sábado, 28 de julho de 2012

0 Quatro palavrinhas e seus significados



SALVAÇÃO – JUSTIFICAÇÃO – REGENERAÇÃO – SANTIFICAÇÃO
Salvação - A salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante em várias religiões.
A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa `salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde. (Wikipédia, acesso em 28/07/2012 – 14h47min).

Justificação - A Justificação é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus.
A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações que advém da Reforma Protestante. Pode-se dizer que esse conceito religioso foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação do apóstolo São Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17), contrariando assim a afirmação da Igreja Católica, que defendia que à  se deviam acrescentar as boas obras a fim de se poder alcançar a salvação.
Apesar destas diferenças teológicas, as várias tradições cristãs acham que a fé não é a base para a justificação, mas simplesmente o meio, o órgão de apropriação, ou o instrumento dela. Pela fé somente o pecador toma posse de todas as bênçãos da justificação. ( Wikipédia, acesso em 28/07/2012 – 14:47)

Regeneração - As respostas ativas das pessoas às Boas Novas da Salvação são o arrependimento, a fé e a conversão. Agora vamos considerar a atividade de Deus na salvação. É somente Deus que pode iniciar essa regeneração no coração daqueles que estão espiritualmente mortos por causa da desobediência (Veja em Efésios 2.5: ”e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,” - RA).

A natureza humana, na sua condição atual, não possui a capacidade necessária para viver no reino do céu. Por esta razão, a vida celeste precisa descer do alto para transformar a natureza do homem, para que este possa ser cidadão do reino do céu.
A regeneração é o ato de Deus que concede vida espiritual ao pecador arrependido, quando ele recebe o Senhor Jesus Cristo (Veja em Tito 3.5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” - RA).

O arrependido não somente recebe dons divinos, mas também uma nova natureza (Confira em 2 Pedro 1.4: “ Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” - NTLH). Assim é que ele se transforma em nova criatura (Cf em 2 Coríntios 5.17: “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” - RA).

Observe que na regeneração é o Espírito Santo que aviva aqueles que estão espiritualmente mortos (Cf em João 6.63: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.” - RA; e em Efésios 2.1: “ Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,” - RA).
A Regeneração é aquela grande transformação que Deus efetua na alma quando Ele a aviva, quando Ele a ressuscita da morte, do pecado para a vida de justiça. Neste ato, portanto, Deus por meio do Espírito Santo aviva as pessoas espiritualmente, implantando nelas a vida espiritual. É um “encontro com Deus” na linguagem de determinados pregadores. Estas pessoas estão experimentando renovação e restauração.

A Regeneração é a obra do Espírito Santo na alma da pessoa que recebe a Cristo. É um renascimento espiritual, um ato divino. A Regeneração proporciona uma nova natureza naquele que recebe a Cristo. Ele passa a ser, portanto, nova criatura.

Santificação - O nome “santificação” é a tradução do grego “hagiasmos”. O verbo grego é “hagiazo”. O verbo hebraico correspondente é “quades”. O nome grego é usado dez vezes no Novo Testamento. Cinco vezes está traduzido “santificação” e cinco vezes está traduzido “santidade”. O verbo grego é empregado vinte e nove vezes no Velho Testamento. Vinte e seis vezes está traduzido “santificar”. Duas vezes é traduzido por “honra”. Uma vez ocorre voz passiva e está traduzida “sê santo”. “Hagios” é outra palavra grega derivada de “hagiazo” e está usada tanto como adjetivo como nome: como adjetivo ocorre noventa e três vezes com “pneuma” (Espírito) para designar o Espírito Santo. Em sessenta e oito outros casos é usado como adjetivo e está traduzido “santo”. Como nome está traduzido “santíssimo” duas vezes, uma vez como “o mais santo de todos”, quatro vezes “O Santo”; três vezes “lugar santo”; uma vez “coisa santa”; três vezes “santuário” e “santo” ou “santos” sessenta e duas vezes.
O Léxico de Thayer define “hagiazo” como significando “dar ou reconhecer por venerável, honrar, separar de coisas profanas e dedicar a Deus, consagrar; purificar”, tanto externamente - se cerimonialmente (1 Tim. 4:5; Heb. 9:13) ou por expiação (Heb. 10:10; 13:12) – como internamente. O significado de “hagiasmo” e “hagios” procede do de “hagiazo”, segundo o próprio uso deles. (http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap27.html, acesso em 28/07/2012 – 15h00min)
João Augusto de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins