segunda-feira, 23 de julho de 2012

14 É verdade que o diabo é crente?



Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem (Tiago 2.19).

É comum ouvirmos da boca de algumas pessoas desprovidas de entendimento a seguinte frase: 

“Crente até o diabo é”! E pasmem, pois já ouvi essa frase até mesmo da boca de crentes sinceros e fiéis, mas infelizmente mal informados.

Será verdade que Satanás e seus demônios são crentes? Estará Tiago defendendo essa tese absurda?

Primeiro vamos esclarecer o que significa ser crente. SER CRENTE OU SER CRISTÃO – Significa aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor, reconhecendo a obra expiatória e vicária de Cristo na cruz e tornando-se assim um salvo pela fé nele (Efésios 2.8).

É que hoje em dia a palavra “crente” tornou-se um tanto obsoleta para alguns e foi substituída pelo seu sinônimo “cristão”, mas para nós que servimos a Deus sabemos que ser crente ou ser cristão significa a mesma coisa.

Bem nesse sentido da palavra “crente” podemos afirmar que Satanás e os demônios o são?

ABSOLUTAMENTE NÃO! O que Tiago está dizendo é apenas que os demônios creem (acreditam) em Deus e nada mais do que isso. Lógico que Satanás e os demônios, como anjos criados por Deus, mas que se rebelaram contra o seu governo e perderam o seu principado, acreditariam no seu criador.

É isso que Tiago está ensinando. Que os demônios também acreditam na existência de um único Deus, mas que são rebeldes e desobedientes a voz dEle, e não que eles sejam crentes (cristãos).

É preciso ler a Bíblia mais atentamente, ou melhor, dizendo, pra alguns é melhor parar de ler bobagens, acessar internet o dia inteiro e começar a meditar na Palavra de Deus, a fim de não ser enganando e levado por todo vento de doutrina.

Os demônios acreditam na realidade suprema do criador, mas tremem de pavor. E a razão, segundo Tiago, é simples. Eles odeiam o Deus que os criou e fazem todo o possível para encorajar os humanos a não obedecer ao Senhor. 

Quando aceitamos a Jesus, conscientemente, nós nos libertamos de Satanás e seus demônios. Ao aceitar a Jesus, aceitamos seu amor dadivoso, que nos liberta do medo. Crente sincero em Jesus não treme de medo, mas exulta na sua crença, que o transformou em filho adotivo de Deus (
Pastor Olavo Feijó).

Que a paz seja convosco,

                        João Augusto de Oliveira


14 comentários:

  1. é a palavra foi ótima mas(bem que eu disse que o diabo não era crente viu como sou inteligente?) mais a palavra foi ótima1

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por esclarecer minhas duvidas

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que crente era quem cre em Deus quem cre q ele existe por isso q falava tb q crente ate o diabo é mas foi bom saber

    ResponderExcluir
  4. Crente no dicionário é.
    Crer em alguma coisa ou ter a certeza de algo.
    O Diabo crer que DEUS existe
    O Diabo crer que tudo o que está. Escrito na bíblia. Vai se cumprir
    O diabo crer que ele vai pro inferno.
    O diabo crer que JESUS. esta voltando pra buscar a sua igreja por isso ele é crente de que se ele conseguir tirar muitos da presença de DEUS poucos vao ser salvos.
    O diabo é. Crente sim ele so nao pratica as obras de DEUS mas ele é. Crente sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eles (o diabo e seus anjos) crê no Criador e no seu filho, crê tanto que estremece, enquanto vocês dizem que crê e não estremece né, o diabo estremece porque conhece o poder do Criador e do filho, enquanto nós não temos esse conhecimento, mais temos há certeza da salvação por meios da fé em Cristo Jesus, essa certeza o diabo não tem.

      Excluir
  5. Concordo plenamente com essas palavras.

    ResponderExcluir
  6. crente
    adjetivo de dois gêneros

    1.que crê, acredita, ou tem convicção.
    "estava c. de que poderia vencer"
    2.que leva excessivamente a sério suas obrigações ou assuntos, com demasiado zelo, entusiasmo e posição acrítica.

    ResponderExcluir
  7. Crente e Cristão são palavras com significados diferentes.. Crente - Crer/Acreditar em algo ou alguém.. Cristão - o próprio nome já diz, vem de Cristo.. Ou seja, aquele que o segue..
    Ou seja, se o diabo acredita em Deus e em tudo oq ele é, ele é crente sim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é cristão não é João Pedro? Na verdade, deixado de lado a interpretação formal do Dicionário, a palavra CRENTE/CRISTÃO têm o mesmo significado para nós, ou seja, aquele que crê e obedece a Deus. E nisso infelizmente o Diabo não se iguala a nós, pois ele apenas ACREDITA que Deus existe, que é Poderoso, Santo, etc. mas, não o obedece.

      Excluir
  8. Na verdade crente é o que crê em alguma coisa. E o Diabo crê em Deus e até estremece perante Ele. Quem diz que até o diabo é crente, é neste sentido e não no sentido dele ser Cristão.

    ResponderExcluir
  9. Crente no sentido próprio da palavra significa crer e não aceitar! Sou cristã, que quer dizer imitador de Cristo; Seguidor de Cristo; Aquele que guarda e segue as idéias de Cristo! E sim! O diabo é crente! Pq ele crê! Não gosto desse termo "crente" pra me definir quem eu sou em Deus,até pq na sociedade essa nomenclatura é bem pejorativa! Deus continue nos abençoando !

    ResponderExcluir
  10. Concordo com João Pedro. O diabo é sim. Crê mais não obedece. Tem muitos assim.leia à Bíblia porque ela se dicirne por se poprio.

    ResponderExcluir
  11. Crente é quem crê, acredita!
    Aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor, é ser salvo!
    Logo, o Diabo "acredita" em Deus, mas não é "salvo"!
    Questão etimológica...

    ResponderExcluir

 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins