“santificação” é a tradução do grego “hagiasmos”. O verbo grego é “hagiazo”. O
verbo hebraico correspondente é “quades”. O nome grego é usado dez vezes no
Novo Testamento. Cinco vezes está traduzido “santificação” e cinco vezes está
traduzido “santidade”. O verbo grego é empregado vinte e nove vezes no Velho
Testamento. Vinte e seis vezes está traduzido “santificar”. Duas vezes é
traduzido por “honra”. Uma vez ocorre voz passiva e está traduzida “sê santo”.
“Hagios” é outra palavra grega derivada de “hagiazo” e está usada tanto como
adjetivo como nome: como adjetivo ocorre noventa e três vezes com “pneuma”
(Espírito) para designar o Espírito Santo. Em sessenta e oito outros casos é
usado como adjetivo e está traduzido “santo”. Como nome está traduzido
“santíssimo” duas vezes, uma vez como “o mais santo de todos”, quatro vezes “O
Santo”; três vezes “lugar santo”; uma vez “coisa santa”; três vezes “santuário”
e “santo” ou “santos” sessenta e duas vezes.
O
Léxico de Thayer define “hagiazo” como significando “dar ou reconhecer por
venerável, honrar, separar de coisas profanas e dedicar a Deus, consagrar;
purificar”, tanto externamente - se cerimonialmente (1 Tim. 4:5; Heb. 9:13) ou
por expiação (Heb. 10:10; 13:12) – como internamente. O significado de
“hagiasmo” e “hagios” procede do de “hagiazo”, segundo o próprio uso deles. (http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap27.html,
acesso em 28/07/2012 – 15h00min)
João Augusto
de Oliveira
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