sábado, 19 de julho de 2025

0 Reflexão – Que tipo de crente é você na casa de Deus?

 


Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra (2 Timóteo 2:4)

 

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6.8)

 

Introdução – Há na igreja (corpo de Cristo) vários tipos de pessoas chamados dos mais diversos povos, línguas e nações. Todos chamados por Deus através de Cristo Jesus para a salvação e o servir na casa de Deus; visando o crescimento do Reino e o engrandecimento do nome do Senhor.

Deus quando chama não faz acepção de pessoas e nem escolhe de forma arbitrária e injusta (como propagam os pregadores da eleição incondicional). Mas Deus chama a todos (Isaías 55.1; João 3.16; Mateus 11.28; I Timóteo 2.4-6; Apocalipse 22.17-20). Porém, apenas aqueles que “respondem positivamente em fé” a esse chamado são de fato alcançados por esta tão grande salvação.

Além da salvação o cristão é chamado para trabalhar em prol do Reino de Deus na terra; visando alcançar almas e glorificar a Cristo através do trabalho que realiza no seu nome, enquanto vive. Claro que esse trabalho (OBRAS) não é requisito para a salvação, pelo contrário, ele demonstra exatamente que estamos diante de um crente salvo e que tem plena ciência que ele foi chamado para trabalhar e não para viver ocioso na obra.

Trabalhamos porque somos salvos e não para sermos salvos.

 

Mas independentemente do chamado, o que tenho notado é que há alguns tipos de pessoas (crentes) que estão espalhados na igreja (corpo) e nós estamos imbuídos, seja de forma positiva ou negativa. Vou falar suscintamente sobre três apenas. Leia com atenção e veja em qual categoria você se enquadra. Que tipo de cristão é você?

1.  Críticos

2.  Falastrões

3.  Os que dizem “envia-me a mim.

 

a.  Acho que o tipo mais abundante é exatamente o crítico. E eu não estou falando do crítico construtivo, pois esse até ajuda a reparar as arestas. Contudo, a maioria tem sido crítico destrutivo, ou seja, pessoas que não estão dispostas a ajudar em nada; cujo único objetivo na casa de Deus é falar mal e apontar erros em tudo e em todos.

Já viu aquele tipo gente que nada e nem ninguém prestam pra ele? Ele(a) fala mal de tudo na igreja. Toda decisão da liderança é questionada; qualquer contribuição é rechaçada por ele; se alguém propõe um projeto ele não aceita e nem ajuda; não participa dos trabalhos diários da congregação pois os acha enfadonhos e rotineiros etc. Tenho a impressão que essas pessoas acham defeitos até nos anjos e na Trindade Divina (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO).

Parece exagero, mas existem pessoas assim ou pior do que isso. São na verdade crentes carnais e que nunca se libertaram de fato. Elas carregam o fardo do mundo (OBRAS DA CARNE) e nunca abriram o coração para que o Espírito Santo as limpe e faça morada de verdade.

Não, eu não acredito que o Espírito de Deus possa habitar num coração que só sabe falar mal e detonar a vida de todo mundo e que se levanta contra todas as decisões de sua liderança espiritual, Essas pessoas estão enganadas e estão sendo ludibriadas pelo seu ego em conjunto com o adversário de nossas almas (o diabo).

b.  Conhece alguém que gosta de falar, falar e falar, mas não pratica nada daquilo que falam? Eu particularmente conheço várias e já cruzei com centenas.

Quer ver um show dê um microfone a elas? São pessoas verborrágicas que predicam uma coisa, mas que vivem de forma totalmente diferente.

O Pastor faz um apelo para que ajudem na Escola Dominical ou participem do evangelismo e elas logo se prontificam, mas quando chega a hora do evento somem... Lembra aquele filho da parábola, cujo pai pediu para ele ajudar e de pronto falou que iria, mas não foi; enquanto o outro apesar da recusa inicial, mudou de ideia e foi ajudar o pai (Mateus 21.28-31).

Lembro de certa frase do Dr. Billy Graham que dizia: “Nós somos a Bíblia que o mundo lê”. Se você se contenta apenas em falar e verbalizar teologia e doutrinas, mas não coloca em prática o que prega desculpe, mas você não passa de um “enganador de si mesmo” e por fim descobrirá que sua fé e confissões doutrinárias não passavam de falácia (Mateus 7.22-23; Lucas 6.46).

c.  Isaias teve uma visão esplêndida e magnifica da Glória de Cristo, o nosso Deus e Senhor. Mas de nada teria adiantado a visão, o fogo, os serafins e mesmo o temor e tremor que tomou conta do profeta, se ele não tivesse dito: EIS-ME AQUI,ENVIA-ME A MIM!

Ao ouvir o apelo dos céus (A quem enviarei? E quem há de ir por nós?) Isaías não pensa duas vezes: ENVIA-ME A MIM!

E porque estou enfatizando tanto essas expressões? Porque de nada adianta ouvir a voz de Deus os 365 dias do ano e nunca se prontificar a trabalhar.

Do que adianta saber que cerca de 42% da população mundial não conhece o evangelho e não fazer nada para mudar isso?

Do que adianta saber que uns 15% ou mais da nossa cristandade professa estão perdidos ou equivocados quanto a sua fé, se eu não estou disposto a ajudar?

Uma boa fatia do planeta jaz na escuridão e trevas espirituais, mas de nada adianta saber disso se eu não quero ser um canal para Jesus salvar vidas.

Eu sei que Deus quer salvar TODA A HUMANIDADE, mas eu não faço nada para que isso se concretize e se torne realidade. Do que adianta?

 

CONCLUSÃO – Você está pronto para dizer a Deus: EIS-ME AQUI; ENVIA-ME A MIM? Ou vai continuar arrumando desculpas ate que seja tarde demais?

Está pronto para deixar de ser apenas um crítico ou um falastrão e se colocar como atalaia  para Deus te usar?

Senão hoje quando? Senão eu então quem? Deus conta contigo; Ouça voz dele que não cala: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?

 

Deus te abençoe em Cristo,

 

 

João Augusto de Oliveira

 

quarta-feira, 9 de julho de 2025

0 Reflexão – 03 Coisas que não devemos revelar


E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada (Tiago 1:5)

 

Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente (Provérbios 10.19)

 

INTRODUÇÃO - Vou falar de algo que considero muito pessoal e talvez alguns não concordem comigo e tudo bem. Cada um tem a sua maneira de enxergar a vida, a partir de um prisma pessoal e das experiências que esta lhe proporciona. Para mim pelo menos, as lições foram bem claras: Algumas coisas não devem ser reveladas por você ou pelo menos não a todos.

·       Não revele o seu salário – Essa informação é sigilosa e pessoal. Pois se assim não fosse seria divulgada a público. Tem pessoas que ficam falando quanto ganham e, ou contando vantagens de ganhar um belo salário ou se maldizendo por ganhar pouco. Nuca faça isso pois atrairá pelo menos duas coisas.

1.  Se revelar que ganha muito atrairá olho grande, inveja, aproveitadores de plantão e até pessoas que queiram lhe fazer mal e até matar para ter o seu dinheiro.

2.  Se revelar que ganha pouco e se maldizer você fica refém do mal. Quanto mais você reclama pior fica e mais você atrai males e desgraças.

·       Não revele suas fraquezas – Seus inimigos (alguns disfarçados de amigos) ficam a espreita para saber seus pontos fracos e assim poderem te atacar posteriormente. Então não fique falando de seus pontos fracos para qualquer um, vigie. Primeiro que quase ninguém se importa com sua vida (se você está bem ou não) e segundo que em muitos casos, as pessoas ainda que se importem, não podem ajudar.

Quer falar que seja em primeiro lugar com Deus ou quando muito com uma pessoa de sua extrema confiança, caso contrário se cale e deixe que apenas Deus saiba.

3.  Nunca revele seus sonhos (planos de futuro) – Pois é. Há muita gente que fracassou porque contou seus planos aos outros. Já diz o adágio: Vai comprar uma casa NÃO FALE; vai comprar um carro NÃO FALE; pretende mudar de emprego NÃO FALE; quer cursar uma faculdade NÃO FALE.

CONCLUSÃO - Ore e batalhe incansavelmente pelos seus ideais e somente QUANDO acontecer deixe que as pessoas vejam e fiquem pasmas com aquilo que Deus está fazendo em sua vida.

Entende de uma vez: Quanto mais você fala da sua vida pessoal, mais mal atrai sobre si.

 

Deus te abençoe e te dê em tudo sabedoria.

 

João Augusto de Oliveira


sábado, 5 de julho de 2025

0 Reflexão – Quando foi que esquecemos?

 



Introdução - Tenho tido a impressão de uma amnésia coletiva está afetando o povo de Deus na atualidade. Desde congregados a pastores da mais alta patente; surge a impressão de que há um esquecimento em massa.

·        Quando esquecemos que não passamos de servos? - em muitos casos, "servo" na Bíblia se refere a um escravo, alguém que não tem liberdade e pertence a outra pessoa, sendo obrigado a servi-la. 

Mas parece que muitos em nosso meio esqueceram totalmente desse “detalhe”. Pois há alguns que mais parecem senhores feudais, reis, donos de terra e semideuses na terra. Alguns (até mesmo do alto da cadeia) são tão arrogantes que parecem imortais caminhando no chão de barro.

·        Quando esquecemos que Jesus é o Senhor? -Ele sim é o único e absoluto Senhor sobre nós e toda a obra existente nesse universo.

Ele como Deus que é tem o poder e a autoridade sobre o “BARRO” que ele moldou, ou seja, nós. Sim meu amigo você não passa de barro... se não lembrava disso então deixa eu refrescar a sua memória. Somos poeira e nada mais. Um composto de elementos químicos que um dia vai se decompor e alimentar a terra, de onde saímos.

·        Quando esquecemos do nosso compromisso com a santidade? Santidade ao Senhor é a exigência da Bíblia para todo aquele que deseja ser chamado de SERVO DE CRISTO.

Ser santo significa ser separado do pecado (Em termos religiosos, ser santo significa estar livre de impureza, separado para Deus e vivendo em conformidade com os seus ensinamentos. É um chamado à perfeição e à imitação de Cristo, buscando a santidade em cada ação e pensamento).

Parece que a santidade do corpo de da alma saiu de moda em nossos dias. Qualquer que ainda deseja conservá-la é tido como retrógrado e ignorante. Mas a Bíblia é bem clara:” Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

Santidade é requisito inegociável para o cristão. Sem ela sua vida não passa de uma farsa, de um engodo e de mera hipocrisia religiosa.

·        Quando esquecemos de amar as pessoas e usar as coisas? É o que mais acontece hoje em dia. Amamos as coisas (incluindo dinheiro) e usamos as pessoas.

Eu não estou falando para o mundo, mas para a Igreja de Cristo. Conheço lugares (por onde já passei) que as coisas (carro, bens e dinheiro) têm mais valor do que pessoas, vidas pelas quais Jesus morreu.

Quer um exemplo? Quem não conhece igrejas onde os menos afortunados (pobretões), os que não podem ou não conseguem dizimar são tratados como inferiores e até preteridos aos abastados e super ofertantes e dizimistas.

Já ouvi até pastor dizer que quem não é dizimista é amaldiçoado e nem deveria participar da ceia. Usando um texto totalmente fora de contexto (Malaquias 3.8.) eles pregam maldição ao povo de Deus. Esquecem que textos como esse e outros são aplicados totalmente à dispensação da lei e não na graça.

Esquecem que Jesus removeu toda a maldição na cruz quando morreu em nosso lugar (Colossenses 2.14-15;Gálatas 3.13-14; Gálatas 5,4;Romanos 8.1-2; Romanos 10.4-18).

 CONCLUSÃO - Depois de ler e estudar esses versículos com calma você ainda acha que estamos debaixo da lei e de suas maldições? Faça uma exegese sadia deles e liberte-se em Cristo que te salvou, curou e livrou de todas as maldições.

Dízimo na dispensação da graça é um ato de amor, adoração e gratidão e não medo e terror. NUNCA ESQUEÇAMOS DISSO!

João Augusto de Oliveira


 

A voz da Palavra Profética Copyright © 2011 - |- Template created by Jogos de Pinguins